O que você vai ler neste artigo:

Quem está em busca de trabalho deve saber quais são as principais perguntas de entrevista de emprego para aumentar as chances de aprovação durante processos seletivos.

Além de enviar seu currículo, fazer testes técnicos e comportamentais, é comum que profissionais de recursos humanos, gestores e até mesmo possíveis colegas de trabalho participem da seleção e façam perguntas para conhecer o seu perfil profissional.

Essas perguntas são necessárias para que todos entendam o quão aderente uma pessoa é para a vaga na qual se candidatou. Logo, é essencial saber o que as pessoas querem saber quando fazem perguntas em entrevistas de emprego.

Conheça as principais perguntas e saiba o que expressar nas respostas para aumentar as chances de aprovação no processo seletivo. Além disso, saiba também quais perguntas quem se candidata a uma vaga pode fazer durante a entrevista.

7 PRINCIPAIS PERGUNTAS DE ENTREVISTA DE EMPREGO E COMO RESPONDÊ-LAS

  1. Fale um pouco sobre você

A pergunta pode parecer clichê e fácil de responder, porém ela pode pregar uma peça e fazer alguém se enrolar na resposta. 

Quando perguntam isso para uma pessoa durante a entrevista, espera-se que ela destaque suas realizações e experiências que mais dialogam com a vaga e, também, que mostrem o perfil de quem está se candidatando.

Vale a pena pensar em características pessoais e, principalmente, em momentos nos quais essas características ficaram evidentes.

  1.  O que você sabe sobre a empresa?

A ideia dessa pergunta é analisar o real interesse de uma pessoa na empresa que deseja entrar. Para se sair bem em uma entrevista de emprego, é essencial estudar o local em que você pretende trabalhar.

Para isso, vá além de sites institucionais e procure por informações da empresa que saíram na mídia ou relatos de funcionários e ex-funcionários sobre a companhia. 

O objetivo principal na resposta é mostrar que você estudou e, principalmente, que tem interesse na empresa a ponto de saber detalhes sobre ela antes mesmo de ser um funcionário.

  1. Por que deseja trabalhar aqui?

 

Quando perguntam isso para quem está se candidatando a uma vaga, o objetivo é entender o interesse da pessoa pela oportunidade e o quanto ela tem vontade de trabalhar naquela empresa.

Aqui também é a chance de mostrar que você conhece a empresa e que possui áreas de interesse que dialogam com a atuação do negócio. Ao responder essa pergunta, tente mostrar que você se realizará profissionalmente com a aprovação na vaga.

  1. Por que a empresa deve contratar você?

Responda mostrando como suas qualificações e características profissionais farão a diferença para a empresa. Além disso, é importante mostrar alinhamento ao negócio e aos objetivos empresariais.

Nessa pergunta, a empresa deseja saber o que ela ganha ao contar com a sua dedicação e força de trabalho. Por isso, procure mostrar que você é a pessoa certa para a função.

  1. Quais seus pontos fortes e fracos?

Outra pergunta bem comum que pode trazer pegadinhas é descrever pontos fortes e fracos. Para isso, pode ser interessante seguir os caminhos abaixo:

  • Para os pontos fortes, fale as características que as pessoas mais reconhecem como positivas em você e como elas foram aplicadas em diferentes situações;

  • Nos pontos fracos, é importante mostrar aspectos que você já está atuando para melhorar. Isso mostra que você tem interesse em melhorar de forma contínua.

  1. Por que você saiu do seu trabalho anterior?

Falar sobre os motivos de saída de uma empresa é importante para a empresa entender qual é o seu momento profissional e detectar eventuais problemas que podem aparecer durante o trabalho.

Aqui, o fundamental é não trazer aspectos negativos sobre empresas anteriores. Por isso, evite o desabafo direcionado a profissionais ou à companhia.

Vale a pena pensar em uma resposta que mostre mais como a oportunidade para a qual você está se candidatando agrega mais valor aos seus interesses e currículos do que o emprego anterior (ou emprego atual, caso você queira sair da empresa em que trabalha).

Além disso, caso a saída tenha sido causada por uma demissão, pode dizer sem problemas que o motivo da sua saída foi o desligamento que partiu da empresa.

  1. Onde você se vê daqui a 5 ou 10 anos?

Fale com honestidade sobre sua visão de futuro e o que deseja realizar dentro do prazo apresentado pela empresa. Ela deseja avaliar se você tem visão de futuro, ambição e se os seus interesses estão alinhados com os da empresa.

Uma maneira de responder a essa pergunta é refletir sobre como essa oportunidade de trabalho combina com os seus interesses de carreira. Dessa maneira, a empresa enxergará que você deseja ter realizações profissionais e usará a oportunidade para isso.

O QUE PERGUNTAR EM UMA ENTREVISTA

Além de responder às perguntas de entrevistadores, também pode pegar bem fazer perguntas durante a entrevista, pois isso pode indicar interesse da sua parte em assumir a vaga e saber mais sobre a empresa e as pessoas que trabalham nela.

De acordo com o site especializado Vagas.com, algumas possibilidades de perguntas que candidatos podem fazer na entrevista são:

  • Há quanto tempo a vaga está aberta e quando foi criada?

  • Quais as atribuições desse cargo? Como seria um dia de trabalho nele?

  • Quais as expectativas para os primeiros meses trabalhando nessa oportunidade?

  • Como é a cultura da empresa? Qual o estilo de gerenciamento da companhia?

  • Quais os desafios e objetivos da empresa atualmente e para o futuro?

Todas essas perguntas ajudam a entender o que fez a empresa anunciar a vaga, o que se espera de quem está se candidatando a ela, o que será exigido no começo do trabalho, qual é o estilo de gestão e cultura empresarial e o que a empresa deseja realizar como metas.

Com as respostas, é possível conhecer mais a empresa e as pessoas que podem ser suas colegas de trabalho, o que pode fazer a diferença caso a aprovação aconteça, pois assim você entrará sabendo das qualidades e desafios da empresa, além de entender o que esperam de você.

 

Se as entrevistas não têm acontecido na frequência que você gostaria, o problema pode estar no currículo. Saiba o que o CV deve ter para ficar atraente para as empresas.