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INSS tem 1,6 milhão de pedidos de benefícios em análise

Instituto reduziu a quantidade em março deste ano, após chegar ao pico de pedidos em julho de 2019

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30.03.2022

 

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PorRedacao | Millena PAN

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) reduziu a quantidade de pedidos de benefícios em março deste ano para 1,6 milhão. 

Em 2019, ano anterior à pandemia do coronavírus, a fila era de 2,23 milhões. Depois, em 2020, caiu para 1,7 milhão. Esse número subiu em 2021 para 1,8 milhão e, agora, caiu ara o patamar de 1,6 milhão – o menor dos últimos anos. 

Em julho de 2019, o número de pedidos sob análise chegou ao maior patamar da história: 2,4 milhões. 

Num comunicado, o INSS destacou o trabalho dos servidores, o “auxílio da automação”, o “investimento em capacitação” e a “reorganização da estrutura” como fatores decisivos para a redução dos pedidos sob análise. 

O INSS ainda informou que analise, mensalmente, cerca de 751 mil pedidos de benefícios, sendo que o número de novos requerimentos gira em torno de 674 mil processos mensais. 

“Estamos conseguindo dar resposta não só aos pedidos que entram, como também a uma parte do estoque. É uma fila histórica de anos”, disse o presidente do INSS, José Carlos Oliveira, no mesmo comunicado. 

INSS VOLTA COM ATENDIMENTO PRESENCIAL AGENDADO
Um homem branco, de máscara branca, camisa social azul com manga arregaçada abaixo do cotovelo, calça clara, cabelo branco, segura um andador, enquanto uma profissional da área de saúde, também branca e de máscara branca, com uniforme azul claro, segura o homem com as duas mãos pelo braço esquerdo dele.

Uma das maneiras de reduzir a fila de pedidos de benefícios é com a volta do atendimento presencial agendado

O instituto voltou a liberar o atendimento presencial em suas unidades por meio das portarias 1.413 e 982, ambas publicadas em Diário Oficial da União (DOU).

Para ser atendido presencialmente, o segurado poderá fazer um agendamento e ir até uma agência com hora marcada.

O agendamento continua sendo feito pelo site do Meu INSS e pelo aplicativo para tablet e celulares. O telefone 135 também serve para agendamentos.

Vale lembrar, no entanto, que os serviços do INSS continuam disponíveis digitalmente, sem que haja a obrigação de o segurado ir presencialmente até uma agência. 

O aprimoramento dos canais digitais, segundo o INSS, também é outra maneira de reduzir a fila de pedidos de benefícios.

O instituto ainda oferece um link que mostra ao cidadão quais são as agências que já estão abertas.

Outra boa notícia é que o 13º salário de aposentados e pensionistas do INSS será antecipado em 2022. Saiba os detalhes neste artigo

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