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Premiar clientes que fazem compras recorrentes é o conceito que norteia os programas de milhas desde o seu surgimento, em 1981, pelas companhias aéreas internacionais e nacionais. Além de pontos em troca de passagens, os consumidores cadastrados nesses programas podem usufruir de outros benefícios, como mudanças para a classe executiva ou primeira classe, check-in e embarque preferencial e prioridade na lista de espera em voos mais concorridos. 

Como a ideia deu tão certo, com o passar dos anos as companhias aéreas foram se associando a cartões de crédito para oferecer esse benefício a mais pessoas. Hoje, usar o cartão de crédito no cotidiano é a forma mais eficiente de acumular pontos e trocar por milhas. Não à toa, existem no mercado muitos cartões que oferecem esse benefício. Neste artigo, explicamos como eles funcionam, como acumular, as vantagens, validade e como trocar.

O QUE SÃO E COMO FUNCIONAM OS PROGRAMAS DE PONTOS DO CARTÃO DE CRÉDITO?

Os programas de pontos dos cartões de crédito são recompensas dadas aos clientes a cada compra feita. O conceito é simples: quanto mais o cliente gasta, mais ele ganha. Os pontos premiam a fidelidade com créditos que podem ser convertidos em produtos, serviços, milhas e até cashback na fatura. 

PROGRAMAS DE PONTOS E DE MILHAS SÃO A MESMA COISA? 

São diferentes. Como explicamos no tópico anterior, os pontos são como uma moeda própria de um programa de incentivo específico e são acumulados de acordo com o valor gasto na fatura do cartão de crédito. O saldo fica vinculado ao CPF do titular do cartão. 

Já as milhas no cartão funcionam após o cliente acumular saldo suficiente no programa de pontos. É quando o titular do cartão pode trocar os pontos por recompensas, incluindo as milhas, que trazem o benefício do desconto nas passagens aéreas. 

É importante lembrar que as milhas são uma política de recompensa exclusiva das companhias aéreas, ainda que pontos de cartão de crédito possam ser resgatados em milhas. 

QUAL A VALIDADE DAS MILHAS?

Guardar milhas é uma boa opção quando se está planejando uma viagem, sobretudo internacional. Mas os clientes devem ficar atentos ao prazo de validade das milhas, já que quem determina o vencimento delas é a companhia aérea. A maioria tem validade entre dois a dez anos, dependendo da forma com que foram acumuladas e com a categoria do cliente fidelizado. 

Uma boa opção, caso esteja com receio das milhas expirarem, é vendê-las. Os especialistas recomendam realizar a venda pelo menos três a quatro meses antes das milhas expirarem ou trocá-las por produtos na loja do emissor do cartão.

COMO ACUMULAR MILHAS NO CARTÃO DE CRÉDITO?

O primeiro passo para acumular milhas no cartão de crédito é ter um cartão que ofereça essa possibilidade. É preciso verificar diretamente com o emissor do cartão se esse benefício faz parte do produto.  

Depois, é necessário fazer o cadastro em um programa de pontos que tenha milhas como opção de recompensa. Para a inscrição, normalmente não é cobrado nenhum valor. Após ativar o cadastro, os gastos serão convertidos em pontos e é possível acompanhar o saldo pelo site ou aplicativo do programa. Os especialistas dizem que não há outra forma de acumular milhas se não houver compra, o pilar do benefício. Portanto, a ideia é comprar o quanto puder no cartão de crédito em substituição ao débito. 

Quando atingir o limite necessário, o sistema permitirá solicitar a troca dos pontos por milhas. O processo para fazer a transferência varia conforme o programa. Latam Pass, da Latam, Smiles, da Gol, e TudoAzul, da Azul, são os principais programas de milhagens de companhias aéreas no Brasil. 

QUANTOS PONTOS VALEM UMA MILHA AÉREA?

Em primeiro lugar, é importante ter em mente que a negociação de milhas não é feita por unidade, mas por milheiro, isto é, por mil milhas. O valor do milheiro vai variar, assim como o dólar. Há sites para acompanhamento dessas variações, tanto de compra quando de venda. 

Em geral, um milheiro está valendo entre R$ 10 e R$ 30. No entanto, tenha em mente que os programas de fidelidade das companhias aéreas contabilizam os pontos e as milhas de uma maneira específica. Por isso, faça sempre uma pesquisa prévia.

COMO RESGATAR AS MILHAS?

O resgate das milhas deve ser feito por transferência, onde os pontos do cartão de crédito são transferidos para a companhia aérea na qual o cliente é inscrito no programa de fidelidade. As transferências variam conforme os bancos, frequentemente são realizadas nos sites ou aplicativos e não costumam ser complicadas. 

Após a transferência, os pontos são convertidos em milhas e, então, é possível utilizar os benefícios que a empresa do setor de aviação oferece. A escolha da companhia aérea deve ser feita com cautela para que haja mais benefícios para o cliente. Especialistas dizem que comparar preços de passagens, de classe econômica e até do despacho de malas é essencial para que o consumidor realize a viagem economizando em pontos. 

COMO ESCOLHER O CARTÃO IDEAL DE MILHAS?

Nem todos os cartões de crédito oferecem o serviço de acumulação de milhas. Por isso é importante se atentar se o cartão escolhido possui o programa. Além disso, como explicamos nos tópicos anteriores, é necessário ainda conferir como funcionam os prazos, transferências, resgate e validade. 

Basicamente, a adesão ao programa de milhas atualmente está restrito a dois tipos de cartões: 

  • Co-branded

O cartão co-branded é um cartão de crédito de uma empresa feito em parceria com uma instituição financeira. Esses cartões visam fidelizar clientes e podem ser usados em qualquer estabelecimento, desde que aceitem a bandeira estabelecida no cartão. Também chamados de cartões de varejo, a ideia é facilitar o acesso ao crédito dos consumidores a uma loja ou empresa em específico. 

  • Cartões tradicionais

Tratam-se dos cartões de crédito oferecidos diretamente pelas instituições bancárias. 

Um exemplo de cartão tradicional é o do Banco PAN. No programa PAN Mais, em que as bandeiras podem ser Visa, Master e Elo, quanto mais compras o cliente fizer utilizando o cartão PAN, mais pontos ele acumula para trocar por diversos produtos. 

O valor pago das compras realizadas no cartão são convertidos em dólar, de acordo com o valor do câmbio vigente no dia do fechamento da fatura. Cada dólar equivale a 1,2 pontos em cartões PAN Internacional, 1,4 em cartões Gold, e 1,8 pontos para o cartão PAN Platinum. 

Após 48 horas do pagamento da fatura do cartão, os pontos ficam disponíveis para troca. Além de poder trocar por milhas, os clientes desses três cartões do PAN podem escolher trocar os pontos por vale-presente ou ainda ter cashback na fatura.