Servidores aposentados do Executivo federal têm até dia 31 para fazer prova de vida

Precisam fazer o procedimento aquelas pessoas que não realizaram o exame de janeiro de 2020 a setembro de 2021

Controle
Seus Gastos
Por Redacao PAN

Aposentados e pensionistas do Poder Executivo federal que não fizeram a prova de vida de janeiro de 2020 a setembro de 2021 precisam fazer o exame até o dia 31 deste mês. A exigência também vale para anistiados políticos. 

A prova de vida é um mecanismo do governo para evitar que haja fraudes e pagamentos indevidos no pagamento dos valores aos aposentados e pensionistas. 

Como estamos no fim do ano, é importante não deixar a comprovação para cima da hora. Isso porque, no dia 31, só será possível fazer o processo digitalmente. 

A prova de vida pode ser feita por meio do comparecimento do beneficiário em uma agência do banco onde recebe o pagamento, levando o documento de identificação com foto. No entanto, no último dia do ano, as agências bancárias estarão fechadas.

Como fazer a prova de vida

A prova de vida pode ser feita presencialmente, com o comparecimento do segurado a uma agência do banco onde recebe o pagamento.

Neste caso, o servidor aposentado precisa estar com um documento de identificação com foto. 

Além disso, o procedimento também pode ser feito digitalmente. Neste caso, a comprovação está disponível para quem tiver a biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). 

Para essas pessoas fazerem a prova de vida, basta instalarem o aplicativo gov.br no celular e validarem o cadastro por meio do reconhecimento facial.

O fornecimento do comprovante da prova de vida e o acompanhamento da situação podem ser feitos por meio de outro aplicativo, o SouGOV.BR. 

Esse aplicativo foi desenvolvido exclusivamente para servidores ativos, aposentados e pensionistas da administração pública federal. 

O SouGOV.br também envia notificações para lembrar o servidor público inativo sobre o prazo para realizar o procedimento.

Quem precisar fazer a prova de vida

Mulher idosa negra, com cabelos brancos curtos e usando óculos preto e blusa e casaco de malha, ambos cinza, olha para celular que segura em sua mão esquerda e mexe nele com a direita. Ela está sentada em um sofá escuro e tem uma janela e uma luminária preta atrás de si

Quem precisa fazer a prova de vida até o dia 31 de dezembro são os aposentados e pensionistas do Poder Executivo de nível federal. 

Destas pessoas, o exame deve ser feito por aquelas que não realizaram o procedimento no período de janeiro de 2020 a setembro de 2021, quando houve paralisação da obrigatoriedade do serviço por causa da pandemia. 

Da mesma forma, também precisarão fazer o exame aqueles que são anistiados políticos. 

Tome cuidado com golpes que envolvem a revisão de benefícios. E veja ainda como evitar os golpes mais comuns no WhatsApp.