O que você vai ler neste artigo:

*Atualizado em 13.04.2022

Trabalhadores com abono salarial do PIS/Pasep “esquecido” já podem sacar os valores desde o dia 31 de março. 

A possibilidade vale para aqueles trabalhadores com direito ao abono salarial de exercícios anteriores a 2020.

Inicialmente, essas pessoas poderiam sacar o benefício já no dia 8 de fevereiro, junto com o calendário normal de pagamentos.

No entanto, com a mudança, os trabalhadores com direito a esse benefício de exercícios anteriores passaram a poder ter os valores só depois do final do calendário regular. 

Ao todo há cerca de 320 mil trabalhadores nessa situação. Eles deveriam ter pedido os valores do abono salarial até 30 de junho de 2021. Existem R$ 208,5 milhões esquecidos.

Vale lembrar que esse lote é diferente daquele liberado no dia 8 de fevereiro, referente ao ano-base de 2020.

Também no dia 31 de março foi liberada uma nova (e última) rodada de pagamentos do PIS. Está disponível para os beneficiários nascidos em dezembro. 

Já a última rodada de pagamentos do Pasep começou a ser feita no dia 24 de março.

Todos os pagamentos ocorrem até o dia 29 de dezembro, tendo sido eles liberados em fevereiro ou em março. O que muda é a data em que esses pagamentos se iniciam

COMO PEDIR O ABONO SALARIAL DE 2019 E ANTERIOR

O abono referente aos meses trabalhados em 2019 poderá ser pedido presencialmente, por telefone, por aplicativo ou por e-mail. 

Quem optar pelo saque presencial deve ir a uma das unidades de atendimento do Ministério do Trabalho e Previdência.

Numa dessas agências, a pessoa deve pedir a abertura de recurso administrativo para reenvio do valor à Caixa Econômica Federal, no caso do Programa de Integração Social (PIS), ou ao Banco do Brasil, no caso do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep).

O pedido também pode ser feito pela central Alô Trabalhador, no telefone 158. 

Também é possível fazer o procedimento, por e-mail, enviando o pedido de recurso administrativo para o endereço trabalho.uf@economia.gov.br. As letras “UF” devem ser trocadas pela sigla do estado onde o trabalhador habita.

A pedido ainda pode ser realizado pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital, disponível para celulares dos sistemas Android e iOS. 

QUEM TEM DIREITO AO ABONO SALARIAL?

Têm direito ao abono salarial aqueles trabalhadores que receberam, em média, até 2 salários mínimos mensais com carteira assinada e que exerceram atividade remunerada durante, pelo menos, 30 dias, no ano-base de pagamento.

Ainda é preciso estar inscrito no PIS-Pasep há pelo menos 5 anos e ter os dados atualizados pelo empregador na Rais (Relação Anual de Informações Sociais).

O PIS é destinado aos trabalhadores da iniciativa privada e é pago pela Caixa. Já o Pasep é pago a servidores públicos pelo Banco do Brasil.

O calendário de recebimento é feito de acordo com o mês de nascimento do beneficiário da iniciativa privada. Para servidores públicos, vale o número final da inscrição.

Ao todo, cerca de 23 milhões de trabalhadores têm direito ao abono salarial, sendo que 22 milhões recebem o PIS e 1 milhão recebem o Pasep.