O que você vai ler neste artigo:

Entender como economizar água é importante não apenas do ponto de vista do meio ambiente, mas também para o bolso. É possível diminuir o valor da conta de água com cuidados que são pequenos, mas que fazem a diferença.

Mudar vários hábitos em relação ao consumo de água trazem mais economia e também ajudam a poupar esse recurso natural. Afinal, é preciso ter consciência para evitar desperdícios, já que podemos sofrer com períodos de seca.

Assim como dá pra economizar energia elétrica, é possível reduzir o consumo e, por consequência, o valor da sua conta de água. Basta adotar algumas medidas que são ótimas para a natureza e para o seu orçamento doméstico.

  1. TOME BANHOS MAIS RÁPIDOS

Evite ficar muito tempo no banho. De acordo com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), banhos de até 5 minutos são suficientes para limpar o corpo e ajudar na economia de água. Eles consomem 80 litros de água.

E veja a diferença: se o banho durar 15 minutos, o consumo pode chegar a 240 litros pra quem mora em apartamento, diz a Sabesp.

  1. DESLIGUE O CHUVEIRO PARA SE ENSABOAR

Ainda no assunto banho, é importante desligar o chuveiro na hora de se ensaboar. Isso permite uma economia média de 90 litros no caso de casas e 162 litros em apartamentos no caso de banhos de até 5 minutos, afirma a companhia de saneamento paulista.

Fechar o registro ao se ensaboar e num banho de 5 minutos faz o consumo de água ser de apenas 80 litros em apartamento.

  1. NÃO DEIXE A TORNEIRA DA PIA ABERTA

Sempre que for fazer a barba ou escovar os dentes, feche a torneira. Use um copo com água para o enxágue, por exemplo.

Na primeira situação, é possível economizar até 11 litros de água se a barba for feita em 5 minutos, mantendo a torneira fechada.

Ao escovar os dentes, manter a torneira fechada ajuda a não gastar 11,5 litros em casa e 79 litros em apartamento. Além disso, uma escovação de 5 minutos com a torneira desperdiça 12 litros de água em casa.

  1. APERTE A DESCARGA DO BANHEIRO PELO TEMPO NECESSÁRIO

A Sabesp lembra que não se deve usar o vaso sanitário para jogar papel higiênico, cigarro e outros itens. Isso porque existe o risco de atrapalhar o fluxo de água da descarga e, assim, ser preciso usar mais água para levar a sujeira embora.

Falando em dar descarga, aperte o botão apenas pelo tempo necessário. Afinal, cada vez que a descarga é acionada por 6 segundos vão embora entre 10 a 14 litros de água. Por isso, se sua descarga não for do modelo de caixa, que tem um limite de gasto, não pressione o botão por mais tempo que o necessário.

  1. NÃO LAVE NADA COM MANGUEIRA 

Vassoura é um item ótimo para quem deseja economizar água e pode substituir a mangueira. Caso precise de água para a limpeza, use um balde e pano. O ideal é usar a mangueira o mínimo possível, seja para lavar o quintal ou o carro, por exemplo.

No caso do automóvel, olha que diferença faz usar mangueira ou balde:

  • lavar o carro com balde de 10 litros vai consumir só 40 litros de água ao todo

  • já usar a mangueira por 30 minutos vai consumir 560 litros de água

A mesma coisa vale para limpar quintais ou calçadas. Segundo a Sabesp, usar a mangueira na limpeza de calçada faz serem desperdiçados 280 litros de água. Dá pra aproveitar a água da máquina de lavar para limpar a calçada ou quintal, por exemplo.

  1. ABRA A TORNEIRA SÓ PARA ENXAGUAR A LOUÇA

Pior do que lavar uma pilha de louça é se surpreender com o valor da conta de água no fim do mês. Por isso, quando for lavar louça, mantenha a torneira fechada enquanto ensaboa os itens de cozinha. Fazer isso economiza 97 litros em casa e 273 litros em apartamentos.

O mesmo vale para quando for limpar frutas, verduras, legumes e outros alimentos: só abra a torneira para enxaguar a limpeza dos itens. 

  1. USE REGADOR E DÊ ÁGUA ÀS PLANTAS À NOITE OU AO AMANHECER

Lembra de evitar o uso de mangueira? Na hora de regar as plantas, a regra continua valendo: use regador para isso. Além disso, é legal fazer a rega de manhã cedo ou à noite, principalmente durante o verão.

Isso porque dias de calor fazem com que a água evapore mais rapidamente, o que aumenta a necessidade de rega para a planta não morrer. Ao fazer isso nos períodos menos quentes do dia, a evaporação da água vai demorar mais para acontecer.

Além disso, na época de inverno ou em dias mais úmidos, é possível regar dia sim, dia não. Também vale conferir se o tipo de planta que você tem em casa exige rega diária, alternada ou mesmo semanal.

Segundo a Sabesp, usar regador ajuda a economizar 96 litros de água.

  1. ACUMULE ROUPA PARA COLOCAR NA MÁQUINA DE LAVAR

Sempre acumule roupa suja para usar a máquina de lavar na sua capacidade total, ou o máximo possível. Afinal, os gastos em cada lavagem chegam a 135 litros de água em equipamentos com capacidade de 5 kg, segundo a companhia de saneamento paulista.

Tente usar a máquina no máximo 3 vezes por semana, e sempre para lavar toda a roupa de uma vez. O mesmo vale para o ferro de passar: junte bastante roupa para passar tudo junto, sem precisar deixar o eletrodoméstico esfriar.

  1. VEJA SE NÃO HÁ VAZAMENTOS

Dê uma olhada na descarga, em válvulas, torneiras e encanamentos para encontrar possíveis vazamentos que estão fazendo a água ir embora. Vale olhar também a caixa d’água, registro de chuveiros e qualquer outro lugar que envolva o uso de água.

Se encontrar algum problema, procure especialistas em encanamentos para fazer reparos necessários que resolvem os vazamentos.

O humorista Igor Guimarães deu dicas de como mudar os hábitos no dia a dia nas áreas molhadas da sua casa.

 

Outro item que também preocupa quando a fatura chega é a conta de energia elétrica. Mas do mesmo jeito que tem como economizar água, é possível fazer o mesmo na conta de luz. Veja as dicas do setor elétrico para isso!