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Manter o foco durante o horário de expediente pode ser difícil, tanto para quem trabalha de maneira presencial quanto para quem trabalha de maneira remota, no já famoso home office. Em todos os casos, fica a pergunta: como se concentrar no trabalho.
Responder a essa pergunta é importante pois manter a produtividade no emprego exige foco nas atividades. Só que, diante de diversas distrações, é possível se perder em meio às demandas e acabar sem a concentração necessária para dar conta das tarefas.
Caso isso aconteça de maneira recorrente, o trabalho pode se acumular, gerar sobrecarga na equipe e prejudicar resultados e metas da empresa. Logo, aumentar a concentração contribui para que você consiga fazer tudo o que precisa durante o trabalho.
Dessa maneira, você não prejudica nem o seu desempenho nem o de colegas, ao mesmo tempo em que transmite uma imagem positiva para lideranças e o restante da equipe. Para fazer isso, é preciso ter atenção nas tarefas.
Podem existir diversas causas para a falta de atenção durante o horário de expediente. Algumas delas têm a ver com os aplicativos de celular, que podem ser vilões também para o seu bolso e estimular compras online por impulso, por exemplo.
Entre os possíveis motivos que tiram o foco do trabalho, estão:
Notificações de aplicativos do celular;
Excesso de notificações de trabalho, como aquelas geradas por novos e-mails, mensagens e sistemas;
Intervenção de colegas ou de familiares que interrompem a concentração;
Ruídos externos, como conversas de corredor, campainha, sons da rua etc.;
Aspectos pessoais, como insônia, estresse, preocupações, entre outros.
A lista pode ser extensa, mas existe uma série de maneiras de melhorar a concentração e manter o foco no trabalho ao driblar aquilo que tira a sua capacidade de trabalhar sem perder a linha de raciocínio.
Chega de parar o que está fazendo por causa de ligações indesejadas ou a cada nova notificação de mensagens em redes sociais. Coloque o celular no modo silencioso durante o expediente ou desative notificações de aplicativos que não são importantes.
Também vale a pena deixar o aparelho longe do alcance da mão. Em vez de colocá-lo ao seu lado no trabalho, tente deixá-lo em uma gaveta ou mesmo em outro local que não seja a mesa ou o bolso, assim fica mais difícil usar o celular toda hora.
Caso você dependa do aparelho para trabalhar, fique longe de aplicativos que não serão usados para o trabalho e silencie ou bloqueie as notificações desses apps.
Procure não habilitar notificações na área de trabalho, mesmo no caso de ferramentas usadas pela empresa. Também repense as notificações de e-mail para que não apitem sons nem apareçam janelas a cada nova mensagem.
Pode ser melhor estabelecer uma frequência para olhar e-mails ou ver notificações de trabalho, como checar novos e-mails e mensagens a cada hora, por exemplo.
Bloquear a agenda ajuda colegas a marcarem reuniões apenas em determinados horários, em vez de chamarem você para participar de encontros em qualquer momento. Separe algumas horas do dia para não falar com ninguém e focar nas tarefas.
Colegas de trabalho também podem colaborar para manter a sua concentração. Peça para que tenham atenção a aspectos como:
Mensagens que não tenham relação com trabalho em grupos da empresa;
Marcação de nomes em mensagens ou conversas sem relação direta com a atividade ou sem demandas;
Tempo das reuniões, para que não ocorram atrasos ou prolongamentos da duração.
Esses são apenas alguns exemplos de como outras pessoas podem, por meio do comportamento, contribuir para melhorar o foco de todos no horário de expediente.
Parar alguns minutos para levantar, ir ao banheiro, beber água e aliviar a mente ajuda a descansar a cabeça e deixar o seu foco melhor quando voltar a trabalhar. Procure não ficar tempo demais na cadeira nem diante do computador.
Uma das técnicas usadas para manter o foco é o Método Pomodoro, que incentiva intervalos de 5 minutos a cada 25 minutos de trabalho. Você também pode fazer intervalos de 10 ou 15 minutos a cada hora de trabalho.
Também dá para manter a concentração no trabalho ao alternar atividades complexas com outras simples. Com isso, você consegue descansar a cabeça de uma determinada tarefa enquanto realiza outra diferente, que vai exigir outras atividades e conhecimentos.
Escolha o que é importante e faça essas tarefas primeiro, assim você consegue avançar naquilo que é essencial para a empresa. Depois, é possível cuidar das tarefas menos importantes.
Converse com a chefia e com colegas para listar as prioridades e saber o que fazer primeiro e o que pode ser feito depois.
Caso você perceba que funciona melhor de manhã, pode deixar atividades complexas para esse período. Agora, se o rendimento aumenta após o almoço, tente distribuir suas atividades para que o mais simples seja feito no período matutino.
O mais importante é organizar o seu trabalho de forma a aproveitar seus horários de maior rendimento para lidar com as tarefas que exigem tempo e dedicação. Isso contribui para executar essas atividades mais rapidamente.
Procure estar em um ambiente silencioso ou distante de barulhos como trânsito, passagem de pessoas, conversas paralelas, reuniões ou equipamentos eletrônicos que fazem barulho. Usar um fone de ouvido pode ajudar a isolar ruídos externos.
Um local de trabalho desorganizado pode estimular a falta de concentração, pois os objetos podem chamar a atenção mais do que o trabalho em si. Por isso, deixe na mesa de trabalho apenas o necessário para trabalhar.
Além da concentração, é importante manter a produtividade durante o expediente. Isso pode ser mais difícil para quem está trabalhando de casa, já que existem muitas distrações no ambiente doméstico. Para evitar isso, conheça 9 dicas de eficiência no home office!
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