O que você vai ler neste artigo:

NFT: você já ouviu falar do Non-Fungible Token? Conheça mais sobre ele!

Ferramenta que garante a autenticidade de arquivos digitais já é bastante utilizada no mundo virtual

ARTIGOS

 • 

7min. de leitura

 • 

12.11.2021

 

renda
extra

PorRedacao | Millena PAN

Você sabe o que é NFT? Essa vertente do mundo da tecnologia passou a ser procurada e adotada por diversos profissionais que desejam proteger seus trabalhos autorais para evitar que eles sejam monetizados sem a devida autorização.

Essa atitude é tomada principalmente quando falamos em artistas que comercializam seus projetos de forma digital.

AFINAL, O QUE É UM NFT? 

A sigla NFT significa non-fungible token, que em uma tradução livre quer dizer token não fungível. Trata-se de um certificado digital protegido por criptografia, que permite transformar um arquivo digital em algo único e autêntico. 

Quando falamos em vendas, a utilização do NFT em cima de uma obra ajuda o criador a ter total propriedade sobre ela. Sendo assim, ele tem autonomia para fazer o que bem entender, como controlar onde ela pode ser comercializada, por exemplo. 

Mas o que são bens não fungíveis? 

Imagem mostra um homem negro em pé ao lado de uma pessoa cadeirante. Ambos estão observando uma pintura e a pessoa cadeirante está tirando uma foto.

Bens não fungíveis são aqueles que não podem ser substituídos, são únicos. Uma pintura como “A Criação de Adão”, por exemplo, não pode ser replicada em sua qualidade original, mesmo que algum artista realize uma cópia nos mínimos detalhes. 

Sendo assim, embora a pintura apareça em livros, revistas e até mesmo em produtos, como camisetas e mini-quadros, a criação original só pode ser vista no teto da Capela Sistina.

COMO FUNCIONA UM NFT?

Agora que você já sabe o que o NFT é uma forma de transformar criações digitais em peças insubstituíveis, vamos te explicar como isso é aplicado na prática. 

Um NFT garante a legitimidade da obra, da autoria e, também, da propriedade. Ou seja, ela mostra que aquela criação é verdadeira e também pertence à pessoa que a está comercializando. 

Vamos exemplificar para ficar mais claro! 

Imagine que você criou uma arte utilizando um editor de imagens. E então descobriu que essa obra está sendo utilizada por uma loja virtual como estampa de camisetas, sem a sua permissão. 

Se a sua arte estiver protegida com o NFT, será possível comprovar que ela é sua e que você detém seus direitos autorais. Logo, ou a loja retira a estampa do ar ou compartilha uma porcentagem das vendas. 

QUANTO VALE UM NFT? 

Não existe um valor mínimo para uma obra que esteja certificada por um NFT.

Recentemente o fundador do Twitter, Jack Dorsey, decidiu transformar a primeira postagem da história na rede social em um NFT. O valor estimado da “obra” foi de US$ 2,9 milhões. 

É claro, nem sempre esse valor astronômico é aplicado em todas as transações. O dono da NFT é quem estima o quanto vale aquele item. Quando falamos em NFTs de personalidades, o preço tende a ser maior.

Vamos supor que, em vez de ser o primeiro tuíte, Dorsey tivesse decidido compartilhar o código fonte original do Twitter. Você consegue imaginar o valor que esse NFT teria no mercado? 

Outro exemplo: imagine se o criador do Mario, Shigeru Miyamoto, decidisse transformar o primeiro esboço do personagem em um NFT e comercializar a obra? Para um fã fiel da marca Nintendo (empresa que produz vídeo games, como o Super Nintendo e o Nintendo Switch, e outros jogos como Donkey Kong e Super Mario), isso pode ser uma verdadeira mina de ouro.

Logo, esse NFT terá um valor estimado altíssimo, justamente por se tratar de uma criação única e completamente rara. 

"Mas o autor não perde o controle sobre os ganhos de sua obra depois de um tempo?", você pode se perguntar. 

Na verdade não! Ele pode adicionar taxas em seu NFT, como royalties, que garantem que, mesmo que o arquivo seja vendido várias vezes, ele ainda continuará recebendo parte do dinheiro sempre.  

COMO COMPRAR UM NFT? 

A imagem mostra uma pessoa digitando em um notebook

Para comprar um NFT você pode utilizar algumas plataformas específicas, de acordo com o tipo de arquivo que deseja adquirir. 

As transações para compra de venda são realizadas por meio de uma blockchain, uma rede utilizada para transmitir códigos em pequenos blocos que contém dados protegidos que funcionam como um certificado de autenticidade. 

Esse processo garante que nenhuma informação seja alterada em nenhuma das pontas, seja na origem ou no destino. A regra é basicamente a mesma utilizada pela criptografia do WhatsApp, onde a mensagem é vista apenas por quem envia e recebe.

Algumas marcas de grande porte, que trabalham com essa ferramenta, costumam ter marketplaces exclusivos para quem deseja realizar esse tipo de transação.  

A NBA, liga de basquete dos Estados Unidos, criou uma plataforma em blockchain chamada Top Shot, onde os fãs do esporte podem negociar NFTs de alguns cards colecionáveis de jogadas históricas em versão digital. 

A compra é realizada em criptomoeda e para ser concluída é necessário que o usuário tenha uma conta na loja virtual da marca, além de uma carteira digital na Dapper, empresa que administra a compra e venda de NFT.  

Para você ficar ainda mais por dentro das novas transações no mundo digital, entenda mais sobre a Blockchain e onde ela pode ser utilizada.

 

 

PALAVRAS-CHAVE

ARTIGOSEDUCAÇÃORENDA EXTRA

 

Política de PrivacidadeCookies que utilizamos

MAPA DO SITE: