9 dicas para economizar água em tempos de crise

Em tempos de crise ou não, é importante economizar na conta para aliviar o bolso e também para ajudar o meio ambiente

Controle
Seus Gastos
Por Rodrigo Chiodi

 

*Texto atualizado em 18.10.2021

Entender como economizar água é importante não apenas do ponto de vista do meio ambiente, mas também para o bolso. É possível diminuir o valor da conta de água com cuidados que são pequenos, mas que fazem a diferença.

Mudar vários hábitos em relação ao consumo de água trazem mais economia e também ajudam a poupar esse recurso natural. Afinal, é preciso ter consciência para evitar desperdícios, já que podemos sofrer com períodos de seca.

Assim como dá pra economizar energia elétrica, é possível reduzir o consumo e, por consequência, o valor da sua conta de água. Basta adotar algumas medidas que são ótimas para a natureza e para o seu orçamento doméstico.

Quadro destaca trechos da lista numerada sobre como economizar água em tempos de crise

  1. Tome banhos mais rápidos

Evite ficar muito tempo no banho. De acordo com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), banhos de até 5 minutos são suficientes para limpar o corpo e ajudar na economia de água. Eles consomem 80 litros de água.

E veja a diferença: se o banho durar 15 minutos, o consumo pode chegar a 240 litros pra quem mora em apartamento, diz a Sabesp.

  1. Desligue o chuveiro para se ensaboar

Ainda no assunto banho, é importante desligar o chuveiro na hora de se ensaboar. Isso permite uma economia média de 90 litros no caso de casas e 162 litros em apartamentos no caso de banhos de até 5 minutos, afirma a companhia de saneamento paulista.

Fechar o registro ao se ensaboar e num banho de 5 minutos faz o consumo de água ser de apenas 80 litros em apartamento.

  1. Não deixe a torneira da pia aberta

Sempre que for fazer a barba ou escovar os dentes, feche a torneira. Use um copo com água para o enxágue, por exemplo.

Na primeira situação, é possível economizar até 11 litros de água se a barba for feita em 5 minutos, mantendo a torneira fechada.

Ao escovar os dentes, manter a torneira fechada ajuda a não gastar 11,5 litros em casa e 79 litros em apartamento. Além disso, uma escovação de 5 minutos com a torneira desperdiça 12 litros de água em casa.

  1. Aperte a descarga do banheiro pelo tempo necessário

A Sabesp lembra que não se deve usar o vaso sanitário para jogar papel higiênico, cigarro e outros itens. Isso porque existe o risco de atrapalhar o fluxo de água da descarga e, assim, ser preciso usar mais água para levar a sujeira embora.

Falando em dar descarga, aperte o botão apenas pelo tempo necessário. Afinal, cada vez que a descarga é acionada por 6 segundos vão embora entre 10 a 14 litros de água. Por isso, se sua descarga não for do modelo de caixa, que tem um limite de gasto, não pressione o botão por mais tempo que o necessário.

  1. Não lave nada com mangueira 

Vassoura é um item ótimo para quem deseja economizar água e pode substituir a mangueira. Caso precise de água para a limpeza, use um balde e pano. O ideal é usar a mangueira o mínimo possível, seja para lavar o quintal ou o carro, por exemplo.

No caso do automóvel, olha que diferença faz usar mangueira ou balde:

  • lavar o carro com balde de 10 litros vai consumir só 40 litros de água ao todo

  • já usar a mangueira por 30 minutos vai consumir 560 litros de água

A mesma coisa vale para limpar quintais ou calçadas. Segundo a Sabesp, usar a mangueira na limpeza de calçada faz serem desperdiçados 280 litros de água. Dá pra aproveitar a água da máquina de lavar para limpar a calçada ou quintal, por exemplo.

  1. Abra a torneira só para enxaguar a louça

Foto mostra uma pessoa lavando prato branco embaixo de torneira, em pia de cor marrom. Apenas os braços da pessoa aparecem.

Pior do que lavar uma pilha de louça é se surpreender com o valor da conta de água no fim do mês. Por isso, quando for lavar louça, mantenha a torneira fechada enquanto ensaboa os itens de cozinha. Fazer isso economiza 97 litros em casa e 273 litros em apartamentos.

O mesmo vale para quando for limpar frutas, verduras, legumes e outros alimentos: só abra a torneira para enxaguar a limpeza dos itens. 

  1. Use regador e dê água às plantas à noite ou ao amanhecer

Lembra de evitar o uso de mangueira? Na hora de regar as plantas, a regra continua valendo: use regador para isso. Além disso, é legal fazer a rega de manhã cedo ou à noite, principalmente durante o verão.

Isso porque dias de calor fazem com que a água evapore mais rapidamente, o que aumenta a necessidade de rega para a planta não morrer. Ao fazer isso nos períodos menos quentes do dia, a evaporação da água vai demorar mais para acontecer.

Além disso, na época de inverno ou em dias mais úmidos, é possível regar dia sim, dia não. Também vale conferir se o tipo de planta que você tem em casa exige rega diária, alternada ou mesmo semanal.

Segundo a Sabesp, usar regador ajuda a economizar 96 litros de água.

  1. Acumule roupa para colocar na máquina de lavar

Sempre acumule roupa suja para usar a máquina de lavar na sua capacidade total, ou o máximo possível. Afinal, os gastos em cada lavagem chegam a 135 litros de água em equipamentos com capacidade de 5 kg, segundo a companhia de saneamento paulista.

Tente usar a máquina no máximo 3 vezes por semana, e sempre para lavar toda a roupa de uma vez. O mesmo vale para o ferro de passar: junte bastante roupa para passar tudo junto, sem precisar deixar o eletrodoméstico esfriar.

  1. Veja se não há vazamentos

Foto mostra um encanador embaixo de pia consertando vazamento. O homem é branco, tem cabelo curto preto e usa camisa azul e calça cinza, e tem uma mala de ferramentas ao lado

Dê uma olhada na descarga, em válvulas, torneiras e encanamentos para encontrar possíveis vazamentos que estão fazendo a água ir embora. Vale olhar também a caixa d’água, registro de chuveiros e qualquer outro lugar que envolva o uso de água.

Se encontrar algum problema, procure especialistas em encanamentos para fazer reparos necessários que resolvem os vazamentos.

O humorista Igor Guimarães deu dicas de como mudar os hábitos no dia a dia nas áreas molhadas da sua casa.

 

 

Outro item que também preocupa quando a fatura chega é a conta de energia elétrica. Mas do mesmo jeito que tem como economizar água, é possível fazer o mesmo na conta de luz. Veja as dicas do setor elétrico para isso!