Motoristas recebem mensagem para pagar multa de trânsito com até 40% de desconto

Abatimento vale para quem optar pelo Sistema de Notificação Eletrônica das multas e não recorrer das penalidades

Controle
Seus Gastos
Por Redacao PAN

O governo federal iniciou os testes de uma ferramenta, o Notifica Gov.Br, que vai oferecer serviços públicos digitais ao cidadão. O teste será feito com motoristas  que foram multados. Se aderirem à plataforma, poderão ter descontos de até 40% no valor a pagar de multas de trânsito

Motoristas que optarem pelo sistema eletrônico de notificações de trânsito, forem multados e não recorrerem da multa poderão pagar o valor da  infração com desconto de até 40%, válido até a data de vencimento do débito.

Os motoristas fazem parte da primeira fase de testes da ferramenta e, por isso, eles começaram a receber as notificações para aderirem à plataforma. Outros serviços serão contemplados no futuro.

Nesta primeira etapa, a iniciativa atenderá condutores com infrações de trânsito ainda a pagar. Os motoristas receberão as mensagens de 3 maneiras diferentes: 

  • aplicativo Gov.Br 

  • e-mail

  • SMS no celular

O serviço vale para todas as multas aplicadas, em qualquer esfera: municipal, estadual ou federal. Só não participa quem já teve a multa vencida.

Atualmente, o Gov.Br tem 116 milhões de usuários. O Ministério da Economia informou que 40 mil motoristas já começaram a receber as notificações sobre a possibilidade de desconto. 

Como funciona o Sistema de Notificação Eletrônica 

Imagem mostra uma mulher de cabelo grisalho, com óculos, sorrindo ao mexer no celular com as duas mãos. Ela está sentada num sofá cinza.

O objetivo da iniciativa é digitalizar cada vez mais os serviços do governo. Os alvos desse teste são os motoristas que ainda não aderiram ao SNE (Sistema de Notificação Eletrônica). 

O SNE está disponível no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito ou pelo portal de serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). 

Trata-se de solução do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

Ele possibilita aos proprietários de veículos automotores saber se foram autuados por eventuais infrações de trânsito. 

O Denatran desenvolveu o aplicativo. Cada órgão de trânsito, de acordo com sua área de atuação, deve aderir ao sistema para permitir que as autuações de seus agentes estejam disponíveis aos notificados (ou seja, aos motoristas).

Por “órgão de trânsito”, entenda-se Polícia Rodoviária Federal (PRF), Detran, etc. Isto é, todos os órgãos que atuam nessa área, seja em qual esfera for: municipal, estadual ou federal. 

Já que estamos falando de notificações, é bom tomar cuidado com os golpes. Veja algumas dicas para fugir desse tipo de problema pelo WhatsApp. E não se esqueça de aplicar essas sugestões para outros meios de comunicação, como SMS e e-mail.