Após 52 dias de paralisação, chegou ao fim nesta segunda-feira (23) a greve de peritos médicos do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). O anúncio da retomada do trabalho no primeiro dia útil desta semana foi feito na última sexta.
Em quase 2 meses, cerca de 320 mil exames tiveram de ser remarcados por causa da greve dos peritos médicos.
Com a paralisação, o atendimento dos segurados ficou mais difícil em ao menos 21 estados mais Distrito Federal.
Para tentar contornar o problema, o próprio governo federal orientou que as pessoas prejudicadas reagendassem os serviços.
-
Leia também: Concessão de benefícios do INSS tem novos prazos
Saiba remarcar serviços do INSS
Veja abaixo o passo a passo para fazer o reagendamento de serviços do INSS, caso você tenha sido prejudicado pela greve:
-
Acesse aplicativo ou meu.inss.gov.br
-
Informe CPF e senha
-
Clique em SERVIÇOS
-
Na aba BENEFÍCIOS, clique em auxílio-doença
-
Clique em PERÍCIA e depois marque REMARCAR PERÍCIA
-
Informe o número de documento
-
Reagendar atendimento
Se precisar, você ainda pode obter mais informações pela Central 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília).
O INSS informou que, apesar do reagendamento, o instituto vai considerar a data originalmente marcada pelo cidadão para seu atendimento como a data de entrada do requerimento. Assim, evita prejuízo financeiro aos segurados.
Além disso, é importante tomar cuidado com os golpes que envolvem revisões de benefícios. O próprio INSS já emitiu um alerta para que seus segurados prestem atenção nessas ocorrências.