Como comprar um carro: dicas de financiamento

Veja como comprar um carro por financiamento sem cair em ciladas

Controle
Seus Gastos
Por Redacao PAN

   

O momento de adquirir um veículo é especial. Afinal ele é uma conquista e algo que vai ser bem útil para trabalho, lazer ou para outras necessidades de uma pessoa ou família. Mas você sabe como comprar um carro utilizando o financiamento?

Esse recurso ajuda quem não tem grana suficiente para pagar pelo veículo à vista. Assim, dá para financiar o carro e pagar parcelas que cabem no orçamento, ao mesmo tempo em que dá para utilizar o veículo naquilo que você deseja.

Mas quem não prestar atenção a aspectos fundamentais do financiamento de veículos pode cair em ciladas e se arrepender depois. Por isso, para que o sonho do carro próprio não vire um pesadelo, vamos trazer dicas de como comprar um carro financiado.

Por que financiar um veículo?

foto mostra homem com olhar feliz enquanto aperta a mão de outra pessoa ao comprar carro, recebendo as chaves. O homem em destaque é branco, tem cabelo curto, usa máscara e veste camisa social branca

 

O financiamento de veículo é aquele empréstimo que um banco ou instituição concede a quem desejar comprar moto, carro ou outro tipo de automóvel. Ou seja: quem não está com a grana total do carro para comprá-lo à vista pode recorrer ao financiamento.

Um dos motivos é poder pagar valores mais baixos todo mês, ao mesmo tempo em que usa o veículo. Em vez de separar dinheiro e só depois de juntar o valor total fazer a compra, dá para usar a grana que seria guardada e pagar as parcelas do financiamento.

Dessa forma, ao comprar um carro financiado, você consegue adquirir o veículo com mais facilidade, pagando parcelas que cabem no orçamento familiar e pode aproveitar os benefícios do carro assim que a compra for finalizada.

Não é sem motivo que financiar carro é a forma de pagamento mais popular no país. Como mostra a Anef (Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras), 52% das compras de veículos comerciais leves em 2020 foram feitas via financiamento.

Como comprar um carro financiado?

foto destaca pessoa passando a chave de carro para outra dentro do veículo

Por mais vantagens que o financiamento possua para quem quer comprar seu próprio carro, é fundamental tomar algumas precauções que evitam problemas relacionados ao seu dinheiro. Veja dicas para financiar seu carro de maneira mais tranquila.

Faça um bom planejamento antecipado

A aquisição de um bem importante e de alto valor, como é o caso de um automóvel, envolve um bom planejamento financeiro. Isso significa que você deve analisar se já possui dívidas que consomem uma porcentagem alta dos seus rendimentos, por exemplo.

Ao mesmo tempo, esse planejamento antecipado ajuda a estimar os gastos mensais com o financiamento do veículo e como eles impactam o restante das suas despesas. Se boa parte da renda já está em uso, financiar carro nesse momento pode não ser o ideal.

Por isso, faça a lição de casa e veja se é possível encaixar o valor da parcela do financiamento entre as suas despesas. Caso o dinheiro não esteja sobrando, uma alternativa é reduzir despesas ou obter renda extra.

Procure instituições confiáveis

Depois de ter certeza de que o financiamento de carro cabe no orçamento, é hora de procurar a concessionária para adquirir o veículo. Para não ter nenhum problema ao financiar o carro e nem cair em golpes, busque lojas ou sites especializados.

O Banco PAN conta com uma rede de mais de 5 mil lojas parceiras em diversas cidades brasileiras, que estão à sua disposição para tirar dúvidas e tornar real o sonho do carro próprio. Nelas, você pode escolher seu carro, fechar o financiamento e sair dirigindo!

Veja as condições do financiamento e as tarifas

Observe com atenção as condições do financiamento e quais serão as taxas e tarifas cobradas. Com isso, é possível negociar boas condições para que o valor das parcelas seja o que mais combina com o seu orçamento doméstico.

Além de analisar a taxa de juros do financiamento, olhe se o CET (Custo Efetivo Total) está dentro das suas possibilidades. Ele inclui taxas administrativas, seguros e impostos como o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) <linkar com o texto de IOF que será publicado>.

Vale comparar todas essas condições entre instituições que oferecem financiamento, para escolher aquela que traz as ofertas mais compatíveis com o valor que você pode pagar.

Separe a documentação para financiar seu carro

Se o valor da parcela do financiamento é compatível com os seus rendimentos, se encontrou uma empresa confiável para obter esse crédito e se as condições do contrato são atrativas, é hora de preparar a documentação para fechar o financiamento do carro.

Em geral, documentos como RG, CPF e comprovantes de residência e renda são solicitados. Então deixe a papelada ao alcance para agilizar o contrato de financiamento. Quanto antes o processo for finalizado, mais rápido o carro estará na sua mão!

É importante lembrar que é feita a análise de crédito de quem quer comprar o carro, pois a instituição financeira precisa entender se a pessoa que deseja o financiamento possui condições de arcar com os valores das prestações.

Esse é mais um motivo para fazer um bom planejamento financeiro.  Assim você poderá quitar dívidas antes de pedir o financiamento e, dessa forma, mostrar que tem condições de pagar as parcelas do carro.

Lembre-se dos gastos mensais com o carro

foto destaca pessoa usando bomba de gasolina em carro preto

A manutenção do carro é um gasto que não pode ser descartado. Por isso, pense em itens como preço da gasolina, pagamento de impostos como IPVA e gastos com consertos e reparos, pois esses valores farão parte do seu orçamento assim que você comprar o carro.