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Diante da alta dos preços, consumidores brasileiros estão optando por trocar as marcas dos produtos para conseguir manter as compras nos supermercados

Essa foi a constatação de um levantamento feito pela Abras, a Associação Brasileira de Supermercados. E mais: esse comportamento, detectado em 2021, deve se manter como tendência neste ano.

O levantamento afirma que “o consumidor mudou muito durante o ano todo” e, desde a metade de 2021, “ficou com renda mais restrita”. A pesquisa ainda fala em inflação de dois dígitos para determinados produtos, como ovos e carne.

Apesar disso, o consumo nos lares brasileiros aumentou 3,04%, segundo a pesquisa, que contempla todos os formatos operados pelo setor supermercadista (lojas de vizinhança, minimercado, supermercado, hipermercado, atacarejo e e-commerce). 

De acordo com o vice-presidente Institucional da Abras, Marcio Milan, o resultado positivo vem do “esforço” do setor para entender o cenário econômico e as mudanças de hábito do consumidor. Ele deu a explicação num comunicado institucional.

A partir disso, o setor conseguir buscar “junto aos fornecedores opções de marcas, tamanhos de embalagens e, principalmente, fazer muita ação promocional no segundo semestre, para atender um consumidor com renda mais restrita”.

AUMENTO DE PREÇOS DOS PRODUTOS NOS SUPERMERCADOS
Foto mostra as mãos de uma pessoa segurando um tíquete de supermercado com o leitor do caixa da loja em desfoco ao fundo

A Abras também realiza mensalmente uma pesquisa de preços de 35 produtos “de largo consumo nos supermercados” , chamada de Cesta Abrasmercado, que inclui itens alimentícios, de limpeza, higiene e bebidas.

Esse conjunto de produtos terminou o ano de 2021 custando em média R$ 700,53, um aumento de 10,32% em relação ao valor constatado em dezembro de 2020.

Os itens dessa cesta com as maiores altas em 2021 foram café torrado e moído (66,62%), açúcar (39,90%), margarina cremosa (31,33%) extrato de tomate (28,37%) e frango congelado (27,92%).

Por outro lado, batata (-28,73%), arroz (-17,72%), pernil (-9,12%) e feijão (-2,47%) tiveram quedas no acumulado do ano e ajudaram a conter a alta geral dos preços.

Diante dessa alta de preços e da necessidade de adequar as compras ao orçamento, uma dica valiosa é fazer uma lista antes de ir ao supermercado. 

Veja nesse vídeo do canal Pra Fazer Mais, do Banco PAN no YouTube, dicas da Marivalda para elaborar a sua. E aproveite para dar umas risadas também!