O que você vai ler neste artigo:

Golpistas usam novo filme do Homem-Aranha como isca para fazer vítimas

Fãs do super-herói são convencidos que há como assistir ao filme antes do lançamento e, assim, são lesados. Veja como não cair nesse golpe

ARTIGOS

 • 

5min. de leitura

 • 

16.12.2021

 

controle
seus gastos

PorRedacao | Millena PAN

Um filme de super-herói pode se transformar num super golpe. A estreia de “No Way Home” (sem volta para casa, em tradução para o português), nova ação do Homem-Aranha, com estreia no Brasil nesta quinta-feira (16), tornou-se um gancho atraente para golpistas fazerem vítimas. 

As “arapucas” usando indevidamente o nome do filme como isca foram descobertas e reportadas pela Kaspersky, empresa especializada em segurança digital. 

De acordo com os especialistas da empresa, foram usadas diferentes formas para tentar lesar fãs do super-herói. 

Em uma delas, os golpistas prometem dar acesso ao filme do Homem-Aranha num site malicioso. Ao baixarem arquivos com as supostas cenas do super-herói, as pessoas instalam em seus computadores programas maliciosos capazes de roubar suas informações pessoais e financeiras. Assim, sem saber, dão acesso aos seus dados para os fraudadores. 

Outros programas oferecidos para download com o chamariz do filme, de acordo com a Kaspersky, instalam programas maliciosos do tipo Trojans e Adware no computador das vítimas.

Com isso, os cibercriminosos conseguem executar ações não-autorizadas pela pessoa, como a coleta de informações, modificando dados ou interrompendo o desempenho dos computadores.

Outra tática usada pelos golpistas e identificada pela Kaspersky foi, sob a promessa de verem o filme antes da estreia, a pessoas serem solicitadas a se registrarem em determinados sites e inserirem as informações de seu cartão de crédito para ter acesso ao longa-metragem.

Depois que as vítimas faziam isso, os cibercriminosos “retiraram o dinheiro dos cartões e coletaram os detalhes do pagamento, mas nenhuma prévia do filme pôde ser vista por eles”, escreveu a empresa em seu blog, relatando o golpe.

Essa tática é conhecida como phishing (parecido com “fishing”, que é “pescar”, em inglês). É como se fosse uma pescaria. Os golpistas jogam iscas e atraem as vítimas. Neste caso, a isca é o filme do Homem-Aranha.

Para dar mais credibilidade, os golpistas ainda estão usando artes que retratam os atores do filme. Tudo feito para aumentar a curiosidade e interesse dos fãs para as páginas de phishing, onde o golpe se consuma. 

SAIBA COMO NÃO CAIR NESSE GOLPE

Embora os golpistas sejam ardilosos, você pode seguir algumas dicas para não cair na teia deles. Não é preciso ter um sensor aranha para fugir dos golpes. Basta um pouquinho mais de atenção.

Veja abaixo as dicas que a Kaspersky separou para você se livrar desses problemas:

  • Evite links que prometem a exibição antecipada de filmes ou séries de televisão. Se você tiver alguma dúvida sobre a autenticidade do conteúdo, verifique com o provedor de entretenimento.

  • Verifique a autenticidade do site antes de inserir dados pessoais e use apenas sites oficiais e confiáveis para assistir ou baixar filmes. Verifique os formatos de URL e a grafia do nome da empresa.

  • Preste atenção às extensões dos arquivos baixados. Um arquivo de vídeo nunca terá uma extensão .exe ou .msi

Já que o assunto é golpe, veja ainda como evitar cair em ciladas quando for fazer negócios ou procurar emprego. Golpistas estão usando o nome do LinkedIn para fazer vítimas.

 

PALAVRAS-CHAVE

ARTIGOSCONTROLE SEUS GASTOSSEGURANÇA DIGITAL

 

Política de PrivacidadeCookies que utilizamos

MAPA DO SITE: