Descubra quais aparelhos que gastam muita energia elétrica na sua casa

Conheça ainda equipamentos que, mesmo sem estar em uso, consomem eletricidade e aprenda a reduzir a sua conta de luz

Controle
Seus Gastos
Por Redacao PAN

Economizar energia é sempre bom, tanto para o seu bolso quanto para o meio ambiente. Para ajudar nessa tarefa, vale a pena conhecer os aparelhos que mais gastam energia na sua casa ou empreendimento.

Os vilões da energia elétrica são, em geral, aqueles que têm maior potência. Mas isso também depende de quantas horas por dia ou mês eles são usados.

Neste artigo, vamos mostrar quais os equipamentos que em geral levam sua conta de energia para cima, como calcular seu consumo e dicas para economizar.

Mas, antes, que tal dar uma olhada nesse vídeo do Pra Fazer Mais, do Banco PAN no YouTube? Nele, os gêmeos Willou e Watson falam de alguns aparelhos que consomem energia, mesmo desligados, e dão outras dicas. Tudo com muito humor! 

Quais aparelhos domésticos que mais consomem energia elétrica?

O consumo de energia depende de 2 fatores: a potência do equipamento e o total de horas em que ele é usado por dia ou por mês.

Por isso, a geladeira é em geral apontada como uma das maiores fontes de consumo de energia: afinal, ela fica ligada 24 horas por dia, certo?

Alguns sites, como da distribuidora de energia Enel, colocam um simulador de consumo para facilitar o cálculo. Nele, é possível constatar quais os aparelhos que podem ser encontrados em uma casa e que têm maior potência, em média.

Veja quais são eles:

  • Fogão elétrico - 6.000 W

  • Chuveiro elétrico - 5.500 W

  • Torneira elétrica - 5.500 W

  • Secadora de roupas - 2.000 W

  • Forno elétrico - 2.000 W

  • Máquina de lavar louça - 1.500 W

  • Forno de microondas - 1.400 W

  • Ar-condicionado - 1.000 W

  • Aspirador de pó - 1.000 W

  • Máquina de lavar roupa - 1.000 W 

  • Ferro de passar roupa - 1.000 W

Isso não quer dizer que esses são os aparelhos que vão influenciar mais no valor da sua conta de luz. Isso porque, além da potência do equipamento, é necessário saber quanto tempo ele fica ligado por mês para concluir qual o impacto de cada um na fatura.

Como saber quantos kWh cada aparelho gasta por mês

Imagem mostra uma calculadora branca, um despertador azul com mostruário branco e 2  ícones circulares brancos com inscrições em azul marinho. O fundo da imagem é azul

Para calcular qual o consumo mensal de energia de cada aparelho, é necessário medir  qual o tempo em que cada um fica ligado por dia ou por mês.

A unidade de medida é o kWh, que é como vem descrito seu consumo na conta de luz.

A conta para saber esse consumo é:

Potência do aparelho X número de horas por dia X número de dias no mês em que o equipamento é ligado.

O resultado dessa conta deve ser dividido por 1.000. Assim, chega-se ao consumo de energia que cada aparelho em sua casa tem por mês, em kWh.

Vamos ao exemplo da geladeira: segundo o site da Enel, uma geladeira tem em média potência de 250 W. Apesar de nao ser tão alta quanto os itens listados lá em cima, ela fica ligada 24 horas por dia e todos os dias. 

Por isso, o consumo mensal médio dela pode ser:

250 W X 24 horas X 30 dias / 1.000 = 180 kWh/mês.

No site da Enel, a estimativa é de 117 kWh/mês, devido aos momentos em que ela não precisa atuar em sua potência máxima, pelo fato de o ambiente interno estar refrigerado.

Por outro lado, se você usa o forno de microondas, cuja potência é de 1.400 W, bem maior do que a geladeira, por 20 minutos todos os dias do mês, o consumo de energia mensal dele será de 14 kWh.

Então, é importante saber não apenas a potência do aparelho como o número de horas em que ele é usado por dia ou por mês.

Quadro ensina como calcular o consumo de energia elétrica de um aparelho elétrico

Quais aparelhos consomem energia mesmo sem uso

Foto mostra a mão de uma pessoa branca segurando um controle remoto apontando para a televisão, que está ao fundo da imagem. Há mesinhas de centro com taças em cima, também fora de foco

Você sabia que há equipamentos em sua casa que, mesmo que não estejam sendo usados, consomem energia elétrica? 

São exemplos desse tipo a televisão, o telefone sem fio, o decodificador da TV a cabo, o computador, o microondas e até mesmo o carregador de celular sem um aparelho conectado a ele.

Isso acontece porque, ao ficarem ligados à tomada, esses equipamentos consomem energia, ainda que em menor quantidade do que sua potência total, que é alcançada quando estão em uso pleno.

O Instituto Akatu, entidade sem fins lucrativos que promove o consumo consciente, alerta para esse fato: ele lembra que “o modo stand-by consome energia sem percebermos”.

Na TV desligada ou no decodificador da TV a cabo, podemos ver a luzinha do stand-by. No microondas sem uso, mas ligado na tomada, o painel que indica o tempo para aquecer ou cozinhar os alimentos fica aceso - e muitas vezes é usado como relógio. 

Outro aparelho que se enquadra nessa categoria é o telefone sem fio. Quando ele está em sua base, está carregando o tempo todo. Com eletricidade.

E até aquele inocente carregador de celular que fica ligado na tomada sem o aparelho na ponta pode estar levando seu dinheiro sem você perceber, com um consumo “invisível” de energia. 

Mas há soluções bem simples para evitar esse desperdício. Uma delas é, sempre que um aparelho não estiver em uso, tirá-lo da tomada.

Outra opção é ligar os aparelhos em uma régua, com várias entradas de tomada, que tenha um interruptor. Assim, ao desligar a régua, você cessa o consumo daqueles aparelhos.

quadro mostra aparelhos que consomem energia elétrica mesmo sem uso

Quer saber como economizar energia elétrica? Então, confira dicas que podem te ajudar, inclusive levando em conta os aparelhos que mais consomem eletricidade nas residências.