O que você vai ler neste artigo:

O PIX entra em vigor apenas no dia 16 novembro, mas o cadastro das chaves já está disponível. Por isso, é bom ficar de olho em alguns cuidados que precisam ser tomados desde já. 


Se você observar os golpes mais comuns na internet, o que criminosos normalmente tentam fazer é roubar dados. No caso do PIX, o mais lógico é que eles tentem roubar essa chave que você cadastrou. Mas pra quê? Para se passar por você e tentar fazer um PIX da sua conta para uma conta dele — ou de um “laranja”.

O que isto significa? Que basta você tomar alguns cuidados essenciais não cair em nenhuma furada:

1. Realize seu cadastro PIX apenas por meio dos canais oficiais dos bancos. O cadastro dessas chaves PIX só pode ser feito se você tiver feito login no aplicativo do banco em que você tem conta. O Banco Central diz que o cadastro do número de telefone ou de e-mail depende de uma validação. Você receberá, por exemplo, um código via SMS ou um e-mail que terá de ser digitado no aplicativo ou site do banco.

2. O Banco Central proíbe que o registro de chaves seja feito por telefone. Portanto, se qualquer pessoa telefonar, mandar WhatsApp ou fizer contato por outro meio oferecendo ajuda para cadastrar a sua chave PIX, não acredite. Você faz sempre tudo sozinho.

3. Não repasse a ninguém informação que vier por SMS ou QR Code que vier do banco na hora de autenticar uma operação. Aquela informação veio para você. Se tiver dúvida, ligue para o banco.
4. Cadastre senhas consideradas “fortes”. Ou seja, evite senhas óbvias, como “123456” ou seu nome, sobrenome, data de nascimento ou de casamento. Senhas extensas que misturam letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais dificultam a vida dos invasores.

5. Vá até o site ou aplicativo oficial do seu Banco para efetuar uma operação. Além disso, nunca acesse links ou anexos de e-mails suspeitos e mantenha o sistema operacional (Android,  iOS e afins) do seu smartphone sempre atualizado. 

6. Depois que já tiver cadastrado as chaves, a partir de 16 de novembro você poderá fazer PIX para enviar ou receber dinheiro. Mas evite fazer isso de redes de wi-fi públicas, como shopping centers, aeroportos, prédios públicos, escolas e outros lugares onde muita gente se conecta. Se estiver na rua, prefira o seu 4G, que é mais seguro. Criminosos podem usar redes públicas para roubar dados. Já explicamos isso num post em que falamos sobre compra online. Vale o mesmo para PIX!

7. Mantenha os aplicativos do banco sempre atualizados. Os desenvolvedores dos apps aumentam o nível de segurança de tempos em tempos e você só terá acesso à última versão, que é a mais protegida, se atualizar seus apps regularmente.