Taxa Selic e poupança são a mesma coisa?

É importante entender as diferenças entre taxa Selic e poupança

Controle
Seus Gastos
Por Rodrigo Chiodi

*Atualizado em 16.03.2022, com novo valor da Selic

Quando o assunto é economia, é muito importante entender o que significam alguns assuntos que estão diretamente relacionados a preços, investimentos, rentabilidade etc. Um desses temas é a relação entre taxa Selic e poupança, que podem até mesmo serem confundidas como uma coisa só.

Como você vai ver neste texto, taxa Selic e poupança são diferentes, mas também têm relação entre si. Ambas são bem importantes para a vida dos brasileiros, por isso é fundamental entender o conceito de cada uma delas para tomar boas decisões relacionadas ao seu dinheiro.

Veja o que é taxa Selic, o que é poupança, qual a relação entre as duas e por que entender tudo isso fará a diferença na sua relação com dinheiro!

O que é a taxa Selic

A Selic é a taxa que tem influência em todas as outras taxas de juros do Brasil, por isso ela também é chamada de taxa básica de juros da economia. 

Sabe as taxas de empréstimos, financiamentos e de investimentos? Elas são influenciadas pela Selic, que foi criada em 1979 como uma maneira do governo controlar a inflação (aumento de preços). A ideia é mais ou menos essa:

  • Quando a Selic sobe, o objetivo é impedir que a inflação fique alta demais (os preços tendem a aumentar um pouco, o consumo diminui e isso pode ajudar a manter a inflação estável);

  • Quando a Selic diminui, a ideia é estimular a economia (os preços ficam um pouco mais baixos e o consumo aumenta com uma inflação mais baixa).

Quem define a porcentagem da taxa de juros é o Banco Central, por meio de um comitê chamado Copom (Comitê de Política Monetária) que se reúne a cada 45 dias. E Selic significa Sistema Especial de Liquidação e Custódia. 

Esse sistema é usado por instituições financeiras para comprar e vender títulos do governo, e a taxa Selic é a taxa de juros desses títulos públicos.

Durante essas reuniões do Copom, os economistas avaliam vários aspectos da economia brasileira e decidem se é melhor subir a taxa Selic, manter como está ou baixar a porcentagem da taxa. A reunião mais recente foi em 16 de março de 2022, e o Copom decidiu elevar a taxa Selic para 11,75% ao ano.

O que é poupança?

Mulher sentada em um sofá segura um papel com a mão esquerda enquanto faz anotações em um papel que está sobre uma mesa baixa com a direita; um notebook aberto está sobre o móvel

Como explica o Banco Central (BC), “poupança é uma sobra financeira”, e a caderneta de poupança ou conta poupança é um tipo de investimento em que você pode colocar o seu dinheiro e ele rende. Ou seja, você investe e ganha lucro em cima desse investimento. 

De acordo com o BC, em 2020 a poupança rendeu 2,11%. É também um investimento de renda fixa. Isso significa que ela tem previsão de retorno, também chamada de rentabilidade.

A caderneta de poupança é muito popular no Brasil: os dados mais recentes da pesquisa Raio X do Investidor Brasileiro, da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), com quase 3.500 pessoas, mostra que 84% deixaram os recursos na caderneta em 2019.

Taxa Selic e poupança são iguais?

Não, não são iguais. Enquanto a poupança é um tipo de investimento, a Selic é a taxa básica de juros que influencia investimentos como a poupança. A Selic é definida pelo Banco Central, e a poupança é um investimento disponível  em diversas instituições financeiras.

Porém, como vamos ver, a taxa Selic e a poupança estão relacionadas, e a Selic pode contribuir para que a poupança renda mais ou menos aos investidores. Dessa maneira, é importante entender como funciona essa ligação para, se for o caso, continuar investindo na poupança ou mudar para outras opções.

A relação entre taxa Selic e poupança

A poupança recebe influência direta da taxa Selic. Isso porque a rentabilidade da poupança é ligada à Selic por definição do Banco Central. 

Uma nova regra de rentabilidade da poupança foi estabelecida em maio de 2012, que se aplica a tudo que foi investido daquele mês  ano em diante.

Se a taxa da Selic for menor do que 8,5% ao ano, o rendimento é de 70% da Selic. Já se ela estiver maior do que 8,5% ao ano, a poupança vai render 0,5% ao mês + a  TR, a Taxa Referencial.

Este é o caso atual: a Selic está em 11,75%. Com essa taxa, quem possui R$ 1 mil na poupança vai ganhar ao menos R$ 61,70 se deixar o dinheiro na caderneta durante 1 ano. O rendimento anual, então, seria de 6,17%, fora a TR. 

Com essa taxa Selic, poupança vale a pena?

Homem sentado à frente de uma mesa apoia o queixo com a mão esquerda enquanto observa o notebook aberto à sua frente

Para entender sobre a relação de taxa Selic, poupança e se compensa investir na caderneta de poupança atualmente, é importante lembrar que a inflação dos 12 meses terminados em fevereiro de 2022 está em 10,54%, de acordo com o IBGE.

O rendimento anual atual é de 6,17%, fora a TR. Dessa maneira, o rendimento da poupança será menor que a inflação.

Por isso, para quem conta com uma reserva financeira maior, o ideal é diversificar os investimentos e não deixar tudo na poupança, pois o custo de vida (a inflação) supera os ganhos de rentabilidade da poupança.  

 

Agora que você já sabe que taxa Selic e poupança não são a mesma coisa, continue aprendendo ainda mais sobre o assunto e veja 7 mitos e verdades sobre investimentos!