Afinal, muitas pessoas foram afetadas pela crise. Algumas oportunidades existem para quem precisa de uma renda a mais.
1. Produzir máscaras
Em muitas cidades, máscaras de proteção contra o coronavírus são obrigatórias. Para todas as outras, o uso delas é recomendado não apenas pelo Ministério da Saúde mas também pela Organização Mundial da Saúde. Ou seja, as pessoas vão precisar comprar. Por que não produzi-las em casa e vendê-las pela internet?É importante ter atenção especial aos custos que envolvem essa atividade. Você vai precisar de tecido e elásticos. Deve, então, calcular bem os custos para garantir que o lucro compense todo o trabalho.
Outro ponto importante é a qualidade do produto. O tipo de tecido e a qualidade do elástico precisam estar de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde, beleza?
Neste momento, a colaboração acaba sendo importante. Se você não tem uma máquina de costura, mas a vizinha tem, a ajuda pode ser bem-vinda. Por que gastar comprando uma se você pode pegar a máquina emprestada?
2. Vender o que você não usa mais
Outra ideia é vender coisas que você já não usa mais e que estão em bom estado. Isso ajuda não apenas a ganhar uma renda extra, mas também a fazer a famosa "limpa" na casa.É importante entender bem o funcionamento dos sites de compra e venda de itens usados — o sistema de pagamento e de logística, inclusive.
Talvez você nem precise de um site desses. Apenas tirando fotos e divulgando nas suas redes sociais e em grupos de amigos, você pode encontrar compradores.
3. Fazer entregas
Muitas pessoas estão pedindo comida por delivery porque a recomendação é não sair de casa, certo?Então, existe uma oportunidade para quem tem condição de oferecer serviço de entrega. Se este for o seu caso, procure saber em quais aplicativos é possível se cadastrar.
Ou, ainda, use o seu relacionamento com pessoas do seu bairro, condomínio ou cidade para atender aos pedidos das pessoas que você já conhece.
Claro, é muito importante fazer o trabalho com segurança, usando os equipamentos adequados e tomando os devidos cuidados tanto para não se envolver em acidentes quanto para se proteger da Covid-19. Isso envolve usar máscara, levar álcool gel e tomar todos os outros cuidados recomendados pela Organização Mundial da Saúde.
4. Vender marmitex
Muitas pessoas que estão em quarentena não sabem cozinhar. Você pode, então, oferecer a elas o marmitex.A atenção com a higiene é fundamental nesse caso porque estamos no meio da pandemia. Além disso, é importante entender o gosto do seu público para saber o que pode ser oferecido. Por exemplo, não adianta vender sushi se as pessoas da sua região preferem macarronada.
Invista um bom tempo no planejamento para não errar nos custos e prejudicar a sua margem de lucro.
5. Encontrar soluções criativas
Muitas pessoas vendem produtos ou serviços que são offline. Durante a pandemia, os negócios estão completamente parados.Então, é a hora de buscar soluções criativas pela internet. Imagine uma pessoa que produz bolos. Ela pode fazer, por exemplo, uma mentoria online ensinando pessoas a preparar sobremesas gostosas.
Talvez você consiga reunir um grupo de pessoas interessadas no seu conteúdo e transmitir o seu conhecimento.
O mesmo vale para outros profissionais, como personal trainers, por exemplo.