Descubra como aprender um novo idioma do zero e de graça

Não importa o idioma que você quer aprender: dá pra fazer isso de graça com alguns hábitos e ferramentas

Renda
Extra
Por Redacao PAN

Quem está sem grana também consegue aprender uma nova língua. Hoje em dia, existem muitas formas de aprendizado além das tradicionais, por isso tem como aprender um novo idioma sem gastar nem um centavo.

É claro que ajuda bastante ter aulas particulares ou mesmo fazer um intercâmbio, sendo que esse último exemplo demanda bastante organização, compromisso, foco e também a criação de uma meta financeira para custear a viagem e a estadia em outro país.

Mas quem ainda precisa organizar o orçamento para dar esse passo pode ir aprendendo outra língua de graça. Com celular à mão e disposição para o conhecimento, é possível avançar no aprendizado de qualquer idioma.

Por que aprender um idioma?

Saber outras línguas é importante pelos mais diferentes motivos:

  • Saber um segundo idioma, como inglês ou espanhol, pode ser um bom diferencial para destacar seu currículo e no mercado de trabalho;

  • Ainda no campo profissional, falar outras línguas faz com que você se destaque em uma empresa em diversas situações, como em reuniões com pessoas de outros países, por exemplo;

  • O aprendizado de outra língua pode ajudar em situações inesperadas, como ao encontrar um estrangeiro na rua ou em uma viagem de lazer no futuro;

  • Aprender algo novo permite manter o cérebro em atividade e ajuda no desenvolvimento de habilidades, de acordo com pesquisas científicas;

  • O novo idioma pode abrir portas para conhecer novas culturas diferentes da nossa.

Como aprender um novo idioma sem gastar nada 

foto de um homem sorrindo enquanto usa celular com fones de ouvido para aprender um novo idioma. O homem é branco, tem cabelo e barba pretos e usa blusa branca e camiseta vermelha. Ao fundo, parede verde desfocada.

  1. Use aplicativos de ensino

Alguns apps ajudam a aprender um novo idioma e são bons aliados para adquirir conhecimento de um jeito divertido e sempre ao alcance da mão. 

Entre os mais conhecidos, estão o Duolingo (disponível na App Store e Google Play Store) e o Cake (também disponível para iOS e Android), que têm versões gratuitas e pagas.

Esses e outros apps ajudam a escrever, compreender, ler e falar novos idiomas de diferentes formas, o que facilita aprender um novo idioma.

  1. Consuma conteúdo no idioma estrangeiro

Para absorver o novo idioma, é fundamental consumir o máximo de conteúdos na nova língua, principalmente em meio à sua rotina.

Assistir séries e vídeos na internet, ouvir músicas e podcasts, seguir páginas em redes sociais e acompanhar portais de notícias na língua estrangeira que você quer aprender são formas de aprender um idioma sem gastar nada.

  1. Acesse sites de bate-papo

Conversas virtuais com pessoas de outros países é uma outra maneira de aprender idiomas. Existem sites como o Omegle, nos quais é possível conversar por texto ou vídeo com qualquer pessoa, não importa a localidade, totalmente de graça.

Também dá para fazer isso nas redes sociais, em comentários de publicações de páginas estrangeiras. Além de ler o que os seguidores de outras regiões estão escrevendo, é possível interagir respondendo esses comentários.

  1. Sempre tenha um dicionário perto

Ter um dicionário por perto ajuda a sempre consultar o significado de uma palavra nova em outro idioma que você ouviu ou leu por aí.

Se não tiver um dicionário físico, é possível buscar por aplicativos que tenham a mesma função ou usar recursos que estão pré-instalados no celular ou disponíveis na internet. 

O Google Translate é uma opção, porém é bom tomar cuidado com traduções literais que a ferramenta faz e que podem ter significado diferente do original.

  1. Mude o idioma do celular e do computador

Como o computador e o celular são itens usados diariamente por quase todo mundo, facilita o aprendizado de um novo idioma usar esses aparelhos na língua que você quer aprender.

Por exemplo, se você quer aprender inglês, configure o seu celular para esse idioma. Com isso, você entrará em contato com novas palavras na língua durante o uso habitual do celular.

Caso fique em dúvida sobre como achar uma função ou configuração do celular, tente buscar a palavra ou frase na internet ou dicionário.

  1. Escreva palavras, frases e significados 

foto de um homem sorrindo enquanto escreve em caderno apoiado em mesa de centro branca, sentado em sofá cinza. O homem é negro, usa tranças e barba preta, óculos e veste camiseta marrom.

Sempre que puder, anote e escreva frases, palavras novas e outros textos. Usar papel e caneta pode auxiliar na memorização dos novos significados do idioma que você está aprendendo.

Além disso, as anotações ajudam a não esquecer aquela palavra desconhecida que aparece em uma música, filme ou outro conteúdo que você está consumindo. Sempre que isso acontecer, anote a palavra e busque o significado e exemplos de uso depois.

  1. Converse com alguém ou em grupos

Amigos, familiares, colegas e outras pessoas próximas podem ser boas aliadas na hora de aprender um novo idioma de graça. Inclusive, elas também podem querer aprender o mesmo idioma ou conhecerem mais sobre a língua e te ajudar nesse aprendizado.

Ao mesmo tempo, ter proximidade com alguém ajuda a diminuir o receio de errar, principalmente na hora de praticar a fala e a compreensão.

  1. Não tenha medo nem vergonha

É normal ter um pouco de vergonha ou medo de errar na hora de aprender uma nova língua, mas ninguém nasceu sabendo, não é mesmo? O mais importante é se dedicar para adquirir esse conhecimento, e quanto mais você praticar, melhor.

Caso esteja conversando com alguém que sabe mais do idioma do que você e a pessoa falar algo que você não sabe, pergunte o significado da palavra ou frase, pois isso ajuda no aprendizado.

  1. Faça algo relacionado ao idioma todos os dias 

foto de uma mulher cantando na sala de estar de casa. Ela é branca tem cabelo preto preso para trás, usa camisa cinza e fones de ouvido grandes, além de escova de cabelo no lugar do microfone. Ao fundo, prateleira com itens de casa e parede cinza. Em cima da imagem, estão dois ícones cinzas e azuis, um simbolizando música e outro tradução.

É importante praticar algo relacionado à nova língua todos os dias, o máximo possível, pois a exposição ao idioma facilita a memorização e aprendizado. Isso só reforça a dica de consumir conteúdos diferentes no idioma que você quer aprender.

Logo, sempre que puder, leia, ouça e fale na nova língua, usando o celular, computador e qualquer outra chance de entrar em contato com o idioma.

Além de aprender um novo idioma sem gastar nada, que tal fazer cursos gratuitos? Veja opções para melhorar o seu currículo!