Cursos gratuitos online para melhorar o seu currículo

Confira cursos que podem te ajudar a deixar o currículo ainda mais competitivo

Renda
Extra
Por Redacao PAN

  

Investir um tempo no aprendizado traz boas recompensas. Quem se mantém em constante atualização adquire novas habilidades e deixa o currículo muito mais atrativo ao mercado de trabalho. E é possível fazer bons cursos gratuitos online para melhorar seu currículo.

No último ano, por causa do isolamento social, os cursos online se tornaram uma opção para quem quer aprender. A diversidade de temas e flexibilidade são algumas das características que tornam os estudos online mais atrativos.  

Além disso, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) informou, em um recente levantamento, que apenas em 2020 o Brasil contou com 7,1 milhões de vagas de EAD, contra 6,3 milhões para cursos presenciais. 

Como encontrar o curso ideal? 

Mulher vestindo uma camiseta com listras pretas e brancas está sentada em um sofá, segurando um celular e olhando para a tela. 

Com tantas opções disponíveis, pode ser difícil saber qual é o melhor curso para ampliar o seu conhecimento. É necessário escolher aquele que traga benefícios para o seu campo de atuação. Uma boa forma de começar é encontrar cursos que complementam aquilo que você já faz. 

Outro ponto importante é que você pode fazer um planejamento de carreira e traçar metas. Por exemplo: 

  • Onde você está? 

  • Onde gostaria de chegar? 

  • O que é necessário para alcançar seu objetivo?  

Encontre as vagas disponíveis para o emprego que você deseja e entenda quais são as qualificações exigidas. Assim, ficará mais fácil selecionar o curso ideal e alcançar seus objetivos com maior facilidade. 

A importância de um certificado de conclusão 

O certificado de conclusão do curso comprova que você finalizou a etapa de estudos e agora possui aquela habilidade. 

Aliás, algumas empresas dão preferência a profissionais que podem comprovar a qualificação, principalmente para vagas mais técnicas ou posições que exigem um nível de conhecimento maior. 

Por isso, é importante que você verifique se o curso oferece um certificado de conclusão para comprovar que está apto a cumprir aquela função. 

Como ter foco nos estudos em casa?

Estudar em casa é um desafio que exige muita disciplina e dedicação por parte do aluno. É importante criar uma rotina para não atrapalhar os estudos, bem como encontrar um espaço tranquilo e confortável onde seja possível colocar a cabeça para pensar sem interrupções. 

Confira algumas dicas que podem te ajudar na hora de iniciar os seus estudos. 

  • Defina um horário para realizar os seus estudos

Muitos cursos são feitos de aulas pré-gravadas. Isso ajuda na organização do período de estudo. Veja qual é o melhor horário para se dedicar. 

  • Encontre um lugar tranquilo para estudar

É importante encontrar um local que seja adequado para se concentrar no estudo. Ele deve ser preferencialmente confortável e bem iluminado. 

  • Combine com quem mora com você

Mesmo que sua casa não tenha um cômodo em que você possa ficar isolado para estudar, dá para buscar um ambiente mais próprio. Combine com as pessoas que moram com você que determinado horário é o seu momento de estudo. 

  • Perceba tudo o que pode tirar a sua atenção 

Evite ficar olhando no celular. Não abra sites que não estejam relacionados à aula, como redes sociais ou portais de notícias. Pense que você está fazendo um investimento para a sua carreira. Quanto mais proveito tirar do curso, mais agregará ao seu currículo. 

Cursos gratuitos online para melhorar o currículo

Pessoa de costas com um fone de ouvido, sentada em frente a um computador assistindo aulas online. Ela anota algumas informações em um caderno.

Existem diversas instituições que oferecem cursos gratuitos online. Abaixo segue uma seleção que pode te ajudar na procura. 

No site do Sebrae existem diversos cursos que valem a pena conferir, como Planejamento Estratégico para Empreendedores, Marketing Digital e Customer Success: como conquistar e manter clientes. 

Todos são gratuitos, focados no sucesso profissional e oferecem certificado de conclusão. 

A FGV fez uma seleção de cursos gratuitos e 100% online que atendem diversas áreas, como Administração, Finanças, Economia, Negócios e muito mais. 

A instituição não oferece certificado de conclusão dos cursos gratuitos, mas, caso você obtenha uma nota superior a 7 no teste final, é possível imprimir uma declaração que comprova a sua participação no curso. 

Uma das instituições de ensino mais tradicionais do país, o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) oferece diversos cursos gratuitos online para realizar em casa e que incluem certificação. Os cursos são voltados para as áreas de comunicação, finanças, logística, tecnologia, vestuário e muitos outros. 

A Plataforma de aprendizado da Microsoft oferece diversos cursos com certificado, voltados à área da tecnologia. Aqui é preciso fazer uma busca um pouco mais minuciosa, já que existem alguns cursos que são em inglês e outros em português.  

Uma das principais instituições de ensino voltadas a propaganda e marketing, a ESPM oferece aulas online, de no máximo 2 horas de duração, sobre diversos temas ligados a vendas, tecnologia, marca e comunicação. 

Todas são gravadas e podem ser assistidas a qualquer momento, porém, você só receberá o certificado se acompanhar a aula online. No site é possível conferir a disponibilidade das aulas.  

A plataforma pertence à Universidade Federal do Rio Grande do Sul e oferece mais de 50 cursos online e com certificado, nas áreas de humanas, exatas e tecnológicas.  

A Universidade de São Paulo oferece diversos cursos por meio da plataforma Coursera. Aqui você encontra diversas modalidades de cursos gratuitos com certificado, além de muitos outros que são pagos, mas permitem assistir às aulas como ouvinte. 

Importante: ao participar como ouvinte, não é possível retirar o certificado de conclusão ou realizar as atividades.

Agora que você já sabe como encontrar cursos gratuitos online para melhorar o seu currículo, saiba o que os sites especializados sugerem que você faça se está procurando emprego.