O que você vai ler neste artigo:

Agora a contratação do empréstimo consignado pode ser iniciada por meio do aplicativo da conta digital do Banco PAN. 

Com essa funcionalidade, quem tem a conta digital PAN e for elegível a  solicitar esse empréstimo poderá começar todo o processo no próprio aplicativo da conta, usando o celular, sem precisar ir a uma loja ou entrar no site do banco.  

Confira mais detalhes nesse artigo!

COMO FUNCIONA O EMPRÉSTIMO CONSIGNADO?

empréstimo consignado é uma modalidade de empréstimo com desconto em folha. Isso significa que as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento da aposentadoria ou benefício de quem pode pedir esse tipo de crédito.

Dessa maneira, a pessoa que o contrata não precisa se preocupar com a data para pagamento das parcelas: elas já são descontadas do salário, aposentadoria ou benefício. Isso é uma comodidade, pois reduz a chance de esquecer a data do vencimento das prestações e, assim, evita multas por atraso do pagamento.

Como as prestações são descontadas do contracheque ou holerite, esse tipo de empréstimo tem um risco relativamente menor para o banco. Por isso, suas taxas são menores em relação à maioria das modalidades de empréstimos existentes no mercado.

O valor de cada parcela do empréstimo consignado é limitado a uma porcentagem do salário ou benefício. Esse limite é chamado de margem consignável.

Ela tem como objetivo evitar que o cliente comprometa uma fatia muito grande de seu orçamento com um crédito, o que pode levar a um descontrole financeiro. Por isso, esse limite leva em consideração todos os créditos consignados que a pessoa tomou.

QUEM PODE CONTRATAR O CONSIGNADO NO PAN

 No Banco PAN, o crédito consignado pode ser solicitado por:

  • aposentados e pensionistas do INSS;

  • militares e pensionistas das Forças Armadas

  • servidores públicos e pensionistas municipais, estaduais e federais cujos órgãos tenham convênio com o PAN. 

COMO ACESSAR A FUNCIONALIDADE DO CONSIGNADO NO APP DO PAN

No APP da conta digital do PAN, você deve ir à tela de empréstimos e selecionar empréstimo consignado. 

 

Então, clique em “quero conhecer”.

 

Você será direcionado para uma tela em que deve selecionar de qual grupo elegível ao consignado no PAN faz parte. Selecione e clique em “Continuar”.

 

O aplicativo então vai direcionar você para uma conversa por WhatsApp com um de nossos especialistas para tirar dúvidas e terminar a contratação. Se quiser seguir nessa etapa, toque em “Conversar por WhatsApp”.

 

Nesse momento, você será redirecionado para o WhatsApp, em um chat aberto com o PAN, com a seguinte mensagem a ser enviada: “Olá, tenho interesse no Empréstimo Consignado”. A partir do envio, o atendente responde à mensagem e você pode tirar suas dúvidas e seguir com a contratação.

Confira neste vídeo que o PAN preparou para você o passo a passo para a contratação.

 
 

QUAIS AS VANTAGENS DO CRÉDITO CONSIGNADO

Esse tipo de empréstimo tem diversas vantagens. Uma delas é que suas taxas de juros são até 3 vezes menores do que outros créditos. 

Isso é possível porque, como a instituição financeira que o concedeu desconta as parcelas diretamente de salários ou benefícios, o risco de não receber os valores ou de terem atraso nos pagamentos cai muito. Com risco menor, os juros também ficam mais baixos.

Outro ponto a destacar é que, no momento em que a pessoa contrata o empréstimo, já ficam estabelecidas as taxas de juros, o total de prestações e o valor de cada uma. E, na maior parte das vezes, as parcelas são fixas, iguais da primeira à última. Isso facilita o planejamento financeiro.

A margem consignável também é uma vantagem desse tipo de crédito, porque ela evita que você comprometa uma parte muito grande do seu salário ou benefício com o empréstimo.  

Além disso, como ele tem taxas mais baixas do que a maioria das disponíveis no mercado, o consignado é uma alternativa para se livrar de dívidas mais caras. 

Como ele pode ser pedido por quem está com o CPF negativado, o dinheiro pode ser usado para quitar a dívida que está causando essa restrição e, dessa maneira, ajudar a sair do vermelho e “limpar” o nome.

Quer pedir seu empréstimo consignado no PAN e não é cliente ainda? É simples! Baixe o app em um dos botões abaixo, siga as instruções, abra sua conta digital no PAN e comece a desfrutar das vantagens que só ela oferece.