O que você vai ler neste artigo:

Valor dos medicamentos deve ser reajustado em 10,89%

Reajuste começa a valer a partir desta sexta (1º), segundo entidade farmacêutica

ARTIGOS

 • 

4min. de leitura

 • 

31.03.2022

 

controle
seus gastos

PorRedacao | Millena PAN

O valor dos medicamentos deve ser reajustado em até 10,89% a partir desta sexta-feira (1º), de acordo com o Sindusfarma (Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos).

O percentual corresponde ao máximo que pode ser aplicado pelos fabricantes. No entanto, o reajuste não é obrigatório nem automático. 

Para determinar o reajuste, levou-se em consideração a inflação do período de um ano medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que ficou em 10,54% no período acumulado até fevereiro.  

Leva-se também em consideração o que se chama de fator Y. Esse fator Y calcula custos de produção não captados diretamente pelo IPCA, como variação cambial, tarifas de eletricidades e mudança nos preços dos insumos. 

Havia ainda outros dois fatores, X e Z, mas ambos foram fixados em zero. 

O índice de cálculo para reajuste do valor dos medicamentos é definido pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), órgão composto por vários ministérios do governo federal.

A CMED é o órgão interministerial encarregado de regular o aumento de preços no mercado brasileiro para os medicamentos. O órgão é vinculado à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

SAIBA DICAS PARA PREVENIR O ESGOTAMENTO

Um homem branco, camisa social azul jeans clara, cabelo mais aparado nas laterais, sentado, com o braço esquerdo apoiado na mesa, um laptop à frente, cotovelo direito sobre a mesa, mão direita apoiando a cabeça e segurando o óculos, semblante de preocupação, encara o laptop. Ele parece estar num ambiente corporativo. Ao fundo, há uma mulher branca, distorcida pela imagem, sentada à mesma mesa, também em raje social azul claro

Principalmente na pandemia, o esgotamento tem sido um dos principais problemas de saúde de trabalhadores. 

Veja abaixo algumas dicas de prevenção da Síndrome de Burnout e, assim, melhore a saúde emocional de quem fizer home office:

  • Equilibre vida pessoal e trabalho com esquemas alternativos de trabalho, jornadas flexíveis e atenção ao volume de horas trabalhadas;

  • Dê o exemplo de gerenciamento de estresse. Para isso, evite trabalhar até tarde, tire férias e não envie e-mails fora do horário de expediente;

  • Estabeleça prioridades. Isso faz com que o foco esteja somente em tarefas críticas do negócio;

  • Compartilhe recursos. Promova a boa comunicação entre todos, incentive ofertas de bem-estar na empresa e a participação de colaboradores em aulas e programas gratuitos com foco em um estilo de vida mais saudável.

Agora vamos falar da área de saúde, mas da saúde financeira? Tem uma ferramenta que te ajuda a calcular como você anda neste quesito. Dê uma olhada neste artigo.

PALAVRAS-CHAVE

ARTIGOSCONTROLE SEUS GASTOS

 

Política de PrivacidadeCookies que utilizamos

MAPA DO SITE: