X

Receba nossa
newsletter:

Quais assuntos você tem interesse?

Cadastro realizado

Erro no cadastro

Selecione seus interesses

Assinar a Newsletter

Qual a diferença entre uma conta digital e uma conta bancária tradicional?

Controle
Seus Gastos
Por Rodrigo Chiodi
Você precisa de uma conta bancária para coisas simples, como fazer transferência, passar dinheiro para outra pessoa, receber dinheiro de alguém e coisas do tipo. Mas, o legal, é que hoje você pode optar pela conta tradicional ou pela conta digital, que tem algumas vantagens.

Para entender como funciona cada uma delas, vamos rapidamente recapitular o que faz um banco.

Os bancos surgiram há mais de 600 anos, para que as pessoas e as empresas pudessem guardar seu dinheiro — e também emprestá-los umas para as outras. O primeiro banco que se tem notícia é o Banco di San Giorgio, que foi fundado em 1406, em Gênova, na Itália.

Acontece que para você saber o saldo da sua conta, sacar dinheiro ou fazer coisas simples, era preciso ir até a agência bancária. Com o tempo, as coisas foram ficando mais fáceis. 

O telefone começou a ser usado na primeira metade do século passado e facilitou um pouco o atendimento. Os serviços eletrônicos só foram adotados em 1983, começando pelo Banco da Escócia. A Internet só chegou na década de 90.

Não significa que só porque um banco tem serviços pela internet, ele vai te oferecer uma conta digital.
A conta digital vai muito além disso! Ela permite que você mexa com o seu dinheiro pelo site ou pelo aplicativo do seu celular, onde e como quiser. A ideia da conta digital é que tudo seja mais fácil, sem as barreiras que existiam antes.

Veja: no século passado, os bancos exigiam que o cliente fosse até a agência para, por exemplo, tirar um extrato da conta. E dá para entender o porquê. Não existia internet. Mas hoje não faz sentido exigir que o cliente vá fisicamente até o banco.

Outra coisa: os bancos cobravam taxas para tudo e dá para entender o motivo também. Cada vez que o cliente precisava de um serviço, um funcionário tinha de atendê-lo — e isso gerava custo para o banco, que tinha de ter muitos funcionários para atendimento. Mas hoje não é mais assim. Os bancos podem manter menos funcionários e cobrar menos taxas dos seus clientes.

O Banco PAN, por exemplo, oferece 30 transferências, saques e depósitos gratuitos por mês. Você não precisa nem sequer falar com o gerente se quiser um empréstimo.

Esta é a ideia da conta digital: um novo jeito de lidar com a sua conta bancária.

Todos estes detalhes estão explicados no vídeo abaixo, que mostra, inclusive, como abrir uma conta digital no PAN. Confira!

Comentários

0 comentários