Recibo de pagamento: o que é e como preencher um

Entenda a utilidade desse comprovante no dia a dia de prestadores de serviço

Controle
Seus Gastos
Por Redacao PAN

O recibo de pagamento é um documento comum na rotina de pessoas que prestam serviços. Ele cumpre com seu papel de comprovar pagamentos e auxilia também na administração financeira, principalmente de empreendedores.

Com esse comprovante, as pessoas podem se prevenir de problemas como contestações de recebimento de dívida e erros de duplicação de valores.

No texto a seguir, entenda melhor para o que serve o recibo de pagamento e quais os modelos adequados para cada situação.

O que é e para o que serve um recibo de pagamento?

O recibo de pagamento é um documento emitido para comprovar que um valor negociado entre uma pessoa física e uma pessoa jurídica, em decorrência de um trabalho, foi pago. 

Para o contratante, o documento serve para comprovar que o valor foi pago. Para o prestador de serviço, o recibo é uma forma de controlar os pagamentos recebidos, por isso é útil na gestão financeira.

Em alguns casos, o recibo também é uma forma de resguardar os direitos de profissionais liberais ou autônomos, que não possuem vínculo empregatício, ou seja, não têm carteira assinada.

Para se ter ideia da relevância do recibo de pagamento, especialistas recomendam que as pessoas guardem o documento por até 5 anos após declarar valores dele no imposto de renda.

Quais são os modelos de recibo de pagamento?
ALT: Foto mostra uma mulher sentada em frente a uma mesa, olhando para um documento que está no móvel. Ela veste uma blusa de mangas compridas na cor verde militar e tem os cabelos cacheados. Na mesa também há um notebook claro.

O recibo de pagamento só terá validade se for preenchido da maneira correta e assinado, por isso é preciso ficar atento  aos modelos do documento, usados para diferentes serviços.

Pagamento simples

Esse é o modelo mais comum de recibo, utilizado para comprovar o pagamento de diversos serviços.

Pagamento de entrada

Caso seja pago um valor de entrada para a realização de um determinado serviço, é importante emitir um recibo do pagamento. Essa é uma forma de garantir que houve um pagamento inicial.

Quitação parcial de dívida

Você já deve ter ouvido falar que ao quitar uma dívida o credor deve emitir um recibo para comprovação. O mesmo ocorre quando uma parte da dívida é quitada. Para isso, emite-se um recibo de quitação dessa parcela do débito.

Mão de obra

Imagine que você fará uma reforma em uma casa ou comércio ou foi contratado para realizar uma. Nesse caso, o documento serve para comprovar que foi prestado um serviço de atividade manual.

Aluguel

Aqui o recibo de locação é usado para comprovar o pagamento pela locação de um imóvel residencial ou comercial. O locador (proprietário do imóvel) deve fornecer o documento ao locatário (inquilino).

RPA (referente a pagamento autônomo)

Esse tipo de recibo substitui a emissão de nota fiscal no caso de contratação de um prestador de serviço que não tenha CNPJ. O contratante é quem emite o RPA e deve recolher os impostos necessários e descontá-los do valor do pagamento.

Qual a diferença entre recibo de pagamento e nota fiscal?
ALT: Foto mostra uma mulher e um homem sentados em frente a uma mesa, olhando para um documento que a mulher segura. Eles estão com roupas escuras. A mulher tem o cabelo grisalho e o homem, de cabelos castanhos, usa óculos e tem barba. Em cima da mesa, há 2 notebooks, 1 aberto e 1 fechado.

Apesar de no exemplo citado no tópico anterior o recibo de pagamento substituir a nota fiscal, é importante destacar que se tratam de documentos distintos, com diferentes funções.

Conforme explicamos, o recibo é usado para comprovar o pagamento, ou seja, ele é emitido somente depois de a pessoa receber o valor. Já a nota fiscal é um documento contábil para comprovar a compra de mercadoria ou a prestação de serviço,não, obrigatoriamente, o pagamento. Algo bem diferente, não é mesmo? 

 

Como preencher um recibo de pagamento?

Agora que você já sabe para o que serve e quais são os modelos de recibo de pagamento, chegou a hora de entender como fazer o preenchimento. 

Se você precisa emitir o documento, considere as etapas a seguir.

  1. Crie um título 

O primeiro passo é dar um título para o arquivo do seu documento. Crie um título no cabeçalho de uma página em branco e escreva: “Declaração de Pagamento” ou “Recibo de Pagamento”.

  1. Faça a descrição e deixe espaços para preenchimento

Após salvar o arquivo com título, elabore uma descrição, sempre deixando espaços para o preenchimento de informações. As informações em destaque no exemplo abaixo correspondem aos espaços que você deve deixar em branco:

“Eu, (nome da pessoa), registro que recebi de (nome da empresa ou da pessoa que fez o pagamento) o valor de (quantia paga), pelos serviços prestados de (descreva a atividade exercida).”

  1. Tenha cuidado com os valores

Tenha cuidado com os valores citados no recibo de pagamento para evitar interpretações diferentes, especialmente se for preenchido manualmente, por causa da grafia. O ideal é que seja citado o valor por extenso.

 

Exemplo: R$ 1.500,00 (Um mil e quinhentos reais).

  1. Deixe um espaço de assinatura‍

Finalize com um espaço para que a pessoa que receber o pagamento possa assinar com nome, data e localidade.

Exemplo:

Nome: Maria Silva dos Santos

Data: 1/12/2022

Local: São Paulo, SP

Assinatura: Maria S. Santos

Caso prefira, você pode optar por pesquisar na internet modelos de recibo de pagamento prontos. Basta imprimir e preencher, mas certifique-se de que o modelo escolhido tenha as etapas descritas neste artigo.

Você sabe o que considerar na hora de definir preços para a prestação de serviços na sua área profissional? Conheça a calculadora freelancer e entenda quanto cobrar por um freela.