O que você vai ler neste artigo:

Conta digital é melhor do que a tradicional? Será que vou me adaptar? Quais são as vantagens de uma e de outra modalidade? Se você já fez perguntas assim, vem com a gente que vamos ajudar a descobrir o tipo de conta que tem mais a ver com você. 

A pandemia do novo coronavírus acelerou uma mudança que já estava em curso. Segundo a Federação Brasileira dos Bancos,  a Febraban, as transações de pessoas físicas nos canais digitais chegaram a 74% no primeiro mês de isolamento, em 2020.  

Outro dado interessante do estudo é sobre o mobile banking, ou seja, operações e transações bancárias realizadas diretamente pelos dispositivos móveis, como smartphones e tablets. 

Nos últimos cinco anos, as transações de mobile banking cresceram em média 37% por ano. A estimativa da Febraban é que não demore muito para esse meio digital representar  metade de todas as transações bancárias realizadas.  

Qual a diferença das contas física e digital? 

As diferenças entre as contas físicas e digitais estão relacionadas a custo, facilidade e agilidade de transações. Na conta online, todas as operações são realizadas de forma virtual, incluindo abertura e fechamento da conta bancária. 

Isso significa que você pode abrir uma conta de onde estiver usando apenas o seu smartphone ou computador. O envio e a avaliação de documentação são feitos de forma online, o que torna o processo menos burocrático. 

Já para contas tradicionais, o cliente precisa ir até uma agência para solicitar alguns serviços essenciais, o que envolve preencher papelada e assinar documentação. Para quem não está muito acostumado com o meio digital, esse procedimento pode dar uma sensação de segurança maior.  

Outra diferença entre a modalidade digital e tradicional são os custos, já que as operações de um serviço online são mais baratas do que as realizadas em instituições tradicionais. 

Assim, é comum que o correntista de uma conta digital não pague tarifa de manutenção nem transferências para outros bancos, além de ter um cartão de crédito sem anuidade e  conseguir atendimento online de maneira mais fácil.

Já a maior parte dos bancos tradicionais cobra taxa de anuidade de cartão de crédito e transferência via DOC ou TED, por exemplo. Mas vale lembrar que, por lei, os bancos devem oferecer um pacote de serviços essenciais gratuito

O problema é que ele é bastante limitado e pode não preencher todas as necessidades do cliente. São apenas 4 saques, 2 extratos mensais e 2 transferências entre contas da mesma instituição. 

Leia também: Qual a diferença entre uma conta digital e uma conta bancária tradicional?

Banco digital é seguro? 

Mulher sentada em frente a uma mesa que tem uma xícara de café expresso mexe no celular com as duas mãos

A evolução tecnológica e a necessidade de redução de custos estão levando os bancos a migrarem para o mundo digital. O uso de aplicativos no celular ou computador já faz parte do cotidiano da maioria dos correntistas dos grandes bancos.  

Em muitos deles, o cliente consegue optar pela abertura de uma conta digital. Esse serviço surgiu primeiro com os bancos digitais, que chegaram com força ao Brasil em 2016, após a regulamentação do Conselho Monetário Nacional (CMN). 

Como o próprio nome já diz, o banco digital oferece seus serviços de forma 100% online. Não há estrutura física, o que reduz bastante o custo de operação.  

Em relação à segurança, os bancos digitais passam pela  mesma supervisão que os bancos tradicionais. A supervisão é sempre realizada pelo Banco Central (BACEN). 

Em 2018, o CMN determinou que todas as instituições financeiras elaborem uma política de segurança cibernética, com definições de requisitos para a contratação de serviços de armazenamento de dados, de computação em nuvem e de processamento.  

resolução 4.658  determina que essa política seja formulada com base em princípios que assegurem a confidencialidade, a integridade e a disponibilidade dos dados armazenados e dos sistemas utilizados. 

 

O que levar em conta para escolher entre a conta digital e a tradicional? 

Tarifas reduzidas

Se você procura por custos reduzidos e facilidade nas operações bancárias, o serviço digital é o melhor para você. As tarifas são menores e, muitas vezes, inexistentes. Isso, é claro, varia de uma instituição para outra. Vale uma pesquisa cuidadosa. 

Praticidade

As contas digitais costumam ser mais simples e intuitivas e são controladas completamente pelo correntista via  celular, de onde ele estiver. É um belo adeus às filas!

Educação financeira

Ter maior controle e proximidade com o seu dinheiro pode ajudar na sua educação financeira

Algumas ferramentas associadas à conta online ajudam o usuário a controlar melhor suas finanças, com a separação da natureza dos gastos (por exemplo, transporte, alimentação e lazer) e a comparação com os meses anteriores. 

Relacionamento interpessoal

Se você é do tipo que gosta de ter a ajuda de um gerente para resolver problemas ou tirar dúvidas pessoalmente, o mais indicado é a  modalidade tradicional. Como as contas digitais em geral não têm uma agência física de atendimento, tudo acontece via chat, e-mail ou telefone. 

Familiaridade com a tecnologia

A modalidade digital também pode ser uma opção menos atraente para pessoas que não estão muito familiarizadas com o uso de aplicativos e internet banking.  

Personalização de serviços

De maneira geral, os serviços disponíveis são os mesmos para as duas modalidades: guardar e movimentar dinheiro, acompanhar extrato financeiro, pagar contas, recarregar o celular etc. 

Nas contas comuns, os bancos costumam oferecer pacotes personalizados de acordo com as necessidades do cliente. 

Por exemplo, empresários que trabalham com muitos recebimentos em espécie ou utilizam o banco para serviços, como a tomada de crédito ou talões de cheque, podem considerar mais vantajoso permanecer na instituição tradicional.

Quer uma conta Digital completa, 100% grátis e cheia de vantagens? Abra a sua no Conta Digital gratuita PAN!