Como fazer empréstimo consignado: passo a passo para obter o seu

Essas dicas vão te mostrar como obter crédito consignado de um jeito fácil e rápido

Mais crédito
para você
Por Redacao PAN

 

O crédito consignado pode ajudar a equilibrar a vida financeira de aposentados, pensionistas, beneficiários do INSS e servidores públicos. Mas você sabe como fazer empréstimo consignado de um jeito fácil?

Conseguir essa grana a mais que pode salvar o orçamento doméstico ou ajudar a realizar sonhos é mais simples do que se pode imaginar. Dá para fazer tudo de forma 100% online, sem nem precisar sair de casa, e de forma segura.

Além disso, você acompanha tudo por SMS e e-mail. Dá para fazer tudo isso no computador ou celular! Saiba mais sobre crédito consignado e veja um passo a passo de como pedir essa grana e receber o dinheiro na conta.

O que é empréstimo consignado?

foto de notas de 50 reais sobre nota de 20 e ao lado de moedas

O empréstimo consignado é o crédito que tem as parcelas descontadas diretamente na folha de pagamento, do salário ou benefício.

Ele é voltado principalmente para servidores públicos federais, estaduais e municipais, para beneficiários do INSS, para aposentados ou para militares das Forças Armadas.

E, exatamente porque tem as parcelas descontadas na folha de pagamento, ele possui melhores condições de juros que outras modalidades de crédito.  

O consignado é aquela ajuda para momentos de aperto financeiro ou quando a gente quer um dinheiro extra para algo importante, como reformas ou uma viagem, por exemplo. 

Como fazer empréstimo consignado

foto de homem concentrado enquanto olha para notebook, sentado na cozinha de casa. O homem é negro, careca e tem barba grisalha, e veste camiseta azul marinho

  1. Separe os dados necessários

É importante que, antes de começar o processo de pedido de empréstimo consignado, você tenha em mãos o número do seu benefício e a sua margem consignável, caso seja aposentado ou pensionista do INSS.

  1. Simule o valor do empréstimo consignado

Com o número do benefício em mãos, é hora de preencher o formulário do Banco PAN para simular qual o valor de crédito consignado que você pode solicitar emprestado. Acesse a página de crédito consignado do PAN.

  1. Siga as instruções do formulário

Depois de informar se você é aposentado ou pensionista do INSS, servidor público ou militar, informe seus dados pessoais e de contato, leia os termos de uso e continue o preenchimento para que o PAN possa retornar o seu contato.

Em até 1 dia útil, o PAN enviará um SMS com todas as informações úteis sobre a sua proposta de empréstimo. Além disso, nessa mesma mensagem estará um link para que o contrato eletrônico do consignado seja assinado digitalmente.

  1. Aguarde a aprovação do convênio

Após a assinatura do contrato, a sua solicitação será analisada e o PAN vai esperar   a aprovação do seu convênio para disponibilizar o valor do empréstimo. Essa espera leva apenas de 2 a 5 dias úteis.

  1. Aproveite o dinheiro do crédito consignado

Assim que estiver tudo certinho e aprovado, o dinheiro é depositado na sua conta. Agora, é o momento de você utilizar essa grana pra sair do sufoco financeiro, quitar dívidas e realizar qualquer outro objetivo que desejar.

É importante lembrar que o PAN não entra em contato com ninguém para pedir que o valor liberado na conta seja devolvido. Além disso, o PAN não solicita o pagamento de boleto em nome de terceiros.

Por isso, caso você receba esse pedido em nome do Banco PAN, entre em contato com a gente para confirmar se as informações são verdadeiras ou se pode ser um golpe! Os nossos canais de atendimento são:

  • SAC: 0800 776 8000, todos os dias, 24 horas por dia;

  • Telefone acessível: 0800 776 2200, também disponível todos os dias, 24h por dia;

  • Ouvidoria: 0800 776 9595, de 2ª a 6ª, das 9h às 18h, para quem já utilizou outros canais de atendimento do PAN, mas ainda não teve sua solicitação atendida.

infográfico com resumo da lista sobre como fazer empréstimo consignado

Vantagens do empréstimo consignado

O consignado traz uma série de vantagens a aposentados, pensionistas do INSS e servidores públicos:

  • Quem pega consignado tem liberdade para usar o dinheiro, pois não é preciso dizer para qual fim o valor será utilizado;

  • Existe a margem consignável, que evita o comprometimento de uma parte grande do salário ou benefício. Pelas novas regras de empréstimo consignado, a margem é de 40%;

  • Para aposentados e pensionistas do INSS, a taxa de juros máxima é de 1,80% ao mês, um percentual menor do que muitas modalidades de crédito;

  • Dá para pedir empréstimo consignado inclusive se estiver negativado;

  • Quem contrata com o Banco PAN ganha até 25% de desconto em compras na Drogaria São Paulo e Drogarias Pacheco e pode aproveitar preços menores em medicamentos genéricos, de marca e até itens de perfumaria; 

  • O dinheiro do consignado ajuda a limpar o nome, para quem está negativado, e também é uma boa opção para quitar dívidas mais caras, aproveitando a taxa de juros menor desse tipo de empréstimo.

Por falar em limpar o nome e pagar dívidas, saiba com mais detalhes se pegar empréstimo para quitar dívidas compensa ou não!