O que você vai ler neste artigo:

 

Veja como se proteger dos principais golpes de consignado

Fraude tem várias modalidades que usam o empréstimo consignado como isca para serem aplicados

ARTIGOS

 • 8min. de leitura

 • 15.02.2022

 

mais créditopara você

PorRedacao | Millena PAN

*Texto atualizado em 30.05.2022

Golpe de consignado: você já ouviu falar dele? A fraude virou uma dor de cabeça para muitas pessoas e, também, para os bancos, que nada têm a ver com isso.

Os golpes usando o empréstimo consignado têm se tornado tão frequentes que até o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) emitiu uma nota de alerta para seus segurados e beneficiários.

A nota do INSS diz que os contratos para o empréstimo consignado e o cartão de crédito consignado são realizados exclusivamente entre o beneficiário e a instituição financeira contratada, sem participação do instituto.

Por isso, o órgão alerta que “não entra em contato por meio de mensagens de telefone ou aplicativos como WhatsApp, ligação ou e-mails para oferecer serviços de empréstimo consignado, nem envia motoboys para a casa dos beneficiários”.

Só que golpistas prometem prestar serviços que caberiam às instituições financeiras e, assim, fazem vítimas. Em alguns casos, esses golpistas fingem ser funcionários confiáveis de bancos para enganar as pessoas.

Para mostrar alguns desses casos, o Banco PAN publicou um vídeo em seu canal no YouTube que conta como eles funcionam. Confira abaixo. 

O QUE É O GOLPE DE CONSIGNADO?

Na verdade, não existe apenas um golpe de consignado. Muitas fraudes são aplicadas usando o empréstimo consignado como isca ou motivação, para atrair potenciais vítimas.

Em alguns casos, os golpistas orientam as vítimas a contratar um consignado e transferir o valor para determinada conta com a promessa de dar rendimentos.

Em outros, fingem ser de uma instituição financeira e orientam que seja feita a devolução de valores para determinada conta. 

Eles também usam a prova de vida, procedimento que até então era obrigatório para todos os segurados realizarem de maneira presencial ou online, alegando que poderiam facilitar o processo e, obtendo informações pessoais da vítima, contratam o empréstimo consignado no nome dela.

COMO FUNCIONA O GOLPE DE CONSIGNADO?

O golpe de consignado pode funcionar, pelo menos, de 4 maneiras diferentes. Veja abaixo essas modalidades e como cada uma delas funciona, de maneira geral. Pode haver variações, mas essas informações já ajudam a identificar uma possível tentativa de fraude. 

  1. Falso investimento

O golpista orienta a pessoa a contratar empréstimo consignado e a transferir parte ou total do valor para a conta de terceiros com a promessa de que vai depositar, mês a mês, um rendimento na conta do cliente, além do valor da parcela.

Nos primeiros meses, os fraudadores podem até pagar algumas prestações. Fazem isso para passar credibilidade. Só que, depois, param de fazer os depósitos. E o pagamento das parcelas restantes fica a cargo da vítima.

  1. Falso correspondente bancário

Imagine-se contratando um empréstimo consignado. Logo em seguida, você recebe uma ligação de alguém que diz ser do banco com o qual você se relaciona.

Tudo parece ser verdadeiro, certo?

Pois é. Acontece que é exatamente isso que alguns golpistas fazem. Eles ligam para quem contratou um empréstimo consignado e pedem a devolução do valor para a conta de terceiros, como se fosse um correspondente bancário. 

  1. Falsa portabilidade

Novamente, o golpista entra em contato com uma pessoa que contratou um empréstimo consignado e se oferece para quitar o valor em outra instituição.

No entanto, o golpista pede que, quando o valor cair na conta do cliente, ele seja transferido para uma outra conta indicada por esse fraudador.

O perigo está aí: o pagamento da portabilidade do consignado é feito diretamente entre as instituições financeiras. Não passa, portanto, por pagamentos em contas correntes.

  1. Falsa prova de vida

Neste caso, o golpista entra em contato com uma pessoa que recebem algum tipo de benefício e dizem que ela precisa fazer a prova de vida.

Em seguida, pedem uma série de informações pessoais dessa pessoa.

Com essas informações, os golpistas conseguem contratar um empréstimo consignado em nome da vítima.

Infográfico mostra os diversos tipos de golpe de consignado, com uma loista de 4 itens, e dá dicas de como evitá-los

COMO EVITAR CAIR NO GOLPE DE CONSIGNADO?

Assim como todos os golpes, a fraude que envolve o consignado pode ser evitada com algumas medidas de precaução.

Muitas dessas medidas de prevenção foram, inclusive, listadas pelo INSS na nota de alerta aos beneficiários do instituto. 

Em geral, são orientações para que as pessoas tenham atenção aos remetentes das mensagens e para evitar clicar em links ou ceder informações a desconhecidos.

O PAN também já divulgou diversas vezes instruções de segurança para que as pessoas evitem cair em golpes. 

1. Observe o remetente das mensagens;

2. Não clique em links de e-mails ou mensagens de WhatsApp de remetentes que você não conhece;

3. Nunca informe seus dados pessoais e bancários em resposta a ligações, e-mails ou links desconhecidos;

4. Nas redes sociais, não compartilhe nada sem checar a procedência e a veracidade das informações.

5. Procure sempre os canais oficiais das instituições com as quais você se relaciona.

6. Informe-se! Uma das melhores formas de se prevenir de golpes é saber que eles existem. Assim, se tentarem te enganar, você já está sabendo do que se trata.

O QUE FAZER SE CAIR EM GOLPE?

Um senhor branco, de óculos, sentado, com um laptop na sua frente, um prato com comida que parece ser um bolo ao lado do laptop e uma xícara aparentemente de café ou chá analisa o laptop

O INSS orienta que, em caso de fraudes ou não reconhecimento do empréstimo, a pessoa deve procurar imediatamente a instituição financeira, além do Portal do Consumidor (consumidor.gov.br).

Agora que você já sabe que precisa entrar em contato somente com os canais oficiais das instituições financeiras, veja as vantagens de contratar um empréstimo consignado com o PAN. E atenção: só pelos canais oficiais, hein!

PALAVRAS-CHAVE

EMPRÉSTIMO CONSIGNADO

É possível simular os limites e valores de cada recurso. Simulador de empréstimo consignado e também o cartão de crédito consignado.