Um amigo veio pedir dinheiro emprestado?

Descubra seis formas de dizer ‘não’

Zero
Dívida
Por Rodrigo Chiodi
Emprestar dinheiro para amigos ou parentes é sempre um risco duplo. Além de você poder ter de pagar a despesa deles, pode ser que a relação fique abalada por causa disso.

Durante a pandemia, a quantidade de pessoas que se endividaram é ainda maior. Segundo um estudo
da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), duas em cada três famílias brasileiras estão com alguma conta em atraso por causa da pandemia do Covid-19. Isso aumenta a chance de alguém pedir dinheiro emprestado a bancos ou, então, a pessoas mais próximas.

O nível de inadimplência foi crescendo durante a pandemia. Em junho, era de 67,1%. Em julho, subiu para 67,4%. Para se ter uma ideia, esse índice era de 64,1% um ano antes — em julho de 2019.

Então, se você não quiser emprestar, é bom ter na cabeça algumas formas de dizer ‘não’. Os youtubers gêmeos Willow e Watson listaram seis desculpas para você não precisar emprestar dinheiro. Eles gravaram um vídeo, que você assiste abaixo, para o canal Pra Fazer mais, do PAN.

  1. Se a pessoa pediu o cartão de crédito para uma compra parcelada, você pode dizer que o seu limite está comprometido, com parcelamentos que você fez. Lembre-se: quando você parcela uma compra, é o valor total (e não da parcela) que vale para calcular o uso do limite do cartão.
  2. O dinheiro está num fundo de investimento. Muitos fundos não permitem sacar o dinheiro antes de um determinado prazo. Em alguns casos, você nem sequer pode sacar o dinheiro antes desse prazo. Em outros, você perde todo o rendimento se fizer o resgate.
  3. Você está sem limite no cartão de crédito e em débito. Então, se emprestar dinheiro, vai pagar juros.
  4. Você já emprestou dinheiro para outra pessoa. Cuidado apenas com como você administra essa desculpa para não gerar uma grande confusão no relacionamento pessoal.
  5. Você está pagando uma viagem que fez no ano passado, que foi muito cara. Então, não tem como emprestar agora.
  6. Por que não ser sincero? Não emprestar para preservar a relação de amizade é uma saída também. Se a pessoa não pagar, além de você ficar com o nome sujo, a relação de amizade vai acabar.