O que você vai ler neste artigo:

 

Certificado de depósito de valores mobiliários. Para os íntimos, BDR, que tem esse nome por causa da sigla em inglês (Brazilian Depositary Receipt). 

Mas você sabe exatamente o que é BDR? Como investir em BDR? E como declarar BDR no Imposto de Renda?

Se a sua resposta é “não”, você está no lugar certo, porque este artigo serve justamente para tirar suas dúvidas sobre esse assunto. Entenda abaixo o que é e como funciona esse modelo de investimento.

O QUE É BDR?

Como o próprio nome diz, o BDR (Brazilian Depositary Receipt) é um certificado de depósito de valores mobiliários emitido no Brasil, mas que representa ações de empresas listadas nas Bolsas de Valores de outros países. Em outras palavras, o BDR é: 

  • Uma emissão feita por uma instituição brasileira para representar um valor mobiliário de uma empresa de capital aberto, listada em bolsa de valores, com sede no exterior;

  • Considera-se que a instituição que emite o BDR no Brasil é chamada de instituição depositária.

Em outras palavras, os BDRs são recibos de ações. Ou seja, são os certificados que representam o valor das ações. Assim, é possível que você invista em empresas de capital aberto que não estão listadas na Bolsa brasileira.

COMO FUNCIONA O BDR?

Basicamente, BDR é uma forma mais simples de investir no Brasil. Essa emissão de certificado facilita o processo de investimento em empresas de fora, que não estão listadas na Bolsa brasileira.

Assim, evita-se a necessidade de abrir conta no exterior, seja num banco ou numa corretora. Ainda é possível driblar a complexidade de um sistema de outro país.

O bacana disso é que, ao comprar um BDR, você não se torna sócio da empresa estrangeira, como ocorre quando você compra uma ação de uma empresa listada na Bolsa brasileira.

Comprar ações de uma empresa brasileira nada mais é do que passar a ter participação na mesma. 

Só que, no caso do BDR, trata-se da representação da ação da empresa estrangeira, não da empresa em si.

Assim, o BDR permite que você, de certa forma, invista em empresas como Google, Facebook e Apple, por exemplo, a partir do momento em que ocorre a emissão de um certificado que representa as ações dessas empresas.

No entanto, ao adquirir o BDR dessas empresas, você não está adquirindo uma participação delas. Não se trata de um investimento no exterior, mas sim de um investimento aqui no Brasil, que representa uma empresa do exterior. 

Quem compra BDRs não compra as ações da empresa estrangeira, exatamente. Mas adquire títulos que representam essas ações. 

As instituições financeiras que emitem esses BDRs, chamadas de instituições depositárias, precisam estar reguladas e garantir que os BDRs estejam, de fato, lastreados em ações reais daquela empresa estrangeira.

COMO INVESTIR EM AÇÕES BDR?

Para investir em BDR, basta seguir o mesmo processo das ações e procurar uma corretora ou banco que possa fazer as compras dos valores mobiliários para você. 

Considere ainda que, no caso das BDRs, trata-se de um tipo de investimento que traz várias vantagens a quem investe, porque permite:

  • a diversificação da carteira de investimentos, com valores atrelados às empresas que não estão na Bolsa de valores brasileira;

  • a possibilidade de investimento sem que haja a burocracia estrangeira, com necessidade, por exemplo, de abertura de conta no exterior ou de regulações de um outro mercado;

  • a opção de não pagar custos internacionais, já que a operação ocorre toda no Brasil;

  • a liquidação dos valores ser feita em real, a sua moeda.

COMO DECLARAR O BDR NO IMPOSTO DE RENDA?

A forma de declarar BDR no Imposto de Renda é bem parecida com a declaração de ações. Basicamente, para fazer a declaração de BDR, o investidor precisa seguir o seguinte passo a passo:

  • primeiro, selecionar a ficha “Bens e Direitos”;

  • depois, selecionar o grupo “04 – Aplicações e Investimentos”;

  • em seguida, selecionar o código “04 – Ativos negociados em Bolsa no Brasil”.

Você ainda deve, na opção "Discriminação", informar o nome da empresa emissora do BDR, assim como o código dos papéis na Bolsa.

Você também precisa informar qual a quantidade de BDRs que tinha no último dia do ano-base. No caso do Imposto de Renda de 2022, por exemplo, até o dia 31 de dezembro de 2021. 

Por fim, informe ainda se você vendeu parte dos BDRs ao longo do ano-base. Assim, você consegue declarar o saldo das aplicações BDR no final do ano-base do Imposto de Renda. 

Outra sigla interessante é NFT, o Non-Fungible Token. Conheça mais sobre ele neste artigo!