Greve de peritos médicos do INSS chega ao fim nesta segunda (23)

Paralisação durou 52 dias e obrigou remarcação de muitos atendimentos

Controle
Seus Gastos
Por Redacao PAN

Após 52 dias de paralisação, chegou ao fim nesta segunda-feira (23) a greve de peritos médicos do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). O anúncio da retomada do trabalho no primeiro dia útil desta semana foi feito na última sexta.

Em quase 2 meses, cerca de 320 mil exames tiveram de ser remarcados por causa da greve dos peritos médicos. 

Com a paralisação, o atendimento dos segurados ficou mais difícil em ao menos 21 estados mais Distrito Federal. 

Para tentar contornar o problema, o próprio governo federal orientou que as pessoas prejudicadas reagendassem os serviços.

Saiba remarcar serviços do INSS

Alt  Um senhor, camisa polo azul, rosto desfocado na imagem, segura o celular com uma das mãos e digita no aparelho com o dedo indicador da outra mão 

Veja abaixo o passo a passo para fazer o reagendamento de serviços do INSS, caso você tenha sido prejudicado pela greve:

  1. Acesse aplicativo ou meu.inss.gov.br

  2. Informe CPF e senha

  3. Clique em SERVIÇOS

  4. Na aba BENEFÍCIOS, clique em auxílio-doença

  5. Clique em PERÍCIA e depois marque REMARCAR PERÍCIA

  6. Informe o número de documento

  7. Reagendar atendimento

Se precisar, você ainda pode obter mais informações pela Central 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília).

O INSS informou que, apesar do reagendamento, o instituto vai considerar a data originalmente marcada pelo cidadão para seu atendimento como a data de entrada do requerimento. Assim, evita prejuízo financeiro aos segurados.

Além disso, é importante tomar cuidado com os golpes que envolvem revisões de benefícios. O próprio INSS já emitiu um alerta para que seus segurados prestem atenção nessas ocorrências.