O que você vai ler neste artigo:

Quem pensa em comprar um carro, moto ou outro tipo de veículo sempre se depara com a Tabela Fipe, recurso popular que está presente não apenas na comercialização de automóveis, mas também de seguros, por exemplo.

Só que nem todo mundo sabe como a tabela funciona, de que maneira suas informações são colhidas e como consultar os preços apresentados nela. Ter conhecimento de suas funcionalidades é importante na hora de comprar ou vender veículos novos, seminovos e usados.

A Fipe é importante para dar noção sobre preços. É uma fonte de consulta que serve tanto para estabelecer um valor coerente com a realidade do mercado, no caso de quem quem vai vender um automóvel, quanto para quem vai montar um bom planejamento para comprar um bem sem complicar as finanças.

Saiba o que é a Tabela Fipe, como os valores informados nela são estabelecidos e como fazer a consulta de preços de motos, carros, caminhões e utilitários comercializados no país.

O QUE É A TABELA FIPE?

A Tabela Fipe foi criada em 2001 pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas e é uma grande referência para a venda de veículos novos, seminovos e usados, que indica, mês a mês, qual é a média de preços de motos, carros, utilitários, caminhões e micro-ônibus colocados à venda no Brasil.

A Tabela Fipe é usada como parâmetro para a definição de preços de venda de veículos e também como base para calcular valores de indenizações de seguros e impostos, como o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores)

COMO FUNCIONA A TABELA FIPE DE VEÍCULOS?

A Tabela Fipe é referência de preços e mostra, mensalmente, os valores médios para cada modelo e ano de carro comercializado no país. 

Pesquisadores da Fipe colhem dados de concessionárias de todo o Brasil para saber o valor pago à vista pelos veículos e calcular a média de mercado. É levado em consideração o ano e o modelo do veículo na hora de lançar os valores na tabela.

A Fipe considera os anos conforme a regra abaixo:

  • Carros e utilitários são considerados na tabela a partir de modelos do ano de 1985;

  • Caminhões (sem carroceria, ou seja, o valor apenas do chassi-cabine) e micro-ônibus aparecem na tabela a partir dos modelos de 1981;

  • Motos, triciclos e quadriciclos são considerados a partir do ano de 1990.

Vale lembrar que as concessionárias ou pessoas que vendem veículos podem estabelecer valores maiores ou menores do que aqueles definidos pela Tabela Fipe para vender seus automóveis, pois é preciso considerar variáveis como região, quilometragem, estado de conservação, itens adicionais, entre outros.

Não são considerados pela Tabela Fipe os automóveis vendidos para frotistas e governo, assim como carros blindados e personalizados.

COMO CONSULTAR O PREÇO DE CARROS NA TABELA FIPE?

A Tabela Fipe apresenta a marca, modelo e versão dos veículos, bem como seu valor em reais. A consulta pode ser realizada com as seguintes informações:

  • Período de referência, que mostra o preço médio vigente no mês que você quer pesquisar;

  • A marca do veículo, ou seja, a montadora/fabricante do automóvel a ser pesquisado;

  • O modelo, que só aparecerá para pesquisa após o preenchimento da marca;

  • O ano do modelo do automóvel.

A pesquisa também pode ser feita pelo código Fipe do carro, composto por 6 números, traço e dígito, presentes em todo automóvel comercializado no país.

Com essas informações, é hora de consultar o preço de automóveis na Tabela Fipe:

  1. Acesse https://veiculos.fipe.org.br/;

  2. Vá até a opção de consulta de carros e utilitários, caminhões e micro-ônibus ou motos;

  3. Informe o período de referência (mês do ano que você quer pesquisar), a marca, modelo e ano do veículo.

  4. Também é possível baixar o aplicativo gratuito da Fipe, disponível na Google Play Store ou App Store.

Não é necessário nenhum arquivo, planilha ou item que necessite de download para visualizar a tabela, pois as informações sobre o veículo pesquisado aparecem no próprio site ou aplicativo.

 

Agora que você conferiu como consultar a Tabela Fipe, conheça dicas de financiamento de veículos para não ter problemas na hora de comprar o seu!