O que você vai ler neste artigo:

Você acompanhou a notícia publicada pelos sites, jornais, TVs e rádios no final de janeiro, informando que em 2020, em plena pandemia, o Brasil mais criou do que eliminou empregos? De uma maneira geral, a notícia é boa para o País porque pode ajudar você, que precisa trabalhar, a encontrar um emprego melhor em 2021 — ou a sair do desemprego, caso esta seja a sua condição hoje.

Mas primeiro vamos entender os dados anunciados pelo Ministério da Economia. De janeiro a dezembro de 2020:

  • O total de pessoas com carteira assinada que foram demitidas foi de 15.023.531.

  • O total de pessoas que foram contratadas com carteira assinada foi de 15.166.221.

Ou seja, no final das contas, o saldo foi positivo, de 142.690.

O salário médio dos mais de 15 milhões de pessoas que conseguiram um novo emprego no ano passado foi de R$ 1.777,30.

A notícia é surpreendente porque, com a pandemia afetando a vida das empresas, era de se esperar que muito mais gente fosse ser demitida do que contratada. Na realidade, isso até aconteceu em um setor específico, que foi o de Serviços. Este é o nome dado à área que engloba atividades como escolas, turismo, lazer, salões de beleza, seguros e outras. Nesse setor, o saldo foi de mais ou menos 132 mil demissões.

Por outro lado, os setores de Construção, Indústria, Agricultura, Pecuária, Produção Florestal, Pesca e Agricultura e Comércio e Conserto de Carros tiveram um saldo positivo. Ou seja, muito mais contratações do que demissões. Com isso, compensaram o mau resultado de Serviços e deixaram o resultado geral do País positivo.

ONDE BUSCAR EMPREGO?

A grande pergunta é: será que em 2021 o resultado vai ser igual ao de 2020? Ninguém tem certeza, mas um estudo da consultoria Deloitte indica que 44% das empresas brasileiras pretendem aumentar a quantidade de funcionários. Ou seja, vão continuar contratando neste ano. Somente 9% pretendem diminuir.

Algumas áreas são mais promissoras:

  • Tecnologia teve crescimento de 25% na quantidade de vagas e deve seguir crescendo.

  • Saúde, pela demanda da pandemia, cresceu mais de 8 vezes, mas deve continuar crescendo também, mesmo que a pandemia dê finalmente uma trégua com a chegada das vacinas.

  • Agronegócio: o setor vive um momento bom e deve seguir contratando porque tem desafios pela frente, como a sustentabilidade.

  • Infraestrutura e logística: alguns desafios ligados a transporte e sustentabilidade, como carro compartilhado, fazem essa área seguir crescendo e, por isso mesmo, contratando.

Mas atenção: o mercado aquecido não é garantia de conseguir um emprego. Você precisa se qualificar porque existe concorrência para toda vaga. Além disso, na hora de buscar um emprego, persista, capriche no currículo e na entrevista, como explicamos neste post. Boa sorte em 2021.

Peça seu cartão