O que você vai ler neste artigo:

O cartão de crédito virtual é um recurso que aumenta a segurança de quem faz compras online. Ele é gerado no aplicativo da instituição financeira com uma numeração diferente da que consta no cartão físico.

No Banco PAN, o cliente que possui cartão de crédito já pode contar com esse meio de pagamento virtual. É possível obter o número e demais dados para fazer a compra online a partir do aplicativo da conta digital do PAN.

Confira neste artigo como gerar seu cartão de crédito virtual no PAN.

COMO FUNCIONA O CARTÃO DE CRÉDITO VIRTUAL?

Um cartão virtual ou digital é um tipo de cartão de crédito. Mas com uma diferença importante: ele existe somente no aplicativo do banco que oferece o serviço, de forma exclusivamente eletrônica.

Ele é uma espécie de extensão do cartão de crédito comum. Por isso, para ter esse recurso, é preciso ter um cartão de crédito físico. Sem ele, não é possível criar uma versão virtual.

Importante destacar que nem todas as instituições financeiras oferecem esse benefício. Então, antes de contratar um cartão de crédito, veja se a operadora inclui essa funcionalidade. No Banco PAN, ela está disponível para clientes que possuem cartão de crédito.

Essa forma eletrônica de cartão possui numeração, código de segurança (CVV) e data de validade diferentes do cartão comum atrelado à versão digital. Então, ele não é uma simples “cópia” virtual do cartão convencional.

Esse é um diferencial importante, pois é um dos fatores que reforça a segurança do cartão de crédito digital. 

COMO GERAR SEU CARTÃO DE CRÉDITO VIRTUAL NO APLICATIVO DO BANCO PAN

Confira abaixo o passo a passo para criar seu cartão de crédito virtual no PAN.

  1. Entre no aplicativo da conta digital do PAN e vá para a aba de cartões; 

  2. Ali, procure o botão “Criar cartão virtual” e toque nele;

  3. Vai aparecer uma tela com explicações sobre as vantagens do cartão. Leia tudo e toque em “Criar cartão virtual”;

  4. A tela seguinte terá um teclado com números. Digite a senha de seu cartão;

  5. Quando a operação for validada, vai aparecer em seu celular a tela com os dados do cartão virtual gerado. Toque em “Copiar número do cartão”;

  6. Agora, você já tem os dados do cartão para usar. Basta colar esses dados na tela da compra que você está fazendo.

Pode conferir: o número, o CVV e a validade do cartão virtual são diferentes do seu cartão de crédito convencional do PAN.

Se o recurso estiver bloqueado, antes de gerar o cartão, o aplicativo vai trazer a mensagem de que ele está com esse bloqueio. Então, você deve tocar em “Ok, entendi’. 

Em seguida, você será direcionado para a aba de cartões, onde deve procurar o botão “Desbloquear cartão virtual” . Vai aparecer  uma mensagem na tela do celular, perguntando se você quer desbloquear esse cartão. 

Toque em “Sim, quero desbloquear” e, na tela seguinte, digite a senha do cartão. Após a operação ser validada, você poderá usar esse meio de pagamento eletrônico normalmente.

QUAIS AS VANTAGENS DO CARTÃO VIRTUAL DO PAN

Quando você estiver no processo de gerar a versão virtual de seu cartão de crédito, vai aparecer uma tela que destaca as vantagens do recurso. São elas:

  1. É mais seguro

Como diz a mensagem no app, o cartão virtual é feito especialmente para compras online e oferece muito mais segurança na internet.

Isso porque, como já foi dito, ele é uma cópia digital do seu cartão de crédito comum, mas com um número diferente, que pode ser bloqueado ou até mesmo apagado rapidamente pelo app.

  1. É mais fácil de usar

Ele pode ser usado em sites, aplicativos e serviços de cobrança periódica, como o Uber, Netflix e outros. Como seu número não muda, o cliente não precisa trocar de cartão a cada mês para pagar esses serviços.

Você pode copiar e colar o número na hora da compra, sem perigo de errar fazendo a digitação manual de cada dado.

  1. É totalmente gratuito

Você não paga nada para gerar o cartão virtual do PAN. Assim, pode usar à vontade e aproveitar as vantagens desse meio de pagamento.

Uma dica: bloqueie o recurso quando ele não estiver em uso. O bloqueio é temporário e você pode desbloquear quando quiser, pelo próprio aplicativo.

Todas as compras que você fizer com o cartão virtual vão aparecer na fatura de seu cartão normal, sem alteração nos valores e com as mesmas datas de vencimento.

 

Agora que você conhece as vantagens do cartão virtual, confira os benefícios de ter um cartão de crédito.