O que você vai ler neste artigo:

Nova plataforma reúne em um só local tudo o que é preciso para abrir uma empresa

Convênio do Sebrae com diversos órgãos possibilitou criação da ferramenta, que prevê abrir uma empresa em até 10 minutos

ARTIGOS

 • 

5min. de leitura

 • 

17.12.2021

 

renda
extra

PorRedacao | Millena PAN

Empreendedores poderão formalizar a abertura de uma empresa num único site. A possibilidade decorre de uma iniciativa do Sebrae com o Ministério da Economia e os governos do Rio Grande do Sul e do Distrito Federal. 

A plataforma é a “Tudo Fácil Empresas”. Com ela, é possível criar um novo CNPJ em apenas 10 passos online, em menos de 10 minutos.

Essa novidade já está disponível no Rio Grande do Sul. No Distrito Federal, estará liberada a partir da próxima segunda-feira (20). A iniciativa deve alcançar todos os outros estados do país a partir do ano que vem.  

Para conseguir abrir uma empresa por meio do novo serviço, o empreendedor deve preencher um formulário. Ao ser aprovado, receberá todos os documentos necessários para começar a funcionar: 

  • viabilidade de endereço

  • cartão CNPJ

  • inscrição tributária estadual/municipal

  • alvará de funcionamento

  • licenças ambientais e dos Bombeiros

A novidade é destinada às empresas que exercem atividades de baixo risco, público formado em geral por micro e pequenos negócios.

Em texto que divulgou a iniciativa, o gerente de Políticas Públicas do Sebrae, Silas Santiago, destacou que o “Tudo Fácil Empresas” é um projeto que incentiva a desburocratização e reduz a informalidade, além de melhorar o ambiente de negócios. 

“A abertura de empresas, que durava em média 2 dias, vai ser ainda mais célere. As empresas nascem com todas as condições de funcionar, o que coloca o Brasil muito à frente de outros países, em termos de facilitação do empreendedorismo”, afirmou.

Já a presidente da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (Jucis-RS), Lauren Mombak, destacou que a novidade vai permitir a abertura de empresas, de forma gratuita e totalmente automatizada. 

“A última pesquisa GEM mostra que 66% dos empreendedores acham alto o custo para se formalizar, outros 58,4% acham o processo demorado e burocrático. Essa iniciativa vem para facilitar a vida dessas pessoas”, disse. 

PROJETO REDUZ TEMPO MÉDIO DE ABERTURA DE EMPRESAS PARA 2 DIAS

Numa outra iniciativa formalizada a partir da assinatura de um convênio entre o Sebrae e as juntas comerciais de 9 estados, o prazo médio de abertura de empresas no Brasil foi reduzido para menos de 2 dias (47 horas). 

Antes, a abertura de empresas de forma eletrônica no país levava uma média de 5 dias e 9 horas.

Assim, o tempo médio de abertura de negócios despencou para quase 1/3 do tempo que era gasto pelos empreendedores em janeiro de 2019.

Chamado Empreendedor Digital, o projeto dá mais agilidade para a abertura de empresas e facilita o uso das assinaturas eletrônicas avançadas concedidas pelo gov.br no registro empresarial. 

A solução foi disponibilizada para 9 juntas comerciais do Empreendedor Digital em março deste ano. Fazem parte do projeto as juntas dos seguintes estados: Ceará, Acre, Amazonas, Amapá, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Roraima.

PALAVRAS-CHAVE

ARTIGOSEMPREENDEDORISMORENDA EXTRA

 

Política de PrivacidadeCookies que utilizamos

MAPA DO SITE: