O que você vai ler neste artigo:

Por que você quer ficar rico?

VÍDEOS

 • 

5min. de leitura

 • 

25.08.2020

 

renda
extra

PorRodrigo Chiodi

O humorista Chico Anysio, famoso por ter criado mais de 200 personagens para a televisão, costumava dizer que as pessoas queriam ficar ricas não porque elas desejavam o dinheiro em si, mas porque elas desejavam as coisas que o dinheiro pode comprar. 

Se você conversar com pessoas próximas, como seus amigos e parentes, vai perceber que Chico Anysio tinha razão. Por exemplo, quando pinta a conversa de ganhar o prêmio acumulado da loteria ou ter a fortuna de um jogador de futebol, normalmente as pessoas dizem que viajariam para o país dos seus sonhos ou que comprariam um carrão importado. É isso que o humorista queria dizer: a maioria das pessoas sonha em poder usar o dinheiro como bem entender — e não em ter um monte de dinheiro na conta apenas para aplicar, e continuar levando a vida que leva hoje.

Aliás, uma pesquisa feita pelo SPC (Sistema de Proteção de Crédito) listou os dez maiores sonhos de consumo dos brasileiros. São eles:

  1. Viajar para o exterior;
  2. Viajar pelo Brasil;
  3. Comprar carro;
  4. Fazer viagens de fim de semana;
  5. Fazer cirurgia plástica;
  6. Fazer outros tratamentos estéticos;
  7. Comprar eletroeletrônicos;
  8. Frequentar academia;
  9. Frequentar restaurantes conhecidos;
  10. Levar a família e os amigos a restaurantes.

O também humorista Igor Guimarães gravou um vídeo para o canal Pra Fazer Mais, do PAN, falando dos motivos para você querer enriquecer, mas fazendo alguns alertas. 



Algumas dicas do Igor:

  • Poder parar de trabalhar é ótimo e muita gente sonha com isso. Claro, você talvez goste do que faz, mas não ter de cumprir horários e obrigações é bom só de pensar. Mas cuidado: ficar às toa na vida pode ser péssimo para a sua cabeça. Uma opção melhor talvez seja trabalhar menos, fazendo o que você ama ou, por exemplo, apenas investindo o dinheiro que ganhou. 
  • Três dos primeiros quatro sonhos listados na pesquisa do SPC falam em viagem. Mas cuidado: você precisa planejar cada viagem para aproveitar bem cada uma delas, evitando problemas de segurança e de saúde em cada lugar. Planejar é fundamental para não torrar todo o dinheiro que ganhou. 
  • Os eletroeletrônicos aparecem na lista, mas precisa ter cuidado não apenas com as compras desnecessárias, mas com o gasto de energia elétrica e com o fato de os produtos ficarem ultrapassados muito rapidamente. Por exemplo, o celular de última geração hoje vai virar velharia daqui poucos anos. A mesma coisa vale para roupa: cuidado com o desperdício. Roupa demais não serve para nada. 
  • Curiosamente, comprar casa não aparece entre os sonhos de consumo. Mas muitas pessoas ricas compram casas grandes. Se você tiver essa oportunidade um dia, pense apenas nos custos de manutenção de um imóvel muito grande. Lembre-se: quanto maior e mais luxuosa a sua casa, mais cara é a manutenção. Faça bem as contas para ter certeza de que você pode arcar com essa despesa. 

Tomados cuidados como estes, do uso consciente do dinheiro, o que podemos fazer é desejar que você enriqueça e usufrua a sua fortuna da melhor maneira se um dia ela vier. Boa sorte!

PALAVRAS-CHAVE

RENDA EXTRAVÍDEO

 

Política de PrivacidadeCookies que utilizamos

MAPA DO SITE: