O que você vai ler neste artigo:

Sabia que metade das pessoas que ficaram com o CPF sujo emprestaram o nome para alguém?

DICAS

 • 

4min. de leitura

 • 

20.01.2021

 

controle
seus gastos

PorRodrigo Chiodi

Emprestar o nome para um amigo ou parente que quer fazer uma dívida é fria. O risco de você acabar com o nome sujo é enorme. Por isso, diga “não” quando uma pessoa próxima vier pedir para você, que tem o CPF limpo, emprestar seu nome para ela fazer, por exemplo um financiamento ou um parcelamento. Mesmo que ela jure que vai pagar em dia.

Porque pense bem: se essa pessoa não pode fazer o financiamento é porque ela própria já está com o nome sujo. E, se está com o nome sujo, é porque provavelmente não costuma pagar as dívidas em dia.
Mas vamos aos fatos.

Uma pesquisa feita pelo SPC e publicada pela Exame mostrou que metade das pessoas que estão com o nome sujo acabaram tendo esse problema justamente porque emprestaram o CPF.

De cada dez pessoas que vão parar no SPC (Sistema de Proteção de Crédito), duas emprestaram o nome para o irmão ou a irmã e três emprestaram o nome a um amigo ou amiga.

E isso não é pouca gente. A Agência Brasil publicou em janeiro de 2021 os dados da inadimplência no Brasil no ano passado. Eles são impressionantes. Nada menos que 66,3% dos consumidores brasileiros estão inadimplentes. Ou seja, têm pelo menos uma conta atrasada.

Para ficar mais claro, faça um exercício mental. Da próxima vez que você for a um shopping center e vir gente andando pelos corredores, pense no seguinte: duas em cada três ali estão com pelo menos uma conta atrasada. E grande parte porque emprestou o nome a alguém. Então, não caia nessa.

É PRECISO DIZER ‘NÃO’

Está certo que a pandemia também prejudicou a vida financeira de muita gente. Mesmo assim, você vai ter de sair pela tangente sempre que alguém vier pedir para quebrar o galho e emprestar o nome. Vai ter de exercitar a difícil tarefa de dizer “não”.

Para ajudar você a entender a importância de dizer “não”, encontramos na versão brasileira da revista Forbes uma lista de dez frases de pessoas brilhantes que falaram disso. Escolhemos três delas para inspirar você.

“A diferença entre pessoas comuns e pessoas bem-sucedidas é o fato de que os indivíduos de sucesso dizem ‘não’ para quase tudo.”
Warren Buffett, executivo norte-americano e um dos homens mais ricos do mundo

“Metade dos problemas da vida se deve ao fato de que dizemos ‘sim’ muito depressa e demoramos muito para dizer ‘não’.”
Josh Billings, humorista norte-americano do século 19

“Toda vez que você diz ‘sim’ mas queria dizer ‘não’, morre um pedacinho de você.”
Albert Einstein, físico alemão

VÍDEO NO YOUTUBE

Para completar, fizemos um vídeo no nosso canal no YouTube, o Pra Fazer Mais, com o mesmo tema. Vale a pena assistir!

 

PALAVRAS-CHAVE

CONTROLE SEUS GASTOSDICAS

 

Política de PrivacidadeCookies que utilizamos

MAPA DO SITE: