O que você vai ler neste artigo:

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) está com inscrições abertas para cursos, online e presenciais, em 19 estados e no Distrito Federal. No total, são 27.227 vagas, das quais mais de 2,3 mil são gratuitas.

Há cursos para quem está entrando no mercado de trabalho e também formações de especialização e qualificação profissional, nas áreas de gestão, logística, alimentos e bebidas, educação, tecnologia da informação e segurança do trabalho.

Entre as opções de cursos em formato EAD (Ensino à Distância) estão Introdução à Cibersegurança, que explora as tendências digitais, Consumo Consciente de Energia, Empreendedorismo e Finanças Pessoais.

As inscrições devem ser realizadas diretamente no site, dentro da opção escolhida. Os únicos pré-requisitos para a realização dos cursos online é ter o mínimo de 12 anos de idade e acesso a computador com internet e conexão de, no mínimo, 1 Mbps. Para alguns cursos, é necessário estar cursando ou ter concluído o ensino médio.

DF lidera em cursos gratuitos

O Distrito Federal é o local com mais oportunidades para estudar de graça, com 1,8 mil vagas abertas para cursos de qualificação e de aperfeiçoamento. São 1.109 vagas oferecidas pelo programa DF Inova Tech e outras 768 pelo Programa SENAI de Gratuidade Regimental.

Para se inscrever, é necessário preencher formulário no site do SENAI-DF e anexar cópia simples do RG (frente e verso).

Já o estado com o maior número de cursos ofertados, entre pagos e gratuitos, é o Paraná, com 14 mil vagas para cursos técnicos presenciais e semipresenciais em todo o estado. Entre as opções, estão cursos em áreas como celulose e papel, automação industrial, informática, logística e outras, distribuídas em 32 cidades. Mais informações e inscrições no site do Senai-PR.

Já em São Paulo, há vagas em cursos presenciais como padeiro, programador de produção, informática básica, entre outros. No ensino à distância, há temas como consumo consciente de energia, finanças pessoais, desvendando a indústria 4.0 e metrologia, todos esses gratuitos.

Para conferir se há cursos disponíveis no seu estado, clique no mapa interativo preparado pelo Senai.