A conta digital é segura? Criptografia e dados ajudam na confiabilidade

Veja por que você não precisa se preocupar com a segurança de uma conta digital

Controle
Seus Gastos
Por Redacao PAN

 

As contas digitais são aquelas que podem ser abertas e utilizadas sem precisar de agência física, gerente, tarifas e outros itens que estão presentes nas contas bancárias tradicionais. Mas a conta digital é segura? Dá para deixar dinheiro nela sem medo?

Muita gente ainda tem essa dúvida. Afinal, dinheiro é coisa séria e todo cuidado é importante. Ninguém quer colocar dinheiro em nenhum lugar que possa ser invadido e, assim, perder toda a grana que estava guardada, certo?

Com a popularização das contas digitais, mais brasileiros estão querendo aderir ao formato 100% digital. De acordo com uma pesquisa da empresa Fico, realizada entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021, 65% dos brasileiros estavam mais dispostos a abrir uma conta bancária de forma online do que um ano antes. 

O mesmo estudo mostrou que 36% dos entrevistados no Brasil estavam menos dispostos a abrir uma conta em uma agência do que um ano antes. Segundo a Fico, essa maior disposição para contas digitais foi acelerada pela pandemia.

Por isso, a gente vai explicar se a conta digital é segura, por que seu dinheiro está bem guardado em contas assim e, também, as precauções que qualquer pessoa, com conta digital ou tradicional, precisa tomar para não facilitar a ação de criminosos.

Será que a conta digital é segura?

foto de mulher olhando concentrada para notebook, com ambiente externo ao fundo. A mulher é negra, tem cabelo cacheado solto e usa camiseta amarela

Quem já possui conta digital ou quem ainda deseja abrir uma pode ficar tranquilo: as contas digitais são seguras. Mesmo que elas sejam opções menos burocráticas e de fácil acesso, com aplicativos ou pela internet, elas são alternativas seguras de conta.

Primeiro porque os bancos digitais também são supervisionados pelo Banco Central (BACEN), assim como acontece com os bancos tradicionais. Ou seja: tanto as contas digitais quanto as tradicionais precisam obedecer às regras do BACEN.

O Conselho Monetário Nacional (CMN) é outra entidade pública que estabelece determinações para que os bancos mantenham as contas dos clientes seguras, não importa se são digitais ou tradicionais. Os bancos devem ter políticas de segurança cibernética.

A conta digital também tem recursos eletrônicos de segurança. Como a criptografia por exemplo, que faz com que informações bancárias sejam codificadas e impeçam a leitura ou uso dos dados de clientes ou de transações financeiras por parte de criminosos.

Além disso, existem tecnologias que funcionam apenas com a autorização do dispositivo ou reconhecimento facial para usar a conta. Por exemplo: pelo aplicativo no celular, você só libera uma transferência usando a digital de desbloqueio do aparelho ou a função de reconhecimento facial dele.

Sem contar que o acesso e a permissão para transações em contas digitais também exige senha. Logo, só o titular da conta pode liberar envio de dinheiro ou realização de pagamentos, mesmo que use o celular ou o site do banco no qual tem conta digital.

Bancos investem em segurança

foto de mãos digitando em notebook, com ilustrações que simbolizam que a conta digital é segura

Ao mesmo tempo, os bancos também precisam seguir uma série de regras de proteção do dinheiro da conta dos clientes e de seus dados. A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) traz exigências para que as instituições continuem protegendo as informações dos clientes.

Segundo a pesquisa FEBRABAN de Tecnologia, os bancos têm aumentado os investimentos em tecnologia bancária. Em 2020, foram investidos R$ 25,7 bilhões nesse setor. Além disso, 10% desse valor vai para cibersegurança.

Dessa forma, todos podem utilizar canais digitais para realizar suas transações, afinal as instituições têm investido pesado para proteger ainda mais o sistema bancário. Com isso, dá para usar a conta digital de forma segura.

Inclusive, acessar a conta e fazer transações digitalmente pode ser mais seguro do que pelo método tradicional. Por exemplo: você não precisa manusear dinheiro em papel para pagar contas ou ir ao banco. Isso evita que alguém roube você na rua.

Em vez de correr riscos ao sacar dinheiro e levar para uma agência bancária para pagar uma conta, você pode fazer tudo isso de forma segura e prática pelo aplicativo de celular ou site do banco digital.

Outros cuidados de segurança

foto de mãos de mulher colocando dedo para biometria em celular, com ambiente externo ao fundo

Mesmo sabendo que a conta digital é segura, é fundamental tomar precauções que vão aumentar ainda mais a proteção do seu dinheiro:

  • Nunca repasse ou informe suas senhas bancárias para ninguém;

  • Não deixe a tela do seu celular ou computador desbloqueada quando não estiver usando os aparelhos; dessa forma, fica mais difícil de alguém conseguir acessar o app/site da sua conta;

  • Utilize recursos como biometria e reconhecimento facial, além das senhas numéricas, para acesso às contas e para finalizar transações;

  • Não deixe que ninguém manuseie o seu celular, principalmente se você estiver utilizando o aplicativo do banco no momento;

  • Tome muito cuidado com golpes realizados por aplicativos de mensagens, como o golpe do WhatsApp;

  • Ao abrir sua conta digital, observe se o site ou aplicativo são realmente do banco no qual você deseja criar o seu cadastro. Existem métodos para saber se um site é seguro;

  • Mantenha o aplicativo da conta digital atualizado. Sempre que aparecerem mensagens pedindo para você atualizar o app para uma nova versão, faça isso, pois os bancos sempre trabalham para trazer mais melhorias que aumentem a segurança dos correntistas. Não deixe de atualizar o app assim que for solicitado.

Quer uma conta Digital completa, 100% grátis e cheia de vantagens? Abra a sua no Conta Digital gratuita PAN!