Prova de vida do INSS volta a ser obrigatória em 2022; veja prazos e como fazer

Necessidade de comprovação estava suspensa por causa da pandemia. Há grupos que precisarão fazer procedimento já em janeiro

Controle
Seus Gastos
Por Redacao PAN

Aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) precisarão voltar a fazer a prova de vida a partir de janeiro de 2022. 

Isso porque a comprovação de vida, que ficou suspensa até o fim deste ano, voltará a ser obrigatória. O procedimento tinha voltado a ser exigido em junho, mas o Congresso desobrigou a realização do exame por causa da pandemia.

Saiba como será o calendário da prova de vida

Veja abaixo como será o calendário de realização da prova de vida do INSS, conforme a data em que ocorreu o vencimento de cada comprovação.

Quadro mostra o calendário para prova de vida do INSS em 2022

Como fazer a prova de vida do INSS

O modelo tradicional de realização da prova de vida é presencial. Basta ir ao banco onde ocorre o pagamento. 

Na maioria das vezes, é possível fazer a comprovação direto num caixa eletrônico, para clientes com biometria cadastrada. Em último caso, basta falar com um gerente.

Segurados com biometria cadastrada no TSE e no Detran têm um procedimento ainda mais simples: podem fazer a comprovação pelo aplicativo do Meu INSS, sem precisar ir ao banco, por reconhecimento facial. 

O INSS também permite que a prova de vida seja feita em casa, com a visita de um funcionário do órgão, nos seguintes casos:

  • segurados de qualquer idade que não estejam em condições de se locomover;

  • todos os segurados maiores de 80 anos, com ou sem condições de se locomover.

O passo a passo completo está disponível aqui e também no vídeo abaixo:

Para o caso de segurados que não conseguem se locomover, é preciso ligar no número 135 ou acessar o Meu INSS para agendar a prova. Neste caso, também é necessário comprovar a condição de saúde com algum documento médico.