O que você vai ler neste artigo:

Você anda comprando comida decente durante a pandemia? Provavelmente, não.

VÍDEOS

 • 

5min. de leitura

 • 

22.04.2021

 

controle
seus gastos

PorRedacao PAN

Você sabe dizer quais produtos você mais compra quando vai ao supermercado? Bem... essa pergunta tem duas respostas. Uma para antes da pandemia e outra, para depois dela.

Uma pesquisa feita pela Opinion Box mostra que nós passamos a comprar comida de um jeito diferente no supermercado depois que a pandemia começou aqui, no Brasil. Os itens que mais ocupam os nossos carrinhos são:

  • Produtos congelados e industrializados: isso tem muito a ver com o fato de os bares e restaurantes terem ficado fechados em muitos lugares em boa parte de 2020 e 2021. Então, o jeito foi comer em casa de um jeito prático. Uma em cada três pessoas passou a cozinhar em casa na pandemia.

  • Bebidas alcóolicas: a pesquisa mostra que 20% das pessoas passaram a beber mais cerveja, vinho, vodka e outras bebidas. Isto também pode ter a ver com o fato de que 48% dos entrevistados dizem sentir ansiedade por causa do isolamento social. Então, cuidado para não exagerar na bebida enquanto o período de isolamento ainda durar.

  • Produtos de limpeza: como as pessoas cozinham mais em casa, naturalmente precisaram limpar mais cozinha, banheiros e outros cômodos da casa. Por isso, produtos de limpeza acabaram sendo 45% mais consumidos. E até água sanitária e álcool foram mais usados para higienizar alimentos. Porque as pessoas ficaram mais em casa, até mesmo as vendas de itens de higiene pessoal, como shampoos, sabonetes e pastas de dente, subiram 43%.

  • Medicamentos: muitas vezes, as farmácias ficaram desabastecidas. Como algumas grandes redes de supermercados têm suas próprias farmácias ou vendem alguns medicamentos na prateleira, esses itens também têm sido mais consumidos.

Muita gente relatou que anda comendo mais desde que o isolamento social começou. Para trazer dados com mais precisão, 43% dos entrevistados dizem que estão enchendo mais a barriga do que antes.

O certo seria nós buscarmos ter hábitos alimentares mais saudáveis. O problema é que só 24% das pessoas estão mais preocupadas com hábitos saudáveis de alimentação e, por isso, consomem mais frutas, verduras e legumes. Isso nos permite concluir que os outros 76% não estão comendo tão bem assim.

A influenciadora Ana Bochi fez um vídeo para o canal no YouTube Pra Fazer Mais, do PAN, dando dicas de como fazer a lista de compras do supermercado.

Mas não tem jeito: na pandemia, uma em cada três pessoas acabou tendo preguiça na hora de cozinhar e preferiu pedir comida por apps de entrega — os famosos deliveries.

Uma em cada três pessoas que participaram da entrevista disse que anda usando mais o delivery no período do Covid-19. Um desses serviços, o Rappi, publicou a lista com os tipos de comida mais pedidas pelos seus clientes entre abril e julho de 2020.

Perceba que muitas não são exatamente comidas light:

  1. Hambúrguer;

  2. Comida japonesa;

  3. Pizza;

  4. Comida brasileira;

  5. Grelhado;

  6. Padaria;

  7. Sobremesa;

  8. Comida italiana;

  9. Comida saudável;

  10. Comida árabe.

Agora, resta saber como vai ser o comportamento depois da pandemia. Será que vamos voltar aos hábitos anteriores ou vamos incorporar alguns hábitos que assimilamos durante a quarentena?

PALAVRAS-CHAVE

CONTROLE SEUS GASTOSDICASVÍDEO

 

Política de PrivacidadeCookies que utilizamos

MAPA DO SITE: