Durante a pandemia, a quantidade de pessoas que se endividaram é ainda maior. Segundo um estudo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), duas em cada três famílias brasileiras estão com alguma conta em atraso por causa da pandemia do Covid-19. Isso aumenta a chance de alguém pedir dinheiro emprestado a bancos ou, então, a pessoas mais próximas.
O nível de inadimplência foi crescendo durante a pandemia. Em junho, era de 67,1%. Em julho, subiu para 67,4%. Para se ter uma ideia, esse índice era de 64,1% um ano antes — em julho de 2019.
Então, se você não quiser emprestar, é bom ter na cabeça algumas formas de dizer ‘não’. Os youtubers gêmeos Willow e Watson listaram seis desculpas para você não precisar emprestar dinheiro. Eles gravaram um vídeo, que você assiste abaixo, para o canal Pra Fazer mais, do PAN.
- Se a pessoa pediu o cartão de crédito para uma compra parcelada, você pode dizer que o seu limite está comprometido, com parcelamentos que você fez. Lembre-se: quando você parcela uma compra, é o valor total (e não da parcela) que vale para calcular o uso do limite do cartão.
- O dinheiro está num fundo de investimento. Muitos fundos não permitem sacar o dinheiro antes de um determinado prazo. Em alguns casos, você nem sequer pode sacar o dinheiro antes desse prazo. Em outros, você perde todo o rendimento se fizer o resgate.
- Você está sem limite no cartão de crédito e em débito. Então, se emprestar dinheiro, vai pagar juros.
- Você já emprestou dinheiro para outra pessoa. Cuidado apenas com como você administra essa desculpa para não gerar uma grande confusão no relacionamento pessoal.
- Você está pagando uma viagem que fez no ano passado, que foi muito cara. Então, não tem como emprestar agora.
- Por que não ser sincero? Não emprestar para preservar a relação de amizade é uma saída também. Se a pessoa não pagar, além de você ficar com o nome sujo, a relação de amizade vai acabar.