Sinais de que o seu planejamento financeiro está errado

Controle
Seus Gastos
Por Rodrigo Chiodi
Se você não está conseguindo controlar suas despesas mensais, uma boa dica para organizar esta situação é com o auxílio de um planejamento financeiro bem estruturado. Contudo, mesmo que você já tenha um pronto, vale a pena prestar atenção em alguns sinais que indicam que o seu planejamento pode estar errado.

Você não está dando atenção

Um dos principais erros quando fazemos o planejamento financeiro é não dar atenção necessária para este item. Você entende que ele faz diferença na sua vida, mas esquece de dedicar um pouco do seu tempo para anotar e rever as contas.

Portanto, mesmo que sua rotina tenha mudado nos últimos meses, pare para pensar em como você pode dar mais atenção e energia para o seu planejamento financeiro e reorganize se for necessário.

Você está gastando mais do que deveria

Outro sinal bem comum é quando você percebe que gasta mais do que era previsto no seu planejamento financeiro. Um dos motivos é que talvez você não tenha definido bem os seus limites de gastos.

Neste momento, é importante analisar se você está gastando muito com coisas que fazem parte do seu dia a dia. Se sim, que tal se questionar mais na hora da compra e consultar sua planilha financeira para ver se aquilo é realmente necessário? Ao fazer isso, você tem mais foco e evita gastos extras.

O seu planejamento não está dando resultados

Muitas pessoas têm o costume de planejar o mês com base naquilo que elas ganham, mas não em como desejam gastar o dinheiro. Com isso, você pode ficar desmotivado ao perceber que o planejamento financeiro não está dando bons resultados e que ele também não está mostrando a verdadeira realidade financeira da sua família.

Mas, existem algumas maneiras de solucionar este problema. A primeira delas é anotar todas as despesas e lembrar de colocá-las por categoria na planilha, por exemplo, com nomes e datas. Quando você classifica elas da forma correta, fica mais fácil de avaliar os gastos.

Já a segunda dica é que você precisa incluir todos os membros da sua família no planejamento. Sendo assim, todas as pessoas que moram com você devem contribuir para equilibrar o orçamento da casa e manter as contas em dia.

Dívidas com seu cartão de crédito

Algo que pode gerar muita ansiedade e frustração são as contas que envolvem o seu cartão de crédito, ainda mais quando você parcela as suas compras em muitas vezes e fica um bom tempo pagando o mesmo produto.

Por isso, o seu planejamento financeiro precisa priorizar essas dívidas, ou seja, ele deve focar em eliminar essas contas que podem trazer um prejuízo para o seu bolso. Outra dica que serve aqui é sempre procurar por bons descontos na hora de comprar algum item ou preferir o pagamento à vista, se for possível.

Assim que você identificar o principal problema do seu planejamento financeiro, não deixe isso de lado e pense em como será possível ajustar as suas despesas no seu orçamento. Crie suas metas, objetivos, regras e veja como tudo isso aos poucos poderá fazer diferença na sua vida financeira.