Quanto tempo demora para cair um empréstimo consignado na conta

Saiba as etapas para contratar esse crédito e em quanto tempo a grana estará disponível na sua conta

Mais crédito
para você
Por Redacao PAN

*Atualização em 12.05.2022

Quanto tempo demora para o empréstimo consignado cair na conta? Essa é uma dúvida comum de quem solicitou ou quer pedir esse tipo de crédito. É importante saber quais são as etapas entre o pedido de empréstimo e a liberação da grana. 

Ter noção de quanto tempo leva para o crédito consignado ser depositado na conta ajuda a se programar melhor. O prazo vai depender das etapas de contratação, como análise de proposta, confirmação de margem consignável, assinatura do contrato, entre outras.

QUAIS AS ETAPAS DA CONTRATAÇÃO DO CONSIGNADO NO PAN

Só pra relembrar: o crédito consignado é aquele que tem as parcelas descontadas no salário ou benefício. Ele pode ser solicitado por servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e militares das Forças Armadas.

Com o Banco PAN, dá pra contratar tudo de forma online. Assim, você não precisa sair de casa. O acompanhamento do pedido de empréstimo acontece todo por mensagem de texto SMS no celular e também por e-mail.

O passo a passo para contratar o crédito consignado PAN é o seguinte:

  1. Separe a documentação necessária para pedir o empréstimo, como número do seu benefício;

  2. Preencha o formulário de simulação de consignado. Lá, você informa seus dados pessoais para seguir com a simulação de empréstimo;

  3. Confirme o seu número de celular e siga com a simulação a partir da mensagem de confirmação enviada no aparelho;

  4. Veja o valor disponível para crédito e peça a proposta;

  5. Em até 1 dia útil o PAN manda um SMS com todas as informações da proposta e, também, um link para assinatura de contrato eletrônico de empréstimo;

  6. Assinou o contrato? Agora é só aguardar a análise do pedido. O PAN também aguardará a aprovação do órgão ou empresa com convênio para empréstimo consignado;

  7. Depois que tudo for aprovado, o dinheiro já vai cair na conta.

É importante saber que o Banco PAN não manda mensagem ou entra em contato com ninguém para pedir devolução de valores de empréstimo ou o pagamento de boletos para “liberar” o crédito consignado.

Caso receba qualquer contato em nome do PAN com esse tipo de pedido, fale com a Central de Atendimento do PAN, para evitar cair em qualquer golpe. E não faça nenhum pagamento ou transferência de recursos.

EM QUANTO TEMPO RECEBO O VALOR DO CONSIGNADO NA MINHA CONTA DO PAN

foto de uma mulher negra sorrindo enquanto olha para celular que está segurando. Ela tem cabelos cacheados e usa roupa amarela e azul. Ao lado, imagem destacada de tela do Banco PAN mostrando foto da mulher e seu saldo de 500 reais.

Depois que a análise da proposta de empréstimo consignado é finalizada e a reserva de margem consignável é confirmada, o valor cai na conta em até 2 dias úteis. Mas, para aposentados e pensionistas do INSS, o crédito poderá ser ainda mais rápido: 30 minutos após toda a aprovação.

Então os prazos totais são:

  • Em até 1 dia útil você recebe o SMS com informações da proposta de empréstimo e o link para assinar o contrato eletrônico;

  • Entre 2 e 5 dias úteis será feita a análise da solicitação e o PAN aguardará a aprovação do convênio;

  • O dinheiro cai na conta no prazo máximo de 2 dias úteis assim que terminar a análise da proposta e a confirmação da reserva de margem consignável. Para aposentados e pensionistas do INSS, o crédito é feito em até 30 minutos após essas etapas.

É importante salientar que os prazos para disponibilidade do crédito estão sujeitos à disponibilidade de sistema de terceiros e liberação da margem consignável junto ao ente consignante. 

Segundo artigo 22 da Instrução Normativa INSS nº 28/2008, aposentados e pensionistas só recebem o dinheiro de empréstimo consignado se indicarem a mesma conta na qual o benefício é creditado.

Se isso não for feito, constitui “motivo de recusado pedido de consignação”. Portanto, na hora de pedir crédito, aposentados e pensionistas não podem indicar outra conta sem ser a que já é usada para recebimento de aposentadoria, pensão ou benefício.

No caso dos outros grupos que têm direito ao crédito consignado, a conta indicada para receber o dinheiro deve estar no próprio nome. Sendo assim, não tem como indicar contas bancárias de terceiros para receber os recursos do empréstimo.

Indicar uma conta que não é a de sua titularidade ou que não é a que já recebe valores de benefícios pode atrapalhar e atrasar o recebimento da grana do empréstimo.

VANTAGENS DO EMPRÉSTIMO CONSIGNADO

foto de uma mulher branca com olhar inspirador, em ambiente externo. Ela tem cabelos loiros e veste blusa rosa. Em cima da foto, ilustrações de ícones de porcentagem, para remeter a empréstimo consignado.

São muitas as vantagens para quem pede crédito consignado. Uma delas é justamente o curto prazo para o dinheiro cair na conta (geralmente até 2 dias úteis, após a confirmação da averbação pela sua fonte pagadora). Assim, rapidamente já é possível utilizar a  grana para os mais diferentes objetivos. Outros benefícios são:

  • As prestações do empréstimo são descontadas de maneira automática do salário ou benefício, o que garante o pagamento das parcelas, sem risco de perder o prazo;

  • Falando nelas, o valor das prestações será sempre o mesmo, pois na hora da contratação já são estabelecidas o total de parcelas, seus valores e taxa de juros contratada;

  • Essas taxas podem ser até 3 vezes menores quando comparadas com empréstimos comuns, sendo que para aposentados e pensionistas do INSS o percentual máximo é de 2,14% ao mês;

  • Ao contratar seu empréstimo consignado no PAN, você ganha descontos de até 25% em mais de 1.300 farmácias das redes Drogaria São Paulo e Drogarias Pacheco: basta informar o CPF e falar do convênio com o banco.

Depois que o empréstimo consignado cair na conta, os recursos podem ser usados para quitar dívidas, iniciar o próprio negócio, fazer uma reforma em casa, viajar ou para a realização de qualquer outro sonho e meta de vida.

Margem do empréstimo consignado volta a subir em 2022

Neste ano, mais uma vez, houve um aumento na  margem do empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). 

Com a medida publicada no Diário Oficial da União, a margem consignável para esse grupo volta a subir para 40% da remuneração mensal ou benefício, sendo 35% para o empréstimo consignado e 5% mantidos para despesas e saques com o cartão de crédito consignado.

A título de esclarecimento, a margem aumentou apenas para o empréstimo consignado, que é um tipo de crédito no qual as parcelas são fixas e descontadas diretamente do salário ou benefício da pessoa que o contrata, sendo que o cartão consignado permanece com a mesma margem de 5%. 

Como fazer empréstimo consignado do INSS

O primeiro passo para um beneficiário do INSS, seja aposentado ou pensionista, solicitar um empréstimo consignado é desbloquear a função de Empréstimo Consignado no site Meu INSS ou no aplicativo para iOS (iPhone) ou Android.

Para ter acesso a esses sistemas, é necessário ter uma senha no sistema Gov.br. Ele é um recurso gratuito que reúne diversos serviços para cidadãos com a unificação de canais digitais do governo federal. Assim, se já tem sua senha no Gov.br, insira no site ou app Meu INSS e faça o desbloqueio.

Na sequência, é necessário consultar qual é a sua margem consignável. Ela é uma porcentagem limite do salário, aposentadoria, pensão ou benefício que pode ser comprometida com o pagamento das parcelas do empréstimo. 

Ela funciona como uma “trava de segurança”, para evitar que quem utiliza o empréstimo consignado comprometa uma parcela grande dos seus rendimentos apenas para pagar as parcelas.

Como saber se o empréstimo consignado do INSS foi aprovado

É possível conferir se o empréstimo consignado INSS foi aprovado pelo órgão também no site ou app do Meu INSS. 

O empréstimo consignado deve ser aprovado pela instituição financeira escolhida e pelo INSS.

Para consultar o extrato do empréstimo consignado INSS, o instituto orienta o passo a passo da seguinte forma:

  • Faça login no Meu INSS;

  • Clique em “Do que você precisa?” e escreva o nome do serviço que você quer;

  • Clique em “Baixar PDF”.

Além do empréstimo consignado, sabia que dá pra pedir um cartão de crédito consignado? Ele tem várias facilidades e pode ser usado do mesmo jeito que um cartão comum. Saiba mais sobre esse recurso e como solicitar o seu!