Os créditos da Nota Fiscal Paulista que não forem usados no prazo de 12 meses a partir da data em que foram disponibilizados pela Secretaria da Fazendo e Planejamento serão cancelados a partir deste domingo (17).
Isso porque, segundo informa a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, uma lei sancionada em outubro de 2020 reduziu de 5 para 1 ano a validade do saldo disponível no sistema. Essa alteração passa a valer no domingo.
Dessa forma, os créditos que foram liberados há mais de 12 meses devem ser resgatados pelos consumidores até o próximo sábado (16). Aqueles que não forem usados retornarão ao Tesouro público estadual.
Já os créditos liberados há menos de 1 ano continuarão disponíveis até completarem 12 meses. Dentro desse período, o valor pode ser usado a qualquer momento. O saldo mínimo para transferência é de R$ 0,99.
Saiba como resgatar os créditos da Nota Fiscal Paulista:
Veja abaixo o passo a passo para resgatar os créditos da Nota Fiscal Paulista:
-
Primeiro, você deve acessar o Sistema da Nota Fiscal Paulista com usuário e senha ou certificado digital pelo site ou aplicativo oficial.
-
No menu "conta corrente”, você deve clicar em "utilizar créditos".
-
Escolher entre crédito em conta corrente, crédito em conta poupança ou quitação ou abatimento no valor do IPVA. Note que a conta deve ser da sua titularidade. Não utilize contas conjuntas nem contas de outras pessoas.
-
Preencha os dados pedidos pelo sistema.
-
Confira se os dados estão corretos e, caso estejam, confirme a operação.
Para utilizar o abatimento no valor do IPVA, a pessoa deverá fazer a opção só no mês de outubro. Só será possível abater o valor do imposto do ano seguinte. Não existe um valor mínimo de créditos para ser usado nesta modalidade.
Ainda é importante lembrar que o veículo deve ser do mesmo CPF da pessoa que possui os créditos da Nota Fiscal Paulista.
Veja abaixo como fazer o abatimento do IPVA:
-
Após inserir o número do Renavam, é necessário clicar na palavra "verificar"
-
Em seguida, o sistema habilitará o botão "confirmar" e o campo para informar o valor.
É só seguir as instruções restantes do sistema para concluir o procedimento.
Aproveite ainda para checar onde tem Vale-Gás e como receber.