O que você vai ler neste artigo:

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou nesta segunda-feira (5) um novo calendário para que aposentados e pensionistas realizem a prova de vida. As novas datas foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU).

O cronograma novo contempla os meses de janeiro a agosto de 2022 para quem tem que fazer a comprovação, respectivamente, de maio a julho de 2022. 

Veja abaixo o calendário. Ele traz a data limite em que as pessoas tinham que fazer a prova de vida e quando cada grupo pode ter o benefício suspenso se não fizer o procedimento.  

Infográfico mostra o calendário atualizado pelo INSS para comprovação da prova de vida e suspensão dos benefícios

No dia 1º de junho, o órgão voltou a bloquear benefícios para quem não fizer a prova de vida. A exigência do exame estava suspensa por causa da pandemia desde março de 2020. A comprovação é usada para evitar fraudes e pagamentos indevidos.

O que fazer se perder o prazo?

Quem perder o prazo terá que pedir a reativação do benefício. Isso pode ser feito no banco em que a pessoa recebe o pagamento. Lá, o beneficiário fará a comprovação e o pagamento será retomado imediatamente. 

Se o beneficiário tiver biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento de Trânsito (Detran), poderá fazer a comprovação de forma remota, pelo Meu INSS

Quem não conseguir fazer a prova de vida por nenhum dos meios acima deverá entrar em contato com a Central 135 para agendar atendimento em uma agência da Previdência Social. 

Vale lembrar que, se o pagamento for suspenso e a prova de vida não for realizada em 6 meses, o benefício será cessado. Neste caso, o segurado precisa pedir a reativação do benefício pelo Meu INSS.

Como fazer a prova de vida do INSS

Uma senhora com suéter amarelo sorri ao olhar para um celular que está em sua mão

O modelo tradicional de realização da prova de vida é presencial. Basta ir ao banco onde ocorre o pagamento. Na maioria das vezes, é possível fazer a comprovação direto num caixa eletrônico, para clientes com biometria cadastrada. Em último caso, basta falar com um gerente.

Segurados com biometria cadastrada no TSE e no Detran têm um procedimento ainda mais simples: podem fazer a comprovação pelo aplicativo do Meu INSS, sem precisar ir ao banco, por reconhecimento facial. 

O INSS também permite que a prova de vida seja feita em casa, com a visita de um funcionário do órgão, nos seguintes casos:

  • segurados de qualquer idade que não estejam em condições de se locomover;
  • todos os segurados maiores de 80 anos, com ou sem condições de se locomover.

Para o caso de segurados que não conseguem se locomover, é preciso ligar no número 135 ou acessar o Meu INSS para agendar a prova. Neste caso, também é necessário comprovar a condição de saúde com algum documento médico.

  • Leia também: INSS libera prova de vida por meio digital

O que fazer em caso de dúvidas

Vale lembrar que o INSS não entra em contato direto com o beneficiário para pedir qualquer informação para realizar a prova de vida. Ou seja, cuidado com os golpes. Não mande seus dados pessoais a ninguém.

Em caso de dúvidas, procure os canais de atendimento remoto, como a assistente virtual (chatbot Helô), no site gov.br/meuinss e no aplicativo do Meu INSS.