O que você vai ler neste artigo:

Veja os benefícios que o Open Banking poderá trazer a você

Custos mais baixos e aplicativo único com todas as suas contas e produtos bancários estão entre os ganhos

ARTIGOS

 • 

6min. de leitura

 • 

25.03.2021

 

zero
dívida

PorRedacao PAN

 Clientes de bancos poderão ganhar vantagens e benefícios com o Open Banking. O novo sistema financeiro aberto que começou a ser implantado no dia 1º de fevereiro. Por enquanto, ele só envolve as instituições financeiras. Neste momento, ele não afeta você, consumidor.

 Mas o que é o Open Banking? 

De forma resumida, ele é um conceito que permite que os bancos compartilhem dados como o histórico de transações dos clientes de forma padronizada e rápida entre eles. Importante ressaltar: isso só poderá ser feito com a autorização dos clientes, de forma segura, com privacidade. Os consumidores escolherão se querem ou não permitir o compartilhamento de seus dados, quais informações querem que sejam compartilhadas, para quais instituições e por quanto tempo. 

 

 

E quais os ganhos que o cliente terá com esse novo conceito? Há uma série deles. Veja alguns abaixo: 

1. Taxas mais baixas (Custos mais baixos)

Se compartilham mais dados e conhecem melhor os consumidores, os bancos devem oferecer taxas mais baixas.

Hoje, se você tem conta ou cartão em uma instituição, é ela que detém as informações sobre seu histórico de pagamentos. Quando você abre conta em outro banco, começa tudo do zero, porque ele ainda não conhece você.

No entanto, com o Open Banking, você vai poder compartilhar seus dados com essa nova instituição. Assim, ela vai saber que você paga suas contas em dia e poderá oferecer, por exemplo, um crédito mais barato do que se não tivesse essas informações.

Além disso, o Open Banking vai levar os bancos a disputar os melhores clientes, oferecendo taxas mais baixas e condições mais vantajosas.

2.   Segurança

Os dados bancários passam a ficar mais seguros. Isso porque a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), que entrou em vigor no Brasil em agosto de 2020, prevê que, se alguém descumprir os padrões de segurança, pode sofrer punições como multas e até perder o direito de armazenar informações de clientes.

E lembrando: seus dados só serão compartilhados se você autorizar, e só serão compartilhados com as instituições que você permitir.

3.   Maior liberdade

A palavra lembrou o que acontece com operadoras de celular? É mais ou menos isso o que vai acontecer com o Open Banking. Você terá mais liberdade para escolher qual banco prefere usar.

Aquela “barreira de saída” para migrar deixa de existir. Como todos os bancos vão conseguir ter acesso ao seu histórico, com a sua autorização, vai ficar mais fácil para você trocar de instituição, de acordo com a sua conveniência.

4. Todas as informações reunidas em um só local

Vamos supor que você tenha um cartão de crédito de um banco, conta corrente em outro e crédito em um terceiro. Hoje, você precisa acessar seus dados nessas três instituições para controlar suas finanças. Com o Open Banking, você poderá ver, em um só local ou aplicativo, todas as suas operações financeiras, como extratos, compras e saldos, o que vai permitir um controle mais fácil, rápido e unificado de tudo o que envolve sua vida financeira.  

Vantagens são percebidas

O Open Banking já começou a ser implantado, mas ainda é bastante desconhecido da população.

Para marcar o início da implantação do Open banking no Brasil, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, fez uma live, em fevereiro. “O Open Banking está para o sistema financeiro assim como a internet está para a sociedade”, comparou ele.

Na mesma ocasião, o diretor de regulação do Banco Central, Otávio Damaso, disse que os produtos e serviços financeiros deverão ficar mais personalizados, de acordo com as reais necessidades dos consumidores. Ele também afirmou que é esperada mais concorrência e preços mais baixos. E destacou que o cliente terá a possibilidade de adquirir produtos e serviços financeiros em diferentes instituições. “O cliente poderá montar o seu próprio banco”, afirmou.

Saiba mais sobre as fases de implantação do Open Banking aqui.

 

 

PALAVRAS-CHAVE

ARTIGOSZERO DÍVIDA

 

Política de PrivacidadeCookies que utilizamos

MAPA DO SITE: