O que você vai ler neste artigo:

Você já solicitou um cartão de crédito ou empréstimo pessoal e teve seu pedido negado? Ou ficou insatisfeito com o limite aprovado? Seu banco te explicou por que isso aconteceu?


Isso acontece porque as instituições financeiras realizam análises do seu perfil de consumo. A maior parte dessa análise é feita de forma automática e leva em consideração alguns fatores, entre eles:

  • A do seu histórico financeiro no próprio banco.
  • O seu Score em instituições como o Serasa.

Afinal, o que é Score?

O Score é uma pontuação do Serasa que mostra se você está devendo dinheiro na praça. Mostra também se você está com alguma conta atrasada.

Score, em inglês, significa “pontos”. Todas as pessoas têm um Score que vai de 0 a 1.000. Funciona assim:

  • Se você paga todas as suas contas em dia e nunca ficou devendo nem um centavo a nenhum banco, seu score vai ser alto 
  • Se você anda atrasando contas, está devendo dinheiro em bancos ou está negativado, seu Score vai ser baixo.
  • O seu “volume de endividamento”, ou seja, os empréstimos e parcelas que você tem em andamento (mesmo que estejam todas em dia) também é importante. Com essa informação e sua renda o banco avalia como você anda controlando suas finanças.

Então, quando você pede um cartão ou empréstimo, o seu banco automaticamente avalia essas informações e te coloca em um farol, semáforo ou sinaleira. O nome não importa...vale o conceito!

É claro que o banco vai levar em conta outros pontos também, como a sua renda, por exemplo. Mas se o farol fechar pra você fica muito mais difícil para o banco aprovar o seu pedido.

DÁ PRA MELHORAR?

Sempre dá! E aqui vão algumas dicas importantes: 

  • pague suas contas em dia
  • coloque tudo no débito automático e não corra o risco de esquecer. A falta de pontualidade acende a luz amarela para você!
  • entre para o cadastro positivo! Assim todo mundo vai saber que você é um bom pagador! Luz verde pra você!
  • acompanhe seu score de crédito. É simples e gratuito! Basta acessar o site do Serasa, cadastrar o seu CPF e criar uma senha.
  • Não use mais de 30% do seu limite por muito tempo. Mostre aos bancos que está no controle das suas finanças.

Vem pro PAN!
 
O nome do jogo é re-la-ci-o-na-men-to! Quanto mais a gente se conhecer, mais fácil será na hora de liberar aquele crédito especial pra você!
 
Por isso, quanto mais o PAN te conhecer, mais adequadas serão nossas ofertas para você. E tem um jeito muito fácil de fazer isso! Depois de abrir sua conta com a gente, faça a portabilidade do seu salário e movimente sua conta, cadastre seus débitos e, quanto mais íntimos formos, melhor para todo mundo!
 
Ficou curioso e quer saber mais algumas vantagens de ter o score lá no alto? Te explicamos mais neste post aqui.