Receita alerta para golpe que fala sobre restituição do Imposto de Renda

Todas as informações sobre o assunto devem ser checadas diretamente nos canais oficiais da Receita

Controle
Seus Gastos
Por Redacao PAN

A Receita Federal emitiu um alerta para um golpe que vem sendo aplicado no país e envolve a promessa de restituição do Imposto de Renda. 

Golpistas usam informações sobre a restituição do Imposto de Renda para enviar mensagens aos contribuintes. No texto, dizem para que a pessoa “baixe” uma chave de acesso para consultar os valores aos quais tem direito.

Na verdade, trata-se de um arquivo malicioso, e a restituição do Imposto de Renda serve de “isca” para “pescar” vítimas. A técnica é conhecida como “phishing” (parecido com “fishing” em inglês, que quer dizer “pescaria”).

Num exemplo de mensagem que a Receita mostrou e disse que foi usada pelos golpistas, há um assunto apelativo no e-mail, falando em "Saque Imediato”. 

“Os golpistas usam termos técnicos como PER/DCOMP e ainda tentam dar veracidade ao conteúdo por meio de citações de leis e alíquotas”, explica a Receita Federal no seu comunicado

Ao final, disponibilizam um link malicioso “Baixar Chave de Acesso” para consumar o golpe em cima dos contribuintes.

Saiba como evitar o golpe
Um homem branco careca, de óculos, casaco azul marinho de manga arregaçada, segura o celular com a mão esquerda enquanto apoia o queixo com a mão direita. Ele tem expressão de preocupação 

A Receita Federal alertou que suas comunicações não possuem links de acesso por e-mail ou mensagens. 

Além disso, todas as informações recebidas, explicou a Receita Federal, devem ser confirmadas diretamente no Portal e-CAC, com acesso seguro por meio da conta GOV.br ou certificado digital.

Veja abaixo algumas dicas de segurança para não cair em golpes:

  • Se necessário, entre em contato com os canais oficiais do órgão mencionado para confirmar a informação que você recebeu;

  • Antes de clicar num link, cheque se quem enviou aquela mensagem é mesmo confiável;

  • Fique sempre bem informado, porque uma das melhores formas de se prevenir de um golpe é saber que ele existe;

  • Não coloque informações pessoais ou bancárias, muito menos realize pagamentos, se não tiver certeza absoluta sobre o link que você recebeu e sobre quem o enviou.

Entrega do Imposto de Renda

Um casal composto por um homem branco, cabelo branco, de óculos e camisa polo azul e uma mulher branca, cabelo liso preto, vestido verde de bolinhas brancas, analisa um boleto que está sendo segurado pelo homem. Ambos estão sentados

Os golpes sobre restituição do Imposto de Renda ocorrem num momento em que os contribuintes começam a entregar suas declarações referentes ao ano-base de 2021. 

O período de entrega da declaração, que começou nesta segunda-feira (7), vai até o fim de abril. 

São 3 formas de fazer a declaração. Veja abaixo quais são elas:

  1. Declaração online

  2. Por celular ou tablet

  3. Pelo programa do IRPF (Imposto de Renda da Pessoa Física)

Além disso, existem 3 maneiras de preencher o documento:

  • Iniciar uma declaração em branco, do zero;

  • Fazer o procedimento a partir da declaração do ano anterior; ou

  • Fazer a declaração pré-preenchida com dados atuais de outras declarações recebidas pela Receita Federal.

No caso de quem for entregar o Imposto de Renda pela primeira vez, o processo de preenchimento da declaração terá que ser feito do zero, incluindo todas as informações necessárias e solicitadas.

Mas não tem mistério para fazer o preenchimento. O serviço está disponibilizado no portal e-CAC, da Receita Federal, para o preenchimento da declaração de forma online.

É importante lembrar que você também pode, durante o preenchimento, acrescentar informações de despesas médicas.

Se você não sabe se precisa declarar ou nunca fez a declaração, aqui você encontra tudo o que precisa saber para tirar suas dúvidas.