Golpistas usam novo filme do Homem-Aranha como isca para fazer vítimas

Fãs do super-herói são convencidos que há como assistir ao filme antes do lançamento e, assim, são lesados. Veja como não cair nesse golpe

Controle
Seus Gastos
Por Redacao PAN

Um filme de super-herói pode se transformar num super golpe. A estreia de “No Way Home” (sem volta para casa, em tradução para o português), nova ação do Homem-Aranha, com estreia no Brasil nesta quinta-feira (16), tornou-se um gancho atraente para golpistas fazerem vítimas. 

As “arapucas” usando indevidamente o nome do filme como isca foram descobertas e reportadas pela Kaspersky, empresa especializada em segurança digital. 

De acordo com os especialistas da empresa, foram usadas diferentes formas para tentar lesar fãs do super-herói. 

Em uma delas, os golpistas prometem dar acesso ao filme do Homem-Aranha num site malicioso. Ao baixarem arquivos com as supostas cenas do super-herói, as pessoas instalam em seus computadores programas maliciosos capazes de roubar suas informações pessoais e financeiras. Assim, sem saber, dão acesso aos seus dados para os fraudadores. 

Outros programas oferecidos para download com o chamariz do filme, de acordo com a Kaspersky, instalam programas maliciosos do tipo Trojans e Adware no computador das vítimas.

Com isso, os cibercriminosos conseguem executar ações não-autorizadas pela pessoa, como a coleta de informações, modificando dados ou interrompendo o desempenho dos computadores.

Outra tática usada pelos golpistas e identificada pela Kaspersky foi, sob a promessa de verem o filme antes da estreia, a pessoas serem solicitadas a se registrarem em determinados sites e inserirem as informações de seu cartão de crédito para ter acesso ao longa-metragem.

Depois que as vítimas faziam isso, os cibercriminosos “retiraram o dinheiro dos cartões e coletaram os detalhes do pagamento, mas nenhuma prévia do filme pôde ser vista por eles”, escreveu a empresa em seu blog, relatando o golpe.

Essa tática é conhecida como phishing (parecido com “fishing”, que é “pescar”, em inglês). É como se fosse uma pescaria. Os golpistas jogam iscas e atraem as vítimas. Neste caso, a isca é o filme do Homem-Aranha.

Para dar mais credibilidade, os golpistas ainda estão usando artes que retratam os atores do filme. Tudo feito para aumentar a curiosidade e interesse dos fãs para as páginas de phishing, onde o golpe se consuma. 

Saiba como não cair nesse golpe
Uma mulher branca, suéter azul por cima de uma blusa social azul, com uma xícara vermelha na frente sobre a mesa, apoia o cotovelo esquerdo na mesa e cobre queixo e boca com a mão, enquanto a outra mão, a direita, segura o celular. Ela olha com expressão séria para o aparelho 

Embora os golpistas sejam ardilosos, você pode seguir algumas dicas para não cair na teia deles. Não é preciso ter um sensor aranha para fugir dos golpes. Basta um pouquinho mais de atenção.

Veja abaixo as dicas que a Kaspersky separou para você se livrar desses problemas:

  • Evite links que prometem a exibição antecipada de filmes ou séries de televisão. Se você tiver alguma dúvida sobre a autenticidade do conteúdo, verifique com o provedor de entretenimento.

  • Verifique a autenticidade do site antes de inserir dados pessoais e use apenas sites oficiais e confiáveis para assistir ou baixar filmes. Verifique os formatos de URL e a grafia do nome da empresa.

  • Preste atenção às extensões dos arquivos baixados. Um arquivo de vídeo nunca terá uma extensão .exe ou .msi

Já que o assunto é golpe, veja ainda como evitar cair em ciladas quando for fazer negócios ou procurar emprego. Golpistas estão usando o nome do LinkedIn para fazer vítimas.