O que você vai ler neste artigo:

Conta conjunta? Dicas para um casal não brigar por dinheiro

DICAS

 • 

5min. de leitura

 • 

30.04.2021

 

controle
seus gastos

PorRedacao PAN

A base de um relacionamento de sucesso é o diálogo. Casais que conversam sobre tudo têm muito mais chances de dar certo, não é mesmo? E entre os assuntos mais delicados, sem dúvidas, está o dinheiro.

“Por que você comprou isso? Eu preciso pagar essa conta de novo? O que a gente vai fazer agora?” Para que o dinheiro não seja motivo de brigas do casal, confira as dicas que reunimos especialmente para você.

CONVERSAR SOBRE FINANÇAS É FUNDAMENTAL

Quem decide entrar numa relação, precisa assumir algumas responsabilidades, entre elas, as finanças conjugais. O dinheiro não pode ser tabu entre os casais e precisa ser debatido em algum momento da vida a dois.

No começo pode parecer difícil, mas com o tempo acaba se tornando um hábito. Chame o parceiro ou a parceira para uma conversa franca. Para isso, escolha um momento em que os dois estejam calmos e abertos à discussão.

Para começar, uma boa ideia é combinar como será feita a divisão das despesas, quais os objetivos de cada um e os objetivos do casal, criar uma planilha financeira e colocar no papel tudo o que ganham e tudo o que gastam.

QUEM VAI PAGAR A CONTA?

Quando o assunto é economia, o casal precisa ser transparente e abrir o jogo sobre salário. Quanto cada um ganha vai determinar o quanto cada um pode colaborar com o orçamento doméstico — despesas da casa, lazer, poupança etc.

O casal precisa definir se prefere somar os gastos conjugais e pagar juntos todas as contas, ou então cada um assumir uma determinada despesa da casa. Um paga a conta luz, o outro a de água. Um assume a internet, o outro os serviços de streaming.

Quem escolhe somar e pagar, juntos, todas as contas, precisa dividir as despesas de maneira proporcional à renda dos cônjuges. Isso significa que quem ganha mais contribui com um pouco mais de dinheiro, independente de quem for. 

Depois de pagar todas as contas, especialistas em finanças sugerem que os casais reservem uma quantia para aplicar em investimentos. Além disso, se sobrar uma graninha, é saudável que cada um gaste uma parcela do dinheiro como preferir.

UM OBJETIVO PARA DOIS

Alinhem os planos individuais de modo que ambos possam ter um objetivo em comum. Para ficar mais fácil, determinem onde o dinheiro da conta conjunta vai ser gasto: para a festa de casamento? Para reforma da casa? Para a viagem do final do ano?

O influenciador Matheus, do canal Matando Matheus a grito, contou como lida com as finanças do casal no canal Pra Fazer Mais, do PAN, no YouTube.

ASSUMAM O CONTROLE DA SITUAÇÃO

Uma boa alternativa para administrar a economia à dois é criar uma planilha financeira para o casal. Nesse documento entram o dinheiro que cada um pode contribuir e também os gastos que o casal têm em comum.

Periodicamente, o casal precisa se reunir para ajustar os valores da planilha financeira, seja uma vez por semana ou uma vez por mês. Essa é uma boa oportunidade para analisar o orçamento doméstico, afinal, casais inteligentes enriquecem juntos.

Por fim, busquem atividades em que se divirtam juntos, gastando pouco. Que tal preparar um jantar romântico a quatro mãos; uma noite de sábado regada à pipoca, brigadeiro e maratona de séries ou cultivar uma mini horta na varanda na tarde de domingo?

PALAVRAS-CHAVE

CONTROLE SEUS GASTOSDICAS

 

Política de PrivacidadeCookies que utilizamos

MAPA DO SITE: