O que você vai ler neste artigo:

 

O prazo para se inscrever no Enem (Exame Nacional de Ensino Médio) deste ano se encerra no sábado (21). As provas serão aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro, conforme consta em publicação feita no Diário Oficial da União (DOU).

As inscrições estão abertas desde o dia 10 de maio, e o custo é de R$ 85 para quem não conseguiu isenção da taxa de inscrição.

Aliás, o prazo para pedir isenção e de recorrer dos pedidos negados já acabou. Os resultados foram divulgados no último dia 6.

Se você recorreu, é possível conferir o resultado na Página do Participante, no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela organização do exame.

A novidade, desta vez, é que será aceito pagamento via PIX, o que pode ser um incentivo para atrair o público mais jovem a realizar a prova. 

O QUE É O ENEM

O Enem é a maior avaliação para ingresso no ensino superior do país. A nota desse exame, que é realizado em dois dias, serve para entrar em universidades de ensino superior públicas e particulares. 

Além disso, o Enem ainda serve para conseguir bolsas de estudos em programas do governo federal. 

As duas últimas edições do Enem, por exemplo, podem ser usadas para que estudantes se inscrevam no Prouni (Programa Universidade para Todos), que concede bolsas integrais e parciais a estudantes.

QUEM PODE FAZER O ENEM

O Enem não tem regras de idade mínima ou máxima. No entanto, é necessário estar no ensino médio ou já ter concluído os estudos para poder realizar o exame. 

É claro que também é necessário conseguir preencher os requisitos da inscrição na Página do Participante. Por isso, é necessário ter CPF e outros dados em mãos.

Nada impede, por exemplo, que estudantes que ainda não tenham chegado ao ensino médio (ou seja, que estejam no ensino fundamental) façam a prova, embora não seja recomendado.

Vale ressaltar que os estudantes do 1º e do 2º ano do ensino médio fazem a prova como treineiros. 

É uma maneira de já conhecer o exame, para não ser pego de surpresa quando o teste for para valer, no 3º ano do ensino médio, momento em que esses estudantes estarão prontos para concluir essa fase e, finalmente, entrar no ensino superior.

COMO FAZER A INSCRIÇÃO NO ENEM

Vale lembrar que, no momento da inscrição, que também é feita na Página do Participante, o candidato escolhe se quer fazer a prova de língua estrangeira em inglês ou espanhol. 

O estudante terá que preencher um questionário socioeconômico, no qual informará se já concluiu o ensino médio e outros dados cadastrais.

O candidato ainda escolhe se quer o exame impresso ou digital. Além disso, informa se precisa de algum atendimento especial (em caso de dificuldades de acessibilidade, por exemplo).

É na Página do Participante que serão divulgadas as cidades de aplicação do Enem impresso. Já os locais do Enem Digital estão listados no edital e na página do Enem no site do Inep.

INEP ACEITARÁ DOCUMENTOS DIGITAIS

Outra novidade é que o Inep aceitará nesta edição documentos digitais nos locais de aplicação de prova.

São válidos os seguintes documentos, segundo o Inep:

  • e-Título

  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital

  • RG Digital

No entanto, é necessário apresentar os documentos no respectivo aplicativo oficial. Importante: capturas de telas (prints) não serão aceitas.

Saiba ainda, com este artigo, como conseguir uma bolsa universitária em uma faculdade particular.