O que você vai ler neste artigo:

Como economizar no casamento? Confira as dicas para gastar pouco e fazer uma grande festa

Veja como dizer “sim” para a economia e organizar uma cerimônia que cabe no seu bolso

ARTIGOS

 • 

13min. de leitura

 • 

11.02.2022

 

controle
seus gastos

PorRedacao | Millena PAN

Ter uma festa de casamento é um sonho que muitas pessoas almejam alcançar. Embora esse seja um tipo de evento que demande muita organização, paciência e planejamento financeiro, é possível aproveitar dicas de como economizar no casamento  para que ele não saia do controle e atrapalhe o seu orçamento.

Se você está se preparando para dizer “sim” em breve, então vamos te ajudar a arrasar na organização e ainda poupar uma graninha.

COMO ECONOMIZAR NO CASAMENTO? 

Independentemente do seu orçamento ou tamanho do casamento que você pretende planejar, tirar todas as ideias e sonhos do papel é um desafio. 

O primeiro passo, após decidir se casar, é entender qual é o tipo de festa que você e seu amor querem realizar. Existem casamentos pequenos, de médio porte e aqueles com 150 convidados ou mais. 

Após decidirem o tamanho do evento, é importante montar um planejamento financeiro para entender como o casamento vai impactar nas finanças, principalmente quando falamos em despesas mensais. 

Lembre-se: não será apenas o aluguel do espaço, você precisará pagar alguns fornecedores extras, como fotógrafo, DJ, orquestra, entre outros. 

Tenha em mente que “quem pesquisa economiza”. Por isso, compare preços entre fornecedores, o tipo de serviço oferecido e vá encaixando esses valores em seu controle de gastos. 

Outro ponto importante para que o casamento não fique mais caro do que o esperado é criar uma reserva de emergência para cobrir os pequenos imprevistos que podem aparecer pelo caminho.

Reserve um momento para conversar com seu amor sobre o orçamento e o quanto pretendem gastar com cada etapa. A maior parte dos contratos que serão fechados para esse momento devem estar 100% quitados pelo menos um mês antes de vocês pisarem no altar. 

Definam as prioridades, o que deverá ser contratado primeiro, o tipo de lugar que acontecerá a festa e a cerimônia, como será a decoração, o que esperam para a comida e bebida no grande dia etc. 

Essa primeira etapa pode ser mais chatinha, porém é muito importante para quem quer economizar.

 7 DICAS DE COMO FAZER UM CASAMENTO LINDO E BARATO

Para te ajudar nessa missão de casar sem estourar o orçamento, a youtuber Patrícia Ramos gravou esse vídeo para o canal Pra Fazer Mais, do Banco PAN no YouTube, em que dá algumas dicas para economizar nos preparativos: 

 

Nós também preparamos uma lista com 7 dicas para te mostrar como economizar no casamento e ter a festa dos seus sonhos. Confira abaixo!

  1. Comece pela lista de convidados

O número de pessoas que vocês desejam convidar vai impactar diretamente no valor final do casamento. Os contratos com buffets, bar e, até mesmo, fotógrafos, são feitos “por cabeça”. Isso significa que não dá para convidar “por educação” nesse momento. 

Priorizem as pessoas que estão mais próximas e que fizeram parte da história do casal. É claro, por ser um momento de muita felicidade, é normal desejar compartilhá-lo com o maior número de pessoas possível, mas para quem deseja dar uma economizada é importante ter um pouco de discernimento.

Essa é uma etapa difícil, sempre aparece alguém que você gostaria muito de convidar, mas, assim como em alguns reality shows, aposte no critério afinidade para selecionar o convidado.

Uma dica é construir duas listas paralelas: a primeira com os convidados oficiais e a segunda com algumas pessoas “reserva”. Se alguém da primeira lista declinar o convite, você pode puxar pessoas na segunda lista para preencher. 

Aliás, é importante convidar quem realmente vai comparecer. Como os serviços são cobrados por valor unitário, se você fechar para 100 pessoas e no dia 30 pessoas faltarem, o valor cobrado ainda será o completo. Por isso, a etapa da lista deve estar nos primeiros momentos.  

Para evitar ficar no prejuízo, uma alternativa é criar um site para o casal. Nele é possível colocar um pouco sobre a história dos dois, falar sobre os padrinhos, colocar os presentes que gostariam de ganhar e pedir para os convidados confirmarem a presença. Assim você terá uma ideia concreta de quem realmente vai comparecer. 

  1. Defina prioridades 

dois homens estão sentados lado a lado realizando um planejamento. O da direita, um homem negro, está sorrindo e digitando em um notebook. O da direita, um homem branco, anota informações em um pedaço de papel.

Como falamos acima, existem diversos formatos de casamento. Sendo assim, é importante definir as prioridades para o dia. 

Por exemplo: fotografia e filmagem são itens importantes para vocês? Se a resposta for sim, então este item precisa estar no topo da lista de prioridades, já que este tipo de serviço precisa ser agendado com bastante antecedência. 

Quando o assunto é bar, vocês fazem questão de ter drinks e destilados no cardápio ou só a boa e velha cervejinha já é o suficiente? Isso também vai impactar diretamente no valor final do casamento. 

Para começar, definam 5 itens prioritários para concentrar a maior parte do orçamento disponível para o evento. Assim ficará mais fácil controlar o valor final gasto. 

  1. Escolha o local ideal

Algumas pessoas têm o sonho de casar na igreja. Já outras não fazem muita questão. Por isso, esse tópico precisa ser discutido no início do planejamento. 

Quem deseja casar na igreja precisa pensar que o local é cobrado à parte, além de ser necessária uma decoração específica para esse momento. 

Sendo assim, se você procurar por um lugar que possibilite a realização da cerimônia e da festa, irá pagar menos no quesito decoração. 

Outro ponto a ser considerado é que existem locais que oferecem o serviço completo e isso pode ser um grande diferencial para quem quer economizar. 

Se a sua ideia é realizar a cerimônia e a festa no mesmo lugar, veja se ele oferece alguns serviços, como: buffet, decoração, equipe, assessoria, DJ, iluminação, bar e gerador de emergência. Acredite, esse último é necessário para a realização do evento e se você fechar por fora pode sair bem mais caro, uma vez que é comum as empresas cobrarem pela hora/diesel.  

Se você decidir fechar todos esses serviços à parte, pode ser que o valor fique mais alto do que o esperado. 

  1. Como economizar no convite

O convite pode ser uma grande despesa na hora dos preparativos para o casamento. Como é necessário enviá-lo para algumas pessoas com bastante antecedência, principalmente se em sua lista tiver convidados que moram longe do local da festa, é preciso pensar na melhor forma para imprimir todos sem gastar uma fortuna com isso. 

Embora seja algo que você queira caprichar na apresentação, é bom sempre ter em mente que o convite é algo praticamente descartável. As pessoas ficarão felizes ao receber, mas normalmente não costumam levar o papel no dia da cerimônia. 

Por isso, é possível pensar em estratégias que deixem sua produção mais em conta. Se for mandar imprimir com alguma empresa, faça uma cotação e veja qual é o valor mais em conta para a quantidade que você necessita. 

Além disso, também é possível optar por convites online e enviar para todos via e-mail (o que também vai baratear o custo de locomoção para entregá-los pessoalmente). Se quiser soltar o seu lado criativo, procure criar a arte do convite em casa para economizar na contratação de um profissional.

Se quiser colocar na ponta do lápis, veja preços de impressoras que tenham uma boa qualidade de impressão e imprima todos os convites em casa. 

Ah! É importante saber que os gastos com papelaria não serão apenas dos convites. Se for o caso da sua festa, será necessário também elaborar e imprimir os menus, indicação de mesa e qualquer outro item que seja extra. Então, quanto mais conseguir internalizar esses serviços, mais irá economizar. 

  1. Como economizar no buffet 

Quando chegar o momento de cotar o preço do que você irá servir em seu casamento, avalie as opções de cardápio e veja se é possível escolher a mais barata. 

Servir uma boa comida é algo importante, contudo, não é necessário pagar pelo menu mais caro. Buffet de massas costumam ser mais em conta e podem ser até mais inclusivos, para incluir opções para quem é vegano, por exemplo. 

  1. Lembrancinhas

Se você está pensando em entregar algo artesanal para seus convidados é importante se programar para não se atrapalhar com o prazo. Pesquise opções que sejam viáveis ao seu bolso e faça testes para entender se será fácil de produzir em grande escala. 

Caso não queira se arriscar na produção, lembrancinhas comestíveis são sempre uma ótima opção. Bem-casados são os mais populares entre os noivos de plantão e dá para encontrar fornecedores que sejam caprichosos e não cobrem tão caro. 

  1. Escolha o melhor dia

Um casal hétero em sua cerimônia de casamento. Eles estão virados um para o outro e ao fundo aparece uma terceira pessoa celebrando o casamento

Sabia que existe variação de preço de acordo com o dia e o horário escolhido para a cerimônia e festa? 

Para economizar, estude a possibilidade de realizar o seu casamento em um dia com menos procura, como domingo, e em horários menos “convencionais”, como durante o almoço, por exemplo.

 

Depois de planejar o seu casamento, será o momento de escolher o melhor destino para curtir a tão merecida lua de mel. Veja aqui algumas dicas para conseguir planejar viagens mais baratas e curtir o seu descanso com mais economia e tranquilidade.

 

PALAVRAS-CHAVE

ARTIGOSCONTROLE SEUS GASTOSSEU BOLSOVÍDEOS

 

Política de PrivacidadeCookies que utilizamos

MAPA DO SITE: