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A CNC (Confederação Nacional do Comércio) fez uma pesquisa na qual aponta que headsets (fones de ouvido que costumam vir com microfone) e perfumes femininos estão entre os produtos com maior potencial de desconto na próxima Black Friday, que acontece na sexta-feira, dia 26 de novembro.

Para chegar à lista, a entidade explica que coletou, diariamente, mais de 2 mil preços de itens agrupados em 34 linhas de produtos ao longo dos últimos 40 dias encerrados em 16 de novembro.

Veja abaixo a lista de itens com maiores descontos nesta Black Friday, de acordo com o levantamento da CNC, com as variações que seus preços tiveram nos últimos 40 dias: 

  • Headsets: redução de 13%; 

  • Perfume feminino: redução de 10,4%; 

  • Creme hidratante: redução de 7,2%; 

  • Protetor solar e bronzeador: redução de 4,2%; e 

  • Caixas de som bluetooth: redução de 3,4%.

Na outra ponta, a confederação indicou que “dado o reajuste recente de preços, as chances de descontos efetivos em consoles de videogames e jogos eletrônicos são reduzidas”.

Para encontrar as melhores promoções nesse período, uma dica é usar os comparadores de preços, que mostram os valores dos produtos em diversos varejistas.

QUEDAS DE PREÇOS SERÃO MENORES POR CAUSA DA INFLAÇÃO  

No levantamento dos preços, a CNC constatou que  26% dos itens revelaram tendências de redução na Black Friday. É bem menos do que na véspera da mesma data em 2020, quando 46% dos itens apresentavam tendências de redução. 

O principal motivo apontado pela CNC para essa diferença é a inflação. Naquela época, a alta dos preços era de 3,9%. Atualmente, neste ano, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é a inflação oficial do país, acumula alta de 8,24%.

Como os preços estão subindo cada vez mais nos últimos meses, a chance de haver um desconto real por ocasião da Black Friday fica reduzida, de acordo com o economista da CNC responsável pela pesquisa, Fabio Bentes. 

“Um determinado produto que apresenta altas expressivas, superiores a 10%, por exemplo, no preço mínimo praticado durante as semanas que antecedem a Black Friday tende a apresentar um baixo potencial de desconto efetivo durante o evento promocional”, disse ele no texto publicado pela instituição.

SETORES QUE DEVEM SER DESTAQUE DE VENDAS NA BLACK FRIDAY

A Black Friday é, originalmente, uma data muito procurada por consumidores nos Estados Unidos em busca de ofertas vantajosas num mês que não é muito movimentado para o comércio. 

Já no Brasil, a adesão foi gradual. Começou em 2010, quando apenas os segmentos de móveis e eletrodomésticos, livrarias e papelarias e lojas de utilidades domésticas e eletroeletrônicos se envolviam. Depois, foi ganhando mais tração. 

A projeção da CNC para este ano é que só o segmento de móveis e eletrodomésticos, junto com eletroeletrônicos e utilidades domésticas, correspondam a mais da metade (51,2%) da movimentação financeira prevista para a data. 

Veja abaixo quanto cada setor deve movimentar na Black Friday, de acordo com a CNC: 

  • Móveis e eletrodomésticos: R$ 1,105 bilhão 

  • Eletroeletrônicos e utilidades domésticas: R$ 906,57 milhões

  • Hiper e supermercados: R$ 779,09 milhões

  • Vestuário, calçados e acessórios: R$ 693,12 milhões

Se você é empreendedor e pretende vender nesta Black Friday, confira dicas para ter sucesso nesta data!