O que você vai ler neste artigo:

 

Uma preocupação de todo mundo que é responsável por crianças em idade escolar são os gastos com a volta às aulas. Muita gente se pergunta como conseguir economizar nas compras de material escolar para não estourar o orçamento.

É importante tomar cuidado, pois além de gastos como matrícula, o começo do ano também traz despesas que podem pesar no bolso e prejudicar o orçamento doméstico pelo resto do ano.

Contudo, é possível economizar na compra de materiais e ainda providenciar tudo o que os pequenos vão precisar na escola. Para isso, é importante saber o que é essencial, o que pode ser comprado depois e quais táticas usar na hora de ir às compras.

LISTA DE MATERIAL ESCOLAR: ITENS ESSENCIAIS

Quem tem filhos na escola pode até se assustar com o tamanho de algumas listas de materiais escolares enviadas pelas instituições. Porém, é fundamental observar que nem todos os itens são necessários ou devem ser comprados pelos responsáveis.

Os materiais essenciais para estudantes são aqueles que serão usados de forma recorrente, como caderno, régua, lápis, borracha, estojo, canetas, folhas de sulfite e caixas de lápis de cor, por exemplo. Se a lista incluir itens além desses, é bom prestar atenção.

Isso porque a Lei Nº 12.886/13 diz que as escolas não podem exigir compra de “qualquer material escolar de uso coletivo dos estudantes ou da instituição, necessário à prestação dos serviços educacionais contratados”.

O custo desses materiais deve ser “sempre considerado nos cálculos do valor das anuidades ou das semestralidades escolares”, diz a lei. A associação de defesa do consumidor PROTESTE diz, com base na legislação, que escolas não podem exigir itens como:

  • Álcool;
  • Algodão;
  • Barbante;
  • Canetas para lousa;
  • Clipes;
  • Copos descartáveis;
  • Esponja para pratos;
  • Fitas adesivas;
  • Flanela;
  • Giz branco ou colorido;
  • Grampos ou grampeador;
  • Isopor;
  • Lenços descartáveis;
  • Materiais de escritório e limpeza;
  • Papel higiênico.

Caso a lista da escola apresente itens que são de uso coletivo, questione a instituição. Já no caso dos produtos essenciais, é importante saber como economizar na hora da compra para que as crianças tenham o necessário para o ano letivo.

O Banco PAN separou 7 dicas para ajudar sua família a economizar na compra de material escolar neste começo de ano. Confira a seguir.

7 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS COMPRAS DE MATERIAL ESCOLAR

1. Reaproveite materiais do ano anterior

Muitos itens não foram totalmente utilizados no ano letivo anterior. Por isso, veja se cadernos, pacotes de folha sulfite, lápis, canetas e borrachas podem ser reaproveitados.

Se houver amigos ou crianças mais velhas que já usaram livros ou cadernos e não precisarão deles novamente, é possível reutilizar esses materiais com as crianças mais novas.

2. Avalie se é necessário comprar tudo agora

Nem tudo o que é informado na lista precisa ser adquirido no começo do ano. Por isso, pode valer a pena comprar materiais aos poucos, iniciando pelos mais básicos (caderno, lápis, borracha, caneta) e adquirindo o restante depois.

3. Pesquise entre diferentes lojas

A pesquisa de preços entre diferentes lojas, sejam elas virtuais ou físicas, faz a diferença para quem deseja economizar. Também vale a pena buscar marcas menos famosas, mas que tenham qualidade. Então, sempre compare preços de lojas e de marcas de material escolar.

4. Compre materiais escolares com outros pais

Comprar de forma coletiva com outros responsáveis pode ajudar, pois algumas papelarias ou lojas de materiais vendem itens por atacado que custam mais barato. Além disso, é possível dividir os custos entre todos, o que pode baratear os valores para cada pessoa.

5. Use formas de pagamento que trazem descontos

Converse com a loja sobre descontos na hora de pagar. Algumas oferecem valores mais baixos para pagamentos à vista ou com PIX, por exemplo. Se não for possível pagar menos, dá para usar cartão de débito ou parcelar no crédito, se a parcela couber no orçamento.

6. Converse com as crianças

Converse com as crianças sobre a situação financeira da família e explique a importância de pesquisar, economizar e não comprar materiais apenas pela marca — como aqueles itens com personagens famosos, por exemplo, que costumam ser mais caros. A compra do material escolar pode ser, inclusive, uma chance para ensinar educação financeira.

7. Sempre inclua o material escolar no planejamento financeiro

Em vez de esperar janeiro para conseguir o dinheiro e comprar o material escolar, uma opção é juntar grana ao longo do ano ou mesmo aproveitar datas como a black friday para adquirir esses itens aos poucos.

Dessa maneira, os custos dos materiais serão diluídos ao longo dos meses. Ao mesmo tempo, comprar de maneira antecipada pode significar pagar menos por alguns produtos que aumentam de preço no começo do ano por causa da maior procura.

Que tal aprender mais sobre planejamento financeiro familiar e como ele faz a diferença na sua vida e na de quem você ama? Entenda o que é e como começar o seu agora mesmo!